Cardeal Odilo Pedro Scherer conclama à união de forças para superação da crise causada pela pandemia

O Arcebispo de São Paulo enfatizou a importância da união de forças, neste momento delicado e de grande dificuldade que vive o Brasil

Reprodução da Internet

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu no dia 20, um webinar (seminário on-line) com o tema “Pacto pela Vida e pelo Brasil e o mundo do trabalho”.

O encontro foi mediado pelo Padre Paulo Renato Campos, Assessor Político da CNBB e contou com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e do empresário Sérgio Cavalieri, presidente da União Cristã Internacional de Executivos de Negócios (Uniapac) para a América Latina.

Dom Odilo enfatizou a importância desse pacto em um momento delicado e de grande dificuldade vivido no Brasil, devido às crises causadas pela pandemia. Para o Cardeal, esta é ocasião de dedicar atenção às questões fundamentais, como a preservação da vida que deve ser mantida com dignidade.

“É o momento de unir forças para atender às necessidades mais urgentes e aquilo que realmente está em risco. A encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, confirma a preocupação do Pacto pela Vida e pelo Brasil, evidenciando que não só no nosso País, mas no mundo, há uma grande falta de fraternidade. Essas questões centrais da encíclica são essenciais para superarmos a grande crise que estamos enfrentando”, enfatizou.

UM POVO GENEROSO E SOLIDÁRIO

O Arcebispo de São Paulo ressaltou que a crise social só não se tornou maior devido à sensibilidade do povo brasileiro, que se mostrou generoso e solidário. Dom Odilo destacou que essas iniciativas da sociedade civil e da Igreja contribuem para controlar os aspectos mais agudos da crise. No entanto, ele expressou preocupação com o que vai ocorrer nos próximos meses com o fim do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal.

Por outro lado, Dom Odilo chamou a atenção para a grande mobilização de caridade e solidariedade que surgiu, inclusive de iniciativas espontâneas. “As nossas paróquias se tornaram ponto de referência para a ajuda social, a distribuição de alimentos e a acolhida de pessoas sem referência. A solidariedade social ajudou a tornar menos difícil este tempo que ainda estamos enfrentando”, frisou

O Pacto pela Vida e pelo Brasil foi assinado em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, pela CNBB e por seis entidades representativas de diversos setores da sociedade brasileira, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O webinar promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, pode ser assistido na integra:

* Texto produzido sob supervisão de Fernando Geronazzo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários