Confira nossa versão impressa

Covid-19: Prefeitura de São Paulo apresenta resultados da primeira fase do inquérito sorológico com crianças e adolescentes

64,4% das crianças que testaram positivo estavam assintomáticas; resultados foram divulgados nesta terça-feira, 18

Covid-19: Prefeitura de São Paulo apresenta resultados da primeira fase do inquérito sorológico com crianças e adolescentes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou nesta terça-feira,18, os resultados da Fase 1 do Inquérito Sorológico realizado com crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 14 anos, da rede municipal de ensino. O mapeamento apontou um índice de prevalência de 16,1%. Entre os alunos testados, 25,9% convivem em domicílios com a presença de pessoas com 60 anos ou mais.

Veja os detalhes da pesquisa clicando aqui

Para realização da pesquisa foi utilizada a base de dados de alunos matriculados na Secretaria Municipal de Educação (SME), um total de 675.922 (com idade entre 4 e 14 anos) estudantes. Desse total, foram selecionados três extratos de estudo, totalizando seis mil estudantes por fase.

1 – Alunos do Ensino Infantil – EMEI- 4-6 anos (2.000)
2. Alunos do Fundamental I ( 1º ao 5º ano) – 6 a 10 anos (2.000)
3. Alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano) – 11 a 14 anos (2.000)

Nesta primeira fase as entrevistas e coletas foram realizadas no período entre os dias 6 e 10 de agosto. Na pesquisa, foram utilizadas amostras de sangue venoso, com a extração do soro, já que o estudo de validação do teste indicou maior acurácia dos resultados com o uso de amostras de soro em comparação com as amostras de sangue total obtidas por punção de polpa digital.

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, as amostras foram processadas em laboratórios públicos, o LABZOO/COVISA, e também foram feitas entrevistas com os participantes, com a utilização de um formulário de coleta de dados semiestruturado pela Atenção Básica.

Na comparação dos três extratos, os índices de prevalência foram de 16,5% (4 a 5 anos), 16,2% (6 a 10 anos) e 15,4% (11 a 14 anos), com uma prevalência geral da infecção pelo vírus de 16,1%.

A pesquisa apontou que 64,4% dos alunos que testaram positivo eram assintomáticos. Por outro lado, 35,6% sentiram os sintomas.

Já a prevalência do vírus segundo raça e cor segue similar aos estudos realizados com os adultos, com índices maiores (17,8%) em pessoas pretas e pardas.

Entre as crianças e adolescentes testadas, 64,4% são pertencentes às classes D e E, e 27,8% a Classe C.

A pesquisa contará com outras etapas incluindo inquéritos com crianças da rede estadual e da rede privada de ensino, além das famílias.

Medidas de prevenção

A pesquisa apontou que a adesão ao distanciamento social entre os estudantes chegou a 98,2% de adesão total ou parcial das medidas recomendadas.

O registro do uso de máscaras também foi bastante elevado.

76,7% – Usam sempre
14,1% – A maioria das vezes

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Doação de Sangue: um gesto concreto em favor do próximo

Hemocentros de todo país se unem na campanha ‘Somos todos do mesmo sangue’, em vista do Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25...

A Igreja terá 128 novos beatos e 6 novos veneráveis Servos de Deus

O Papa autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar os decretos de 128 novos beatos e 6 novos veneráveis Servos de Deus...

‘O embrião é uma pessoa humana’, recordam bispos costarriquenhos

No País da América Central, legisladores debatem projeto de lei que busca reconhecer os direitos dos nascituros

No próximo sábado serão criados 13 novos cardeais

Dos 13 novos cardeais, dois não poderão participar das cerimônias por causa da emergência coronavírus: Dom Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei e Dom...

Dom Odilo: viver bem cada dia, na esperança de que o Senhor virá

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 24, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9...

Newsletter