Capital paulista pode ter greve de ônibus nesta terça-feira, 20

Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) anunciou paralisação a partir das 0h. Justiça determina o funcionamento de 85% da frota nos horários de pico

Foto: Sindimotoristas/Arquivo

Em assembleia realizada na tarde da segunda-feira, 19, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) anunciou que os trabalhadores serão orientados a paralisar atividades por 24 horas a partir das 0h da terça-feira, 20.

A motivação da greve é o fato desses trabalhadores não terem sido incluídos entre aqueles prioritários para receber a vacina contra a COVID-19.

Na assembleia, o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, ressaltou que a vacinação dos profissionais é urgente, uma vez que estão recorrentemente exposto ao coronavírus nos transportes públicos: “Não há nenhuma fiscalização sobre as condições dos veículos que trafegam superlotados diariamente”.

Até o começo de abril, o Sindicato contabilizava 1.373 casos de COVID-19 entre os trabalhadores do setor, com 131 mortes.

O Sindmotoristas programou uma manifestação com concentração de veículos na Avenida Paulista, em frente ao Masp, às 8h da terça-feira, seguida de carreata até a sede da Prefeitura de São Paulo.

O sindicato também afirma ter recebido nesta segunda-feira muitas fotos de ônibus e microônibus lotado, no primeiro dia útil da fase de transição do Plano São Paulo. “Como podem proibir aglomerações e permitirem veículos superlotados?”, lamentou Noventa em postagem no site do Sindmotoristas.

Justiça determina frota mínima de 85% em horários de pico

Após o anúncio do sindicato, a Prefeitura de São Paulo ingressou na Justiça do Trabalho e obteve liminar favorável para que o transporte público municipal funcione com 85% da frota nos horários de pico – das 6h às 9h e das 16h às 19h – e com 70% da frota nos demais horários. A decisão é da juíza Renata de Paula Eduardo Beneti.

Em caso descumprimento, o Sindmotoristas será multado em R$ 200 mil.

No começo da noite, sindicalistas e governo paulista iniciaram uma reunião na tentativa de chegar a um acordo para que a greve não aconteça.

Vacinação garantida a funcionários do Metrô e da CPTM

Até o início de abril, entre os trabalhadores do Metrô já eram 1.500 infectados com o coronavírus, com 22 mortes; e entre os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o acumulado é de ao menos 50 mortes em decorrência da COVID-19.

Por essa razão, metroviários e ferroviários também planejavam greves para os próximos dias, mas o movimento arrefeceu após o Governo de São Paulo anunciar que ambas as categorias passarão a ser vacinadas em 11 de maio.

Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, serão vacinados contra a COVID-19 9,5 mil trabalhadores do transporte sob trilhos e que estão em contato direto com os usuários.

A vacinação começará pelos os operadores de trens, independentemente da idade. Serão também incluídos os funcionários do setor de operações com idade superior a 47 anos e os funcionários da área de manutenção, seguranças e trabalhadores da limpeza e da bilheteria com idade superior a 47 anos.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S. Paulo e Sindimotoristas

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários