Polônia: Manifestação contra governo nacionalista leva 500 mil pessoas às ruas de Varsóvia

Pixabay

Atendendo a uma convocação de líderes da oposição, 500 mil pessoas saíram às ruas de Varsóvia no domingo, 4, para protestar contra as políticas do partido populista de direita Lei e Justiça, que governa o país do Leste europeu há quase oito anos em constante atrito com a União Europeia.

A multidão que tomou as ruas da capital polonesa foi incitada a participar da “maior manifestação em 30 anos”, segundo os organizadores, que esperavam a ida de 300 mil pessoas. As eleições legislativas na Polônia, cujo resultado pode levar a mudanças no governo nacionalista ultraconservador, estão previstas para acontecer em outubro ou no início de novembro, mas ainda não tiveram as datas divulgadas.

Os líderes da oposição abriram a passeata, acompanhados do lendário dirigente do primeiro sindicato livre do mundo comunista na década de 1980, Lech Walesa, 79, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1983, e mesmo ausente do cenário político, fez questão de demonstrar seu apoio.

Turquirecebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1983, e mesmo ausente do cenário político, fez questão de demonstrar seu apoio.Os manifestantes pediam a defesa da democracia, que tem sido ataca- da por reformas que restringiram o Estado de direito e as liberdades dos poloneses; exigiam eleições livres na Polônia e no Parlamento Europeu, em 2024 e denunciavam “a alta do custo de vida, fraudes e mentiras” do governo ultranacionalista no poder.

Fonte: RFI Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários