Papa aos jovens na despedida do Timor-Leste: ‘Façam barulho e respeitem os idosos’

Pontífice falou de improviso à juventude em seu último compromisso no país. Do Centro de Convenções de Dili, ele rumou para Cingapura, última etapa de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional

Um encontro com a juventude encerrou a visita do Papa Francisco a Timor-Leste, na quarta-feira, 11. No Centro de Convenções de Dili, estiveram cerca de 3 mil jovens dentro e fora da estrutura, aos quais mais uma vez Francisco manifestou sua maravilha por conhecer um país onde mais da metade da população tem menos de 30 anos, e que carrega consigo o sorriso nos lábios.

As gerações precedentes se sacrificaram para consolidar o país e agora cabe a esta nova geração continuar o trabalho. “Vocês são herdeiros daqueles que os precederam fundando esta nação. Por isso, não percam a memória”, pediu.

Para isso, afirmou o Pontífice, é preciso entusiasmo, sonhar coisas grandes, como indica a exortação apostólica pós-sinodal Christus vivit. Aliás, este documento foi citado no testemunho de um dos jovens e a partir dele Francisco aprofundou três conceitos: liberdade, compromisso e fraternidade.

Ser livre não significa fazer o que se quer, mas agir com responsabilidade. “Não percam o entusiasmo de sua fé. E cuidado com os vícios, porque chegam os chamados ‘vendedores de felicidade’. Vendem droga, tantas coisas que dão felicidade por meia hora, nada mais.” 

Sobre o compromisso, o Pontífice recordou que o Timor-Leste, “este país tão sorridente”, tem uma história maravilhosa de heroísmo, de fé, de martírio e, sobretudo, de fé e reconciliação. E falou ainda dos maiores dois tesouros de uma sociedade: as crianças e os idosos.

Por fim, a respeito da fraternidade, o Papa afirmou que as diferenças servem para aprender a se respeitar. Diferenças sim, ódio não! E concluiu sua fala com os dois conselhos repetidos inúmeras vezes: “façam barulho e respeitem os idosos”.

‘JAMAIS ESQUECEREI O SORRISO DE VOCÊS’

Francisco parecia não querer deixar Timor-Leste; agradeceu o acolhimento e afirmou: “Jamais esquecerei o sorriso de vocês. Não deixem de sorrir.”

Do Centro de Convenções, a comitiva papal partiu para o Aeroporto Internacional Nicolai Lobato de Dili, onde Francisco era aguardado pelo presidente de Timor-Leste, José Manuel Ramos-Horta.

Depois da breve cerimônia de despedida, o Pontífice embarcou para a próxima e última etapa desta peregrinação: Cingapura. 

CHEGADA A CINGAPURA

Após cerca de quatro horas de voo, Francisco aterrissou no Aeroporto Changi de Cingapura vindo de Díli, para a última etapa de sua 45ª viagem apostólica internacional, iniciada no dia 2, na Indonésia, e com passagem também por Papua Nova Guiné.

Na chegada a Cingapura, Francisco foi recebido pelo Ministro da Cultura, Comunidade e Juventude e pelo Embaixador de Cingapura junto à Santa Sé, com quem está marcada uma breve conversa, depois da qual, no átrio do Complexo VIP, quatro crianças, dois meninos e duas meninas, deram as boas-vindas ao Papa com uma dança e flores e um grande aplauso coral.

O único compromisso do Papa na quarta-feira, 11, é o encontro privado com os membros da Companhia de Jesus presentes no país, no Centro de Retiros São Francisco Xavier, estrutura em que se realizam retiros espirituais desde 1997.

Na manhã da quinta-feira, 12 (22h da quarta-feira, 11, no horário de Brasília), haverá a cerimônia de boas-vindas ao Papa no Parlamento, com a presença do presidente de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam, seguida da visita de cortesia do Papa ao chefe de Estado e posteriormente ao primeiro-ministro, Wong Shyun Tsai.

Posteriormente, no Teatro do Centro Cultural Universitário da “National University of Singapore”, haverá o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, durante o qual Francisco fará o seu primeiro discurso em Cingapura.

Os outros eventos da quinta-feira incluem uma visita privada ao ex-primeiro-ministro Lee Hsien Loong, no Centro de Retiros São Francisco Xavier, a missa no Estádio Nacional de Cingapura.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários