Semana Nacional da Vida destaca compromisso com a dignidade humana

Ação promovida pela Comissão para Vida e Família da CNBB teve início nesta quinta-feira, 1º

Divulgação

A Semana Nacional da Vida 2020 tem como tema central: “Vida: dom e compromisso”. Desenvolvida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa pretende meditar o valor da vida humana como Dom de Deus e sobre a necessidade de zelar por ela desde a concepção até o fim.

HORA DA VIDA

Ao longo desta semana, a Igreja do Brasil é convidada a rezar e partilhar sobre o tema por meio do subsídio “Hora da Vida”, que contém um roteiro de encontros e, também, propostas de celebrações para o Dia do Nascituro, no próximo dia 8, e para a festa de São Lucas, padroeiro dos médicos, celebrado em 18 de outubro.

O material disponibilizado gratuitamente, é formado por textos bíblicos, Magistério da Igreja e exemplos concretos de pessoas e instituições que trabalham na defesa da vida.

Dado o contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Comissão incentiva uma execução mais criativa e dinâmica do material que tem, entre os assuntos, a: “Alegria da vida”, “Útero: santuário da vida”, “A experiência de vida é uma bênção”, “Jovens pela vida” e “A vida é missão: eis-me aqui”!

DEFESA DA VIDA

Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, em mensagem publicada no subsídio, lembrou que o tema deste ano retorna a Campanha da Fraternidade de 2020, e que, atualmente, tem se tentado superar uma grave crise sanitária e social, conteúdo, o ele reiterou que ainda é preciso ultrapassar uma crise moral.

O Bispo enfatizou que São João Paulo II já denunciava um ataque desenfreado contra a família e que, sendo ela o santuário da vida, quando atingida provoca um verdadeiro colapso em toda sociedade.

O Presidente concluiu salientando que: “Os encontros foram pensados e elaborados com muito carinho e amor para que todos possam fortalecer a fé e vivenciar, nas famílias e comunidades, uma consciência cada vez maior em prol da vida; portanto, façamos nossa parte: escolhe, pois, a vida, é tempo de cuidar”.

HÁ 15 ANOS

Instituída durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB, em 2015, a Semana Nacional da Vida é contemplada no contexto do Dia do Nascituro, dedico às crianças em fase gestacional. A data inspira a consciência de defesa e proteção da vida, à saúde, à alimentação, ao respeito já neste período, promovendo assim, um nascimento sadio.

SAIBA MAIS SOBRE A COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA DA CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários