Peru: Igreja local lança campanha de apoio a pessoas necessitadas

A Conferência Episcopal Peruana (CEP) lançou um apelo a todos os fiéis do país para se juntarem à Campanha Partilhar 2024, que visa a ajudar as pessoas afetadas pela pobreza extrema e pelos desastres naturais. Esta iniciativa, que tem como lema “Irmão, dá-me tua mão”, incluirá dois eventos principais: uma coleta paroquial marcada para domingo, 18, em todas as igrejas do Peru, e uma coleta pública que acontece desde domingo, 11, e irá até o dia 18. A campanha procura angariar fundos e apoio para responder às necessidades urgentes dos mais vulneráveis ​​ do país.

No seu último relatório anual, a ONU revelou que o Peru lidera o ranking de insegurança alimentar na América Latina, com alarmantes 51,7% da sua população, equivalente a 17,6 milhões de pessoas, enfrentando insegurança alimentar grave ou moderada. Estes dados indicam que mais da metade dos peruanos não tiveram acesso a alimentos nutritivos nas quantidades e qualidade necessárias durante o último ano. A situação agravou-se significativamente, com um aumento de mais de um milhão de pessoas nesta condição entre 2021 e 2023.

Da mesma forma, um relatório anterior do Instituto Nacional de Estatística e Informática, intitulado “Peru: Evolução da Pobreza Monetária 2014-2023”, destacou que quase um terço da população peruana, ou seja, cerca de 9,8 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza. A pobreza extrema tem registado um aumento, atingindo 5,7%, o que se traduz em 249 mil pessoas adicionais face ao ano anterior.

A esses desafios somam-se problemas como chuvas intensas no litoral, geadas nas montanhas e frio na selva, além de uma epidemia de dengue que se espalhou por todo o país.

Assim, com a organização da Campanha Partilhar 2024, a Igreja local espera representar uma significativa ajuda a esta população em risco. Como explicou a CEP em comunicado, procura motivar “a execução de programas e projetos de ajuda social em diferentes áreas do Peru onde vivem populações vulneráveis”.

E afirma: “Desta forma, a Igreja peruana promove a solidariedade cristã, aproximando a presença de Jesus de quem sofre em tempos difíceis, e incentiva a participação ativa dos paroquianos e dos cidadãos para contribuir para a solução solidária dos problemas que afetam os mais necessitados do país”.

Fonte: InfoCatólica

Deixe um comentário