Comunidade Canção Nova dá ‘abraço virtual’ em São Paulo

Transmitido pela TV e internet, evento de evangelização que costuma reunir multidões na capital paulista foi acompanhado em todo o Brasil e no exterior

A 14ª edição do “Canção Nova Abraça São Paulo” aconteceu no sábado, dia 1º, e no domingo, 2. Pela primeira vez, devido à pandemia de COVID-19, esse evento de evangelização, promovido pela Comunidade Canção Nova e que costuma reunir milhares de pessoas, foi transmitido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, diretamente dos estúdios da emissora, na Vila Mariana.

“Infelizmente, continuamos na pandemia e não é possível realizar grandes aglomerações de pessoas. Por isso, não dá para abraçar as pessoas, de fato, mas é possível dar um grande abraço virtual”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, no seu programa “Discípulos e Missionários”, exibido pela TV Canção Nova, no domingo, durante a programação do evento.

Dom Odilo destacou, ainda, que esse formato do evento possibilita que a iniciativa tenha um alcance maior, permitindo a participação de pessoas de fora de São Paulo. De fato, o evento também foi acompanhado por pessoas no Japão, Portugal e outros países de língua portuguesa, inclusive em Macau, território pertencente à China, que foi colonizado por portugueses.

PROGRAMAÇÃO

A atividade foi aberta na noite do sábado, com a participação dos cantores católicos Adriana Arydes e Eros Biondini. No domingo, a programação teve início às 8h, com oração e cânticos, seguidos pela pregação de Márcio Mendes, missionário da comunidade, que falou sobre o tema principal: “Eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes?” (Is 43,19).

O evento também contou com a presença do Padre Adriano Zandoná, missionário da Canção Nova em São Paulo, e do pregador da Renovação Carismática Católica (RCC) Ironi Spuldaro, que conduziram a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A missa de encerramento foi presidida por Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, do instituto dos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, da Diocese de Santo Amaro.

REPERCUSSÃO

“Apesar de ter sido um ano atípico, não podíamos deixar de realizar esse evento. E as pessoas deram um retorno positivo. Recebemos muitas mensagens de todo o Brasil e de outros países, relatando que foram encorajadas pelas mensagens de esperança”, afirmou o jornalista Rodrigo Luiz Santos, responsável pela missão da Canção Nova em São Paulo.

O jornalista também ressaltou que o trabalho de organização do evento foi bem diferente: “Estávamos acostumados a trabalhar com muitos voluntários para carregar caixas, cadeiras e equipamentos. Este ano, não precisamos carregar peso, mas mobilizamos todas essas pessoas a rezarem conosco pelo evento e pelas muitas pessoas que necessitam de oração e foram alcançadas pela evangelização”.

20 ANOS EM SÃO PAULO

O “Canção Nova Abraça São Paulo” de 2020 também aconteceu no contexto das comemorações dos 20 anos da TV Canção Nova em São Paulo. A emissora, criada há 30 anos em Cachoeira Paulista (SP), iniciou as transmissões na capital em fevereiro de 2000.

Os primeiros programas produzidos na cidade eram realizados nas dependências do Liceu Sagrado Coração de Jesus, dos padres salesianos, em Campos Elísios. Na época, o só tão do prédio da instituição de ensino foi transformado no primeiro estúdio, onde eram gravados os programas “PHN”, apresentado pelo missionário Dunga, e “A Tenda do Senhor”, apresentado pelo Padre Léo Tarcísio Pereira (já falecido). A emissora também teve sede em outros locais, como a Catedral Católica Maronita Nossa Senhora do Líbano, na Liberdade.

Dom Odilo Scherer participa do programa ‘Discípulos e Missionários’
(Foto: Canção Nova)

Atualmente, a TV Canção Nova em São Paulo contribui com mais de dez programas que chegam a todo o Brasil, incluindo o “Discípulos e Missionários”, com a participação do Cardeal Scherer. Desde 2019, também é gerada em São Paulo a edição matinal do telejornal “Canção Nova Notícias”.

Os paulistanos podem assistir à TV Canção Nova pelo canal aberto 59.1. Também é possível sintonizar pela Sky, canal 8; pela Oi TV, 30; Claro TV, 194; Vivo TV, 233; pelo site (tv.cancaonova.com); pelas redes sociais Facebook (www. facebook.com/tvcancaonova/), YouTube ou pelo aplicativo para celular TV Canção Nova, disponível na PlayStore ou App Store.

ABRAÇO EM CASA

Em videomensagem, o Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, agradeceu a participação e o apoio do público para a realização do “Abraça São Paulo”.

Ele reconheceu que o desejo era ter reunido uma multidão em mais uma edição presencial do evento, mas não foi possível. “Nós fizemos diferente. Chegamos a você, na sua casa, aí onde você está, levando a mensagem de Jesus e a bênção Daquele que é e está com você”, afirmou, completando: “Nós abraçamos São Paulo, querendo contagiar a cidade com o Evangelho de Jesus”.

(Colaborou: Flavio Rogério Lopes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários