Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe: chegou a hora de você participar

Mulheres e homens que compõem a Igreja no continente são chamados a contribuir, pela internet, com  suas opiniões e testemunhos

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe começou o processo de escuta de todo o Povo de Deus no continente com o objetivo de gerar diversos diálogos e atividades que “serão o fio condutor de todo o processo de discernimento para e durante a Assembleia” e que durará até meados de julho.

Mauricio López, coordenador do Comitê de Escuta, assegura com esse processo, “desejamos ter uma plena e ampla participação de todo o povo de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe, para que esta Assembleia seja uma verdadeira celebração de nossa identidade eclesial a serviço da vida”.

López acrescenta que “este evento quer ser uma genuína expressão de uma presença que acolhe as esperanças e os desejos de todas as pessoas que compõem a Igreja, Povo de Deus, especialmente neste tempo de profunda crise”.

Como participar do processo de escuta?

O processo de escuta será desenvolvido por meio de atividades comunitárias e contribuições individuais, com registros feitos em uma plataforma de colaboração on-line, no site da Assembleia Eclesial, na seção ESCUTA.

Neste endereço eletrônico, a pessoa fará o cadastro de alguns de seus dados e terá subsídios para referenciar suas opiniões para a Assembleia Eclesial. Todas as dúvidas sobre o cadastramento podem ser sanadas pelo e-mail escucha@asambleaeclesial.lat.

Podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho em três modalidades:

1. As comunidades ou grupos que se organizam para responder às perguntas propostas no questionário para participação grupal.

2. Uma pessoa também pode carregar sua contribuição no módulo de participação pessoal. Nestas duas formas de participação existe a possibilidade de avançar pouco a pouco com sua contribuição (ou seja, entrar várias vezes até completar sua contribuição), de modo que se têm a opção de registrar parcialmente suas contribuições, e quando tiverem terminado de enviá-las, de acordo com as funções da plataforma.

3. Uma terceira forma de participação é a organização e participação em fóruns temáticos (podem ser em tempo real virtualmente ou durante um período específico de tempo por meio de uma plataforma digital), nos quais se promove uma reflexão mais profunda sobre temáticas de especial preocupação e importância para nossa jornada como igreja latino-americana e caribenha.

Além disso, em cada Conferência Episcopal existe uma comissão organizadora nacional que promoverá a participação de todo o povo de Deus que está em peregrinação em seu território particular. As diferentes redes e instituições pastorais latino-americanas (CLAR, Cáritas, redes eclesiais territoriais e temáticas, entre outras) também participarão da animação deste processo.

Subsídios para a Escuta

Disponibiliza-se dois valiosos subsídios para aprofundar no processo da Escuta, que já estão disponíveis na seção ESCUTA do site da Assembleia que já foi compartilhada.

Em primeiro lugar, o Documento para o Caminho, que aprofunda alguns aspectos da realidade que “nos desafiam como discípulos missionários nesta hora da história”, à luz do documento e da experiência de Aparecida.

Neste documento, é possível encontrar, de forma mais ampla, os fundamentos teológicos, históricos e bíblicos à luz de vários documentos da Igreja Universal e das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe.

Também está disponível o Guia Metodológico, no qual se pode encontrar todas as informações necessárias para participar da escuta, e o que diz respeito às atividades comunitárias, grupais e fóruns temáticos, e as atividades individuais.

Fonte: Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários