O Padre Noble Lal, 47, primeiro presbítero salesiano do Paquistão, ordenado em 2016, é reitor do Instituto Técnico Dom Bosco, uma escola profissional em Lahore, que treinou mais de 8 mil jovens em metalurgia, elétrica, carpintaria e automobilismo desde a sua inauguração em 2000, uma conquista notável em uma nação ainda afetada negativamente pelo analfabetismo.
“Desde que o local foi inaugurado, há quase 25 anos, formamos milhares de jovens, com idades entre 15 e 22 anos, em diversas competências técnicas. Isso ajudou muitos deles, que abandonaram a escola, a encontrar emprego”, explicou o Sacerdote.
Em um país em que os cristãos representam apenas 1% da população e muitas vezes enfrentam violência e discriminação, a congregação e os seus centros educativos são vistos com bons olhos.
“Nossos centros são altamente respeitados. Muitas pessoas estão gratas, incluindo membros do governo, pelos resultados da nossa ação social”, assegurou o Sacerdote, sublinhando que as instituições salesianas estão abertas a jovens de todas as confissões, incluindo muçulmanos, cristãos e outras minorias.
Embora garanta oficialmente a liberdade religiosa, a questão da blasfêmia no Paquistão continua a ser incendiária e a educação religiosa é rigidamente controlada.
O cenário, no entanto, está mudando: em janeiro, o Ministério Federal da Educação e Formação Profissional aprovou uma reforma que permite aos estudantes de religiões oficialmente reconhecidas frequentarem cursos sobre a sua própria fé em vez do Islã. “Isso tornou possível incluir ensinamentos sobre o Cristianismo”, disse o Padre. Além disso, uma nova escola profissional de enfermagem acaba de ser construída no campus de Lahore e aguarda a aprovação final do governo para abrir as portas no próximo ano letivo.
Fonte: La Croix International