Confira nossa versão impressa

CNBB e PUC-Rio promovem jornadas on-line de Teologia Pastoral

CNBB e PUC-Rio promovem jornadas on-line de Teologia Pastoral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB) e o Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizarão, a partir deste mês de junho, as “Jornadas de Teologia Pastoral”.

As lives, que acontecerão simultaneamente no Facebook e no YouTube das duas instituições, contarão com painéis sobre temas relevantes para a ação pastoral da Igreja neste tempo de pandemia ECOVID-19 e pós-pandemia. O público alvo são os pesquisadores de Teologia, Ciências da Religião, demais áreas correlatas, pastoralistas e agentes de pastoral que se interessem sobre o assunto.

“As mudanças, em curso em nossa cultura, estão sofrendo uma aceleração devido à pandemia do novo coronavírus. Diante desse quadro, há uma contribuição própria que a Teologia, enquanto ciência da experiência de fé, deverá ofertar. Essa é a motivação das Jornadas: pensar que aspectos desse ‘novo normal’ podem ser levantados para a reflexão sobre a vivência cristã no presente e no futuro”, afirmou Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário-geral da CNBB.

TROCA DE IDEIAS

Segundo o professor Padre Abimar Oliveira de Moraes, líder do Grupo de Pesquisas Questões Atuais de Teologia Pastoral da PUC-Rio, já existe um primeiro movimento de reflexão, traduzido em livros e eventos científicos sobre a Teologia e o coronavírus, mas é necessário continuar este processo de investigação, com o objetivo de qualificar ainda mais as ações.

“Nesse sentido, é que CNBB e o Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, através do Grupo que Pesquisa Questões Atuais de Teologia Pastoral, decidiram promover as Jornadas. A ideia é que o evento seja mensal, digital e constitua-se como espaço interdisciplinar de troca de ideias e de construção de um conhecimento crítico acerca da peculiar experiência do crer em e após os tempos de COVID-19”, completou o porfessor.

Cada Jornada será constituída por especialistas e pesquisadores que abordarão temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento, serão alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que irão acontecer, inicialmente, de junho a dezembro, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

PROGRAMAÇÃO

A primeira live será na próxima sexta-feira, 26, e terá a participação de Dom Joel Portella Amado e Eda Marconi Custódio, psicóloga e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). Dom Joel falará sobre os “Desafios socioculturais e eclesiais em tempos de COVID-19”. Já a professora Eda apresentará o tema “Reflexões sobre a morte”.

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, é preciso fazer a inscrição prévia. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital. Para se inscrever, acesse: https://www.e-inscricao.com/teopucrio/jornadasteopast

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Papa participa de encontro internacional de oração pela paz nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 20, o Papa Francisco participará do Encontro Internacional de Oração pela Paz no Espírito de...

‘Que sejamos pedras vivas na edificação da Igreja’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa nesta terça-feira, 20, na capela...

Aos 85 anos, morre o Padre Daniel Francis McLaughlin

Sacerdote norte-americano era missionário no Brasil desde 1981, e atuou em paróquias das zonas Leste e Noroeste da cidade de São Paulo

CoronaVac é a vacina em teste mais segura contra covid-19

A informação foi dada hoje pelo diretor do Instituto Butantan O diretor do Instituto...

Vândalos colocam fogo em igrejas em Santiago, no Chile

“A violência é má, e quem semeia violência consegue destruição, dor e morte. Nunca justifiquemos nenhuma violência”, afirmou o Arcebispo de Santiago,...

Newsletter