Padre Michel Remery: ‘Fazer perguntas e buscar respostas deve nos incentivara ser missionários do tempo presente’

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Leiden, cidade a 36 quilômetros de Amsterdã, capital dos Países Baixos, além de abrigar a universidade mais antiga do país, foi o berço de uma iniciativa que tem alcançado jovens e adultos no mundo inteiro.

Na ocasião, o sacerdote de uma paróquia local, Padre Michel Remery, além de celebrar missas, assistir matrimônios, batizar crianças e adultos, preparar candidatos ao sacramento da Confirmação, confessar, realizar exéquias, entre outras tarefas, foi especialmente incumbido de desenvolver atividades vinculadas à juventude.

Com a ajuda de alguns jovens, passou a organizar ações caritativas e formações voltadas ao esclarecimento e fortalecimento da fé, criou um ministério de música e responsabilizou-se pela preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016 e pelas peregrinações a diversos lugares santos. Na mesma época, iniciou um trabalho que se mostraria promissor: após as missas dominicais, os jovens eram convidados a se reunir para um bate-papo com ele, ocasião em que podiam formular quaisquer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre assuntos relacionados não somente à Igreja e à vivência da fé, como também sobre a existência, o conhecimento e outros aspectos da vida humana.

A atividade se mostrou um sucesso e alcançou cada vez mais jovens. As perguntas e as respostas foram sendo registradas e se transformaram em um livro, intitulado “Tuitando com Deus”, lançado pela Paulus, no Brasil, em 2019, dando origem a um projeto mais amplo que conquistou a internet e ganhou o mundo: hoje, o Padre Michel está à frente da DeoQuest, uma iniciativa de evangelização por meio de aplicativos que conta com uma equipe de mais de 100 voluntários, em 30 países, de 37 nacionalidades.

Em recente passagem por São Paulo, o Padre Michel, de 51 anos de idade e 20 de sacerdócio, concedeu a seguinte entrevista ao O SÃO PAULO:

O SÃO PAULO: Como o seu trabalho com os jovens os conquistou e os aproximou de Deus?

Padre Michel Remery: Nos dias atuais, as pessoas e, sobretudo, os jovens, passam muito tempo on-line e, em particular, nas redes sociais. Portanto, se há a intenção de levar a mensagem de Jesus às pessoas de hoje, é preciso ser ativo também de maneira on-line. Jesus começa [sua abordagem] onde as pessoas podem ser encontradas. Ele as visita, conversa com elas sobre suas preocupações e desafios, e sua principal estratégia para convencê-las a segui-lo é o seu amor por elas. É isso que as atrai! Uma vez estabelecida uma relação, Jesus vai mais longe e explica tudo o que é necessário para viver a vida em plenitude.

A pedagogia do “Tuitando com Deus” se baseia nisso. Também nós pretendemos começar [nossa abordagem] onde as pessoas estão, com as suas dúvidas, com as suas doenças, sejam espirituais, sejam físicas, com os seus medos e dificuldades. Ao testemunharmos a nossa própria fé em Jesus, sem a impormos aos outros, demonstramos como é caminhar com Ele.

Convidamos as pessoas a conhecer melhor Jesus, reconhecendo a lógica do seu ensinamento à luz de toda a criação de Deus. Com cada resposta específica, pretendemos demonstrar como isso se enquadra no grande plano de salvação que Deus preparou por um único motivo: o seu desejo de partilhar conosco o seu amor.

“Tuitando com Deus” é mais do que apenas uma atividade on-line. Desde o início, a iniciativa se preocupou com questões reais de pessoas reais. Começa- mos como um grupo de reflexão sobre a fé nos Países Baixos, e o ponto de partida da discussão sempre foram as perguntas dos participantes, que se tornaram a base de seu conteúdo. Posteriormente, os jo- vens participantes quiseram partilhar as suas descobertas sobre a fé também de forma on-line.

A combinação de atividades impressas com a internet provou ser muito frutífera, justamente porque o aplicativo se mostra uma ótima ferramenta para conectar o livro impresso ao material on-line. Já traduzido para mais de 30 idiomas, “Tuitando com Deus” tem se mostrado uma grande obra de referência para pais, professores e catequistas que têm a difícil tarefa de responder a muitas perguntas sobre a fé.

