Confira nossa versão impressa

Padre Francisco Agamenilton Damascena é nomeado Bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO)

Padre Francisco Agamenilton Damascena é nomeado Bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO)
Crédito: Vatican News

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 23, o Padre Francisco Agamenilton Damascena, atual Vigário da Paróquia São Sebastião, em Uruaçu (GO), como Bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

Com a transferência de Dom Adair José Guimarães para a Diocese de Formosa, também em Goiás, a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia estava vacante desde 27 de fevereiro de 2019. Até então, a Diocese esteve sob os cuidados pastorais e administrativos do Monsenhor Vanildo Fernandes Mota.

Trajetória e formação

O Padre Francisco nasceu em 25 de junho de 1975, em Currais Novos (RN). Ingressou, em 1993, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese de Brasília (DF), onde deu início à sua formação sacerdotal.  De 1994 a 1997, desenvolveu seus estudos em Filosofia no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, em Roma, onde também concluiu seus estudos em Teologia de 1997 a 2000.

Foi ordenado Diácono em 16 de setembro de 2000, em Caicó (RN), incardinando-se na Diocese de Uruaçu (GO). Sua ordenação sacerdotal se deu em 19 de março de 2001, em Niquelândia (GO). O sacerdote é especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Educação Superior de Cariacica (ES), mestre em Filosofia pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum – Roma (1997) e doutor em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense – Roma (2016).

Vida pastoral e ministerial

Na Diocese de Uruaçu (GO), onde incardinou-se após sua ordenação presbiteral, além de presbítero em várias comunidades e paróquias, atuou como diretor acadêmico do Instituto Diocesano de Filosofia, de 2000 a 2010, mestre de disciplina do Seminário Diocesano São José, de 2000 a 2007, professor do Instituto Diocesano de Filosofia, de 2000 a 2011 e de 2016 a 2017.

Também exerceu a funções de notário da Câmara Auxiliar Permanente, de 2000 a 2012, chanceler, de 2001 a 2012 e foi membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, no mesmo período. Assumiu a funções de Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação, de 2003 a 2012, Coordenador de Pastoral do setor II, de 2004 a 2007, Vice-Reitor do Seminário Diocesano São José, de 2007 a 2010, membro do Conselho de Formadores, de 2007 a 2012.

O padre atuou como diretor espiritual da Associação Pietatis Opus, de 2010 a 2012. Ele também foi Coordenador Diocesano de Pastoral e membro do Conselho de Presbíteros, de 2017 a 2018. Exerceu a função de diretor espiritual do Seminário São José (propedêutico), em 2018. Atualmente, além de Vigário da Paróquia São Sebastião, ele exerce as funções de diretor acadêmico da Escola Diaconal São Lourenço e administrador diocesano de Uruaçu.

Saudação da CNBB ao padre Francisco Agamenilton Damascena

Brasília-DF, 23 de setembro de 2020

Prezado monsenhor, Francisco Agamenilton Damascena, saúde e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com a sua nomeação para bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Felizes por acolhê-lo como um irmão no episcopado brasileiro, agradecemos o gesto do Santo Padre, que com mais essa nomeação expressa seu zelo pela Igreja no Brasil, especialmente pelo Centro-Oeste.

Neste mês que celebramos na Igreja no Brasil, o Mês da Bíblia, abrimos as portas da CNBB ao senhor e exortamos: “abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15, 11), como resposta de um ministério a serviço da Palavra de Deus e dos seus preferidos. É também do Santo Padre que mais uma vez aguardamos o apelo para abrirmos nossos corações e formamos uma fraterna comunhão entre irmãos.

Receba as boas-vindas à nossa Conferência Episcopal, nosso fraterno abraço e os nossos mais sinceros votos de um frutuoso ministério episcopal, que desejamos esteja guardado pelos cuidados de Nossa Senhora da Glória, padroeira da diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

ViaCNBB

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter