Papa faz alerta à Rússia sobre oferta mundial de trigo

Vatican Media

Também na oração do Angelus do último domingo, o Papa Francisco fez um novo apelo à Rússia, país que tem perpetrado a guerra com a Ucrânia. Implorando pela enésima vez o fim da guerra por meio de acordos de paz, inclusive com a mediação internacional, o Sumo Pontífice também chamou a atenção da Rússia para os impactos da guerra sobre a oferta global de trigo, grão essencial na alimentação humana.

A Rússia e a Ucrânia, juntas, fornecem mais de um quarto do trigo mundial, e as interrupções nas exportações podem aumentar ainda mais os preços dos alimentos. Um acordo mediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, chamado acordo do Mar Negro, permitia que os grãos ucranianos fosse exportados com segurança. Mas a Rússia saiu do acordo em 17 de julho.

“Apelo aos meus irmãos, às autoridades da Federação Russa, para que a Iniciativa do Mar Negro seja restaurada e os grãos sejam tranportados com segurança”, disse o Papa, referindo-se a esse fato. A Rússia também bombardeou os portos ucranianos do Mar Negro desde que deixou o acordo. O trigo é usado para fazer pães, massas, biscoitos e outros alimentos industrializados.

A guerra “é uma grave ofensa a Deus”, disse o Papa, “porque o trigo é um dom de Deus para alimentar a humanidade, e o grito de milhões de irmãos e irmãs que sofrem a fome sobe até o Céu”. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários