Confira nossa versão impressa

Cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo acontece nesta quarta-feira

A premiação que será concedida a sete categorias de pessoas e três categorias de instituições e entidades será transmitida pelas redes sociais

Cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo acontece nesta quarta-feira
Luciney Martins/O SÃO PAULO

A cerimônia de entrega da edição 2020 da Medalha São Paulo Apóstolo será nesta quarta-feira, 11, às 20h, no teatro Tuca, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Perdizes. Devido à pandemia de COVID-19, a participação presencial no evento será reservada à convidados, mas poderá ser acompanhada, ao vivo, pelos canais da TV PUC no Youtube e no Facebook, além das mídias digitais da Arquidiocese.

Prêmio de reconhecimento instituído em 2015, dentro das comemorações dos 270 anos de criação da Diocese de São Paulo a Medalha São Paulo Apóstolo tem os objetivos de valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo. Como nos anos anteriores, a premiação será concedida a sete categorias de pessoas e três categorias de instituições e entidades.

A Comissão Julgadora da medalha anunciou no dia 21 de outubro, os nomes das pessoas e instituições que foram reconhecidas por seu testemunho eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo. Leia, a seguir, a lista de contemplados em suas respectivas categorias:

PESSOAS

TESTEMUNHO LAICAL: Filipe Castelhano Pais

Estudante de Direito, catequista, coordenador do grupo de jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Pari, na Região Episcopal Belém, desenvolve projetos de ação caritativa por meio da arrecadação e entrega de alimentos para a população em situação de rua da cidade.

SERVIÇO SACERDOTAL: Cônego Raphael Emygdio Peretta

Nascido em Caçapava (SP), em 22 de março de 1937, é sacerdote há 50 anos. Desempenhou o ministério presbiteral em diversas paróquias da Arquidiocese, e atuou na formação de futuros padres e diáconos permanentes. Atualmente, colabora na Paróquia São Joaquim, no Cambuci, na Região Episcopal Sé.

AÇÃO CARITATIVA E DE PROMOÇÃO HUMANA: Padre Vítor Bertoli

Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Pinheiros, tem 92 anos e, desde 1960, é membro do Movimento por Um Mundo Melhor. Na paróquia, desenvolve um trabalho de atendimento às pessoas em situação de rua e famílias pobres.

AÇÃO MISSIONÁRIA: Padre Marcelo Maróstica Quadro

Pároco da Paróquia São José do Belém, na Região Episcopal Belém, é coordenador regional de pastoral e diretor da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Destacou-se pela ação pastoral e evangelizadora, especialmente, o serviço da caridade aos mais pobres da paróquia e aos refugiados atendidos pela Caritas.

INOVAÇÃO NA METODOLOGIA PASTORAL: Padre Michelino Roberto

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, na Região Episcopal Sé, onde desenvolve um trabalho marcado pelo dinamismo pastoral, valorização da liturgia e formação cristã. A Paróquia também mantém uma creche, além de subsidiar atividades assistenciais e necessidades materiais de outras paróquias da Arquidiocese.

EDUCAÇÃO CRISTÃ: Irmã Bernadete Nakagawa

Religiosa da Congregação das Irmãs Caritas de Jesus, mantenedora do Colégio Caritas, em São Mateus, na zona Leste de São Paulo, realiza um trabalho educacional, confessional e social com cerca de 500 alunos na periferia da cidade.

DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA E DIGNIDADE HUMANA: Nicola Isidoro Martorano Filho

Coordenador do grupo de pesquisadoras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), patenteou um processo inovador de microestação de tratamento de esgoto, que pode ser transportada a locais de difícil acesso, especialmente áreas de periferia.

INSTITUIÇÕES:

CULTURA: Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários

Localizada no bairro da Mooca, na Região Episcopal Sé, destacou-se pela iniciativa Operação Saúde, que promoveu a conscientização das pessoas quanto à prevenção, cuidados e o combate à desinformação na pandemia.

COMUNICAÇÃO SOCIAL: Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac)

Entidade mantenedora da Rede Vida, primeira emissora de televisão de inspiração católica do Brasil, tem por vocação a promoção da família e a valorização humana e social, comprometida com a Evangelização.

SERVIÇO SOCIAL: Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia

Criado no ano 2000, com o objetivo de atender as necessidades da população mais vulnerável, doentes e pobres da capital paulista, tem como prioridade a busca contínua do resgate integral do ser humano.

MENÇÃO HONROSA: Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)

A organização administrada pela Ordem dos Frades Menores, há mais de 20 anos, tem seu trabalho voltado à população em situação de rua. Desde março, mantém uma Tenda no centro da capital paulista onde são distribuídas cerca de 2,4 mil refeições diárias à população em situação de rua e pessoas afetadas pelos impactos econômicos da pandemia.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Jorge Pierozan conclui visitas pastorais na Região Santana

O Bispo celebrou na Paróquia Santa Joana D’Arc, no  Setor Pastoral Tremembé No domingo, 29 de novembro, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo...

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza festa da padroeira na Brasilândia

As festividades foram encerradas com uma procissão luminosa e missa solene Com o tema “Maria, mãe da consolação e de todas as graças”, foi celebrada...

Governo cria Comitê Interministerial de Doenças Raras

Decreto está publicado hoje no Diário Oficial da União O governo federal criou o Comitê Interministerial de Doenças Raras, que funcionará no âmbito do Ministério...

Primeira pregação do Advento, Catalamessa: “irmã morte é fonte de vida eterna”

Nesta primeira sexta-feira do Advento, 4, iniciaram as meditações do pregador da Casa Pontifícia Raniero Cantalamessa, criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de...

A pandemia ainda não acabou!

São Paulo registra alta de casos de COVID-19. Parte da população aparenta ter se descuidado das recomendações sanitárias de segurança contra o vírus

Newsletter