Confira nossa versão impressa

Aos 85 anos, morre o Padre Daniel Francis McLaughlin

Sacerdote norte-americano era missionário no Brasil desde 1981, e atuou em paróquias das zonas Leste e Noroeste da cidade de São Paulo

Aos 85 anos, morre o Padre Daniel Francis McLaughlin
Padre Daniel Francis McLaughlin, missionário do Instituto Maryknoll, durante missa na Paróquia São José, em Perus (crédito: Arquivo pessoal)

Padre Daniel Francis McLaughlin, missionário do Instituto Maryknoll, morreu na noite da segunda-feira, 19, aos 85 anos de idade, conforme comunicou a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia São José, no Setor Pastoral Perus da Região Episcopal Brasilândia, onde o sacerdote era Vigário Paroquial.

Em janeiro deste ano, o Padre foi internado em um hospital de São Paulo com complicações de saúde e em março retornou aos Estados Unidos, país onde nasceu em 24 de março de 1935. Ele faleceu em um hospital em Nova York.

Ordenado sacerdote em 10 de junho de 1961, Padre Daniel teve vida missionária nos Estados Unidos, Filipinas e Brasil, onde chegou em 1981, sendo acolhido em São Paulo por Dom Ângélico Sândalo Bernardino, então Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal São Miguel Paulista (atual Diocese de São Miguel Paulista). Por 15 anos, o presbítero atuou junto ao povo nas comunidades de Vila Paranaguá, Monte Santo e Cidade Pedro Nunes.

Em 1995, também a convite de Dom Angélico, transferiu-se para a Região Episcopal Brasilândia, tendo passagens pelas paróquias Bom Pastor, no Jardim Carumbé (até 2005); Santa Rita de Cássia, no Morro Grande (2006 a 2013), e, por fim, na Paróquia São José, em Perus, desde 2013, sempre atuando como Vigário Paroquial do Padre Cilto José Rosembach, Pároco nestas Paróquias.

“Padre Daniel dedicou-se aos pobres e à formação de lideranças com especial atenção às leigas e leigos sempre com palavras de incentivo e otimismo”, escreveu a Pascom da Paróquia São José no comunicado sobre o falecimento.

Entre as muitas atividades desenvolvidas na Região Brasilândia, Padre Daniel foi assessor regional da Pastoral Fé e Política. Nos trabalhos sociais na periferia da zona Noroeste da cidade, destaca-se o apoio que deu à Associação Cantareira, que atua no ramo da comunicação popular desde 1995.

Notícias relacionadas

Comentários

  1. Querido padre Daniel!

    Obrigada por tudo. Sempre lembrarei com carinho das nossas conversas, da sua ajuda com o meu inglês e da missa de envio quando me tornei ministra da comunhão.
    Deus o receba de braços abertos!
    Te amaremos para sempre. RIP

  2. Fiquei muito triste com a noticia do falecimento do Padre Daniel, conheci ele há muitos anos na Zona Leste, atraves da minha amiga Irmã Carolina Moritz, o encontrava de vez em quando e o considerava um amigo, mando abraços para o Padre Cilto e para a Juçara, com quem ele conviveu e trabalhou todos estes anos na Brasilândia e para todo o povo das comunidades.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Luiz inaugura capela da medalha milagrosa na Paróquia São Felipe Néri

Também se comemorou o centenário do fundador da Congregação e da Paróquia, o Padre Aldo Giuseppe Maschi (1920-1999) Na sexta-feira, 27 de novembro, Dom Luiz...

Pastoral do menor da Região Sé promove encontro on-line

O missionário José Cícero conduziu o momento de espiritualidade A Pastoral do Menor da Região Episcopal Sé realizou um encontro on-line em 26 de novembro,...

Em busca da unidade: bispos terão manual da Santa Sé sobre ecumenismo

Nesta sexta-feira, 4, na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, será apresentado o documento intitulado “O bispo e a unidade dos cristãos:...

Carreata marca os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce

A comunidade instalada no bairro do Brás a mais de um século, foi elevada paróquia no dia 19 de outubro de 1970 No sábado, 28...

Rede Mundial de Oração do Papa torna-se Fundação Vaticana

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, 3, um comunicado informando que, por decisão do Papa Francisco, a Obra Pontifícia “Rede...

Newsletter