Confira nossa versão impressa

Semana Nacional da Vida destaca compromisso com a dignidade humana

Ação promovida pela Comissão para Vida e Família da CNBB teve início nesta quinta-feira, 1º

Semana Nacional da Vida destaca compromisso com a dignidade humana
Divulgação

A Semana Nacional da Vida 2020 tem como tema central: “Vida: dom e compromisso”. Desenvolvida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa pretende meditar o valor da vida humana como Dom de Deus e sobre a necessidade de zelar por ela desde a concepção até o fim.

HORA DA VIDA

Ao longo desta semana, a Igreja do Brasil é convidada a rezar e partilhar sobre o tema por meio do subsídio “Hora da Vida”, que contém um roteiro de encontros e, também, propostas de celebrações para o Dia do Nascituro, no próximo dia 8, e para a festa de São Lucas, padroeiro dos médicos, celebrado em 18 de outubro.

O material disponibilizado gratuitamente, é formado por textos bíblicos, Magistério da Igreja e exemplos concretos de pessoas e instituições que trabalham na defesa da vida.

Dado o contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Comissão incentiva uma execução mais criativa e dinâmica do material que tem, entre os assuntos, a: “Alegria da vida”, “Útero: santuário da vida”, “A experiência de vida é uma bênção”, “Jovens pela vida” e “A vida é missão: eis-me aqui”!

DEFESA DA VIDA

Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, em mensagem publicada no subsídio, lembrou que o tema deste ano retorna a Campanha da Fraternidade de 2020, e que, atualmente, tem se tentado superar uma grave crise sanitária e social, conteúdo, o ele reiterou que ainda é preciso ultrapassar uma crise moral.

O Bispo enfatizou que São João Paulo II já denunciava um ataque desenfreado contra a família e que, sendo ela o santuário da vida, quando atingida provoca um verdadeiro colapso em toda sociedade.

O Presidente concluiu salientando que: “Os encontros foram pensados e elaborados com muito carinho e amor para que todos possam fortalecer a fé e vivenciar, nas famílias e comunidades, uma consciência cada vez maior em prol da vida; portanto, façamos nossa parte: escolhe, pois, a vida, é tempo de cuidar”.

HÁ 15 ANOS

Instituída durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB, em 2015, a Semana Nacional da Vida é contemplada no contexto do Dia do Nascituro, dedico às crianças em fase gestacional. A data inspira a consciência de defesa e proteção da vida, à saúde, à alimentação, ao respeito já neste período, promovendo assim, um nascimento sadio.

SAIBA MAIS SOBRE A COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA DA CNBB

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Retirar-se para ouvir a voz de Deus

O SÃO PAULO apresenta indicações para quem deseja realizar um retiro espiritual de maneira solitária e pessoal

Marcha pela Vida 2020: a mulher e o bebê têm igual direito de viver

Não foi como nos anos anteriores, com centenas de pessoas nas ruas, mas a Marcha pela Vida...

São João Paulo II: um Santo e poeta da Igreja

Dando sequência a série especial que rememora santos poetas da Igreja ao longo da história, O SÃO...

Polônia inaugura mural gigante de São João Paulo II no ano do centenário

Uma cidade polonesa inaugurou um mural gigante de São João Paulo II, em homenagem ao centenário de...

Declaração do Papa sobre homossexuais foi editada com fragmentos de entrevista de 2019

Cineasta utilizou trechos retirados do contexto original de uma entrevista do ano passado para compor afirmação do Pontífice a respeito das uniões...

Newsletter