Depois de “Tuitando com Deus”, qual foi o passo seguinte?

Como já dissemos anteriormente, todo o nosso trabalho é norteado pelas dúvidas apresentadas por jovens e adultos acerca de Deus, da fé e da vida, ou seja, são questões reais de pessoas reais. Assim, baseados nas perguntas que recebemos, foi possível perceber que havia, além de muitas dúvidas, a falta de conhecimento a respeito da vida dos santos, e que seria muito salutar escrever algo a respeito deles, também por ser um tema relevante nas redes sociais. Daí, desenvolvemos uma nova iniciativa chamada “On-line com os Santos”, que também inclui um livro impresso e um aplicativo on-line.

Lançado na JMJ Panamá 2019, cada participante daquele evento recebeu um trecho do livro “On-line com os Santos” na mochila do peregrino. Um aplicativo acompanha o livro para que as imagens dos veneráveis, beatos e santos nas páginas passem a falar com você na primeira pessoa, por meio de um vídeo, ocasião em que o retratado, entre outras coisas, discorre não somente sobre sua própria biografia, mas sobre um assunto específico em que seu próprio exemplo de vida seja uma resposta a uma dúvida atual. Assim, cada santo está vinculado a determinados temas específicos, os quais podem ser pesquisados por meio de uma ferramenta de busca. O aplicativo também permite visitar o ‘perfil de mídia social’ de um santo, ver as suas ‘postagens’, acompanhar sua timeline e até mesmo tirar uma selfie com ele.

Outro ponto interessante é ter contato com as fraquezas humanas que tantos santos apresentaram e perceber o quanto isso os aproxima de nós, com nossas fragilidades, defeitos e pecados, pois eles, mesmo diante de tudo isso, conseguiram ser próximos de Deus e ganhar o céu! Cada um deles traz consigo uma particularidade e essa diversidade de exemplos de vida deve ser inspiradora para nós. Eles foram pessoas comuns como qualquer um de nós e, se conseguiram se tornar santos, nós também podemos. Precisamos perceber os santos como grandes companheiros de nossa jornada, sempre dispostos a nos ajudar a sermos melhores.

Qual é o seu mais recente projeto?

O terceiro e mais recente projeto trata de uma área completamente diferente no espectro da fé católica: o ensinamento social, ou seja, a Doutrina Social da Igreja. Eis um tema que tem muito a dizer, muito a trazer, também a partir do questionamento de jovens e adultos de todo o mundo, e o livro que o retrata intitula-se “Deus é o teu próximo”. Diz respeito aos que podemos fazer na vida cotidiana, e é justamente aqui que há muitas perguntas sem respostas. Há muitos ensinamentos que podem ser aplicados mesmo sem citar o nome de Jesus, pois estão muito próximos do que somos como seres humanos criados por Deus. Se olharmos para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU, por exemplo, veremos que há princípios em completa harmonia com os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja.

Há muitas dúvidas sobre questões sociais que acontecem conosco no dia a dia, como: “Devo dar esmola na rua a alguém que me pede ajuda? E se eu souber que o dinheiro que essa pessoa vier a receber de mim pode ser utilizado para a compra de drogas, por exemplo?”

Outro tópico: “Por que devo me preocupar com a preservação do meio ambiente? Por que não se deve desperdiçar comida?”

Mais uma questão: “Como se posicionar diante de uma guerra? O que fazer para ajudar pessoas nessas situações?”, e tantas outras.

Assim, a obra tem por objetivo mostrar como os tópicos estão interligados e dizem respeito às atitudes humanas a partir do respeito à Criação, retratado nos ensinamentos da Igreja por meio de sua Doutrina Social.

Qual a missão da DeoQuest, essa iniciativa de evangelização na qual você está à frente?

A DeoQuest tem como missão encorajar as pessoas a fazer perguntas e buscar respostas, em um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, incentivando os jovens e adultos a se tornaram missionários do tempo presente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários