‘Devemos ser missionários na metrópole, seguindo o exemplo de São José de Anchieta’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 9, na capela de sua residência em São Paulo. Neste dia, é celebrada a memória de São José de Anchieta, missionário jesuíta que ajudou a fundar a cidade de São Paulo e é considerado o “Apóstolo do Brasil”.

Como tem acontecido desde o início do isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

“Peçamos a este Santo que nos ajude a viver, também hoje, o espirito missionário que ele viveu com tanta intensidade e dinamismo. Aqui, neste metrópole, nós devemos ser missionários a exemplo de São José de Anchieta”, afirmou Dom Odilo, no início da missa.

GRANDE MISSIONÁRIO

Na homilia, o Cardeal recordou, ainda, que o Jesuíta marcou o início da Igreja em São Paulo, como em todo o Brasil, destacando que Anchieta evangelizou no litoral paulista, passou pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco, percorrendo, boa parte do litoral brasileiro. “São José de Anchieta é o exemplo de um grande missionário e veio ao Brasil com o desejo de dedicar a sua vida ao anúncio do Evangelho aos povos indígenas”, ressaltou o Arcebispo.

Ao comentar o Evangelho do dia (Mt 5,13-16), Dom Odilo enfatizou que Jesus recomendou aos discípulos o que São José de Anchieta fez: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”.

“O cristão é chamado a estar presente no mundo, em toda parte, para aí fazer resplandecer a luz do Evangelho por meio de sua palavra e seu exemplo, sua atuação, não somente quando está atuando religiosamente, mas também quando está no meio das realidades do mundo, junto com as pessoas que têm uma outra visão, outra fé, outