OMS celebra 20 anos do Dia Mundial do Doador de Sangue

Em 14 de junho, a agência de saúde da ONU agradece doadores por suas contribuições vitais; campanha destaca a importância de doações regulares, enfrentando desafios para garantir transfusões seguras e acessíveis, enquanto promove uma cultura de solidariedade.

doacao de sangue
Divulgação

Neste 14 de junho, a Organização Mundial da Saúde, OMS, juntamente com seus parceiros e comunidades ao redor do mundo, celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. Este ano, a data marca 20 anos de agradecimento àqueles que contribuem com essa causa vital.

Para a agência de saúde da ONU os doadores de sangue de todo o mundo são lembrados por suas ações que salvam vidas e têm um impacto profundo tanto nos pacientes quanto nos próprios doadores.

TRANSFUSÃO SEGURA

A OMS avalia que a data é um momento crucial para enfrentar desafios contínuos e acelerar o progresso rumo a um futuro em que a transfusão de sangue segura seja universalmente acessível. 

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, destaca que a transfusão de sangue desempenha um papel fundamental na saúde, beneficiando pacientes que enfrentam condições de risco.

A transfusão de sangue e hemoderivados ajuda os pacientes a viver mais e com mais qualidade de vida.  Além disso, a transfusão de sangue dá suporte a procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, tornando-se indispensável nos cuidados maternos e infantis, bem como durante desastres naturais e provocados pelo homem.

Segundo a Opas, em muitos países, a demanda excede a oferta, e os serviços enfrentam o desafio de disponibilizar sangue suficiente e, ao mesmo tempo, garantir sua qualidade e segurança. A doação voluntária e não remunerada de sangue é a base de um suprimento de sangue seguro e suficiente. 

Além disso, as doações voluntárias e não remuneradas de plasma também desempenham um papel fundamental no apoio a pacientes com uma ampla gama de doenças de longo prazo, como hemofilia e deficiências imunológicas.

DOAÇÃO REGULAR

Este ano, além de agradecer e reconhecer os doadores de sangue, a campanha da OMS busca mostrar as conquistas e desafios dos programas nacionais, compartilhando melhores práticas e lições aprendidas. 

A OMS também destaca a necessidade contínua de doações regulares e não remuneradas para alcançar o acesso universal à transfusão de sangue segura. A campanha promove uma cultura de doação regular entre jovens e o público em geral, aumentando a diversidade e sustentabilidade do grupo de doadores.

Em maio de 2005, durante a 58ª Assembleia Mundial da Saúde, os ministros da saúde de todo o mundo fizeram uma declaração unânime de compromisso e apoio à doação voluntária de sangue. 

Por meio da resolução WHA58.13, eles designaram o Dia Mundial do Doador de Sangue como um evento anual a ser realizado em 14 de junho. A resolução insta os países a implementar e apoiar programas de sangue bem-organizados, coordenados nacionalmente e sustentáveis, com supervisão regulatória adequada, para que seja possível coletar sangue seguro suficiente para atender aos pacientes.

Fonte: ONU News

Deixe um comentário