Confira nossa versão impressa

Curta sem sair de casa: um tour por diferentes histórias, no conforto do seu lar

Curta sem sair de casa: um tour por diferentes histórias, no conforto do seu lar

O Santuário São Judas Tadeu, a Casa Guilherme de Almeida, ambos em São Paulo, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, resguardam fatos importantes da história, e permitem que entre as colunas que os sustentam, ressoe modernidade e renovação em tempos de pandemia e isolamento social. 

Semanalmente, o jornal O SÃO PAULO apresenta algumas atividades acessíveis para esta quarentena:

SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU

Criada em  25 de janeiro de 1940, pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, a Paróquia São Judas Tadeu, após 57 anos de sua construção, graças a devoção do povo, em 18 de novembro de 1997, foi elevada Santuário, por meio do decreto assinado pelo Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano à época.

Durante a pandemia de coronavírus, a rotina do Santuário, que é um marco no bairro do Jabaquara, zona Sul da cidade, mudou. Neste período de isolamento social, é possível fazer uma visita virtual em 360º , para explorar as instalações das igrejas antiga e nova, as imagens guardadas no Santuário e a Capela do Santíssimo.

CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida é o único museu-casa de São Paulo, instalado nas dependências em que o poeta e jornalista Guilherme de Almeida viveu. O espaço contempla omuseu literário e biográfico e o Centro de Estudos de Tradução Literária.

O museu tem como proposta preservar a memória do poeta. A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada atualmente pela POIESIS, Organização Social de Cultura.

Durante a quarentena, é possível conhecer o lugar e seu acervo, por meio da plataforma Google Arts e Culture.

MUSEU DO AMANHÃ

Aberto em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a vida da população para os próximos 50 anos, bem como, divulgar avanços na ciência, respeitando valores sustentáveis.

Também por meio da plataforma Google Arts e Culture, é possível visitar parte de seu acervo composto, pelas exposições “Humanos do Porto”, “O Porto e seus morros”, “Reciclagem e soluções”, entre outros.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo cardeal afirma que os escândalos não impedem a reforma do Papa Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, Dom Marcello Semeraro ressalta que o processo de reforma da Cúria Romana tem o objetivo ético...

São Paulo prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite até dia 13 de novembro

Com baixa adesão, medida visa a aumentar as coberturas vacinais contra cerca de 20 doenças no território paulista

Esta sexta, 30, é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Missas em cemitérios no Dia de Finados: confira os locais e horários

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na segunda-feira, 2, diferentes paróquias da Arquidiocese de São Paulo organizam missas nos cemitérios da...

‘Preparemo-nos, a cada dia, para o encontro definitivo com Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 30.

Newsletter