CNBB e PUC-Rio promovem jornadas on-line de Teologia Pastoral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB) e o Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizarão, a partir deste mês de junho, as “Jornadas de Teologia Pastoral”.

As lives, que acontecerão simultaneamente no Facebook e no YouTube das duas instituições, contarão com painéis sobre temas relevantes para a ação pastoral da Igreja neste tempo de pandemia ECOVID-19 e pós-pandemia. O público alvo são os pesquisadores de Teologia, Ciências da Religião, demais áreas correlatas, pastoralistas e agentes de pastoral que se interessem sobre o assunto.

“As mudanças, em curso em nossa cultura, estão sofrendo uma aceleração devido à pandemia do novo coronavírus. Diante desse quadro, há uma contribuição própria que a Teologia, enquanto ciência da experiência de fé, deverá ofertar. Essa é a motivação das Jornadas: pensar que aspectos desse ‘novo normal’ podem ser levantados para a reflexão sobre a vivência cristã no presente e no futuro”, afirmou Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário-geral da CNBB.

TROCA DE IDEIAS

Segundo o professor Padre Abimar Oliveira de Moraes, líder do Grupo de Pesquisas Questões Atuais de Teologia Pastoral da PUC-Rio, já existe um primeiro movimento de reflexão, traduzido em livros e eventos científicos sobre a Teologia e o coronavírus, mas é necessário continuar este processo de investigação, com o objetivo de qualificar ainda mais as ações.

“Nesse sentido, é que CNBB e o Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, através do Grupo que Pesquisa Questões Atuais de Teologia Pastoral, decidiram promover as Jornadas. A ideia é que o evento seja mensal, digital e constitua-se como espaço interdisciplinar de troca de ideias e de construção de um conhecimento crítico acerca da peculiar experiência do crer em e após os tempos de COVID-19”, completou o porfessor.

Cada Jornada será constituída por especialistas e pesquisadores que abordarão temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que irão acontecer, inicialmente, de junho a dezembro, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

PROGRAMAÇÃO

A primeira live será na próxima sexta-feira, 26, e terá a participação de Dom Joel Portella Amado e Eda Marconi Custódio, psicóloga e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). Dom Joel falará sobre os “Desafios socioculturais e eclesiais em tempos de COVID-19”. Já a professora Eda apresentará o tema “Reflexões sobre a morte”.

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, é preciso fazer a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse: https://www.e-inscricao.com/teopucrio/jornadasteopast

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários