Síndrome de Down tem incidência em 1 a cada 1.000 recém-nascidos

Descobridor das causas da síndrome, o pesquisador católico francês Jerome Lejeune foi ferrenho defensor da vida de crianças com essa alteração genetica

DOWN  CREDITO Dont Screen Us Out
Foto: Dont-Screen-Us-Out

O Dia Mundial da Síndrome de Down é anualmente promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a dignidade humana inerente às pessoas com a síndrome, bem como seu valor e contribuição como promotoras do bem-estar e da diversidade em suas comunidades.

Em 2011, a ONU escolheu 21 de março (3/21 na forma usual de escrever dia e mês em inglês) como a data para o Dia Mundial da Síndrome de Down, porque a síndrome se manifesta quando o cromossomo número 21 se triplica.

Segundo a ONU, a incidência estimada da síndrome de Down no mundo é de 1 a cada mil recém-nascidos. Segundo os dados da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, estima-se que no Brasil a incidência seja de 1 a cada 700 nascimentos.

HISTÓRICO

A síndrome foi descoberta pelo pesquisador britânico John Langdon Down em 1866, embora ele não tenha chegado às causas.

Em 1958, o pesquisador católico francês Jerome Lejeune descobriu que se tratava de uma alteração cromossômica: a trissomia do par de cromossomos 21, e publicou sua descoberta na revista Nature em 1959.

image

Lejeune foi indicado ao Prêmio Nobel, mas sua candidatura não foi adiante devido à sua convicção contra o aborto de crianças com essa alteração genética. Ele foi nomeado por São João Paulo II como membro da Pontifícia Academia para a Vida no Vaticano.

Após sua descoberta, Lejeune ficou muito desapontado ao perceber que os governos estavam usando a detecção da Síndrome de Down para abortar essas crianças, e não para contribuir com o tratamento dessa deficiência. Por isso, dedicou sua vida à defesa dessas crianças e se opôs à lei do aborto na França, embora isso lhe cus- tasse a rejeição da comunidade científica e ele deixasse de receber doações para suas pesquisas.

Atualmente, está em processo de beatificação. O Papa Francisco autorizou em 21 de janeiro de 2021 a promulgação do decreto da Congre- gação para as Causas dos Santos que reconhece suas virtudes heroicas, um passo anterior para seu reconhecimento como beato.

(Com informações de ACI Digital)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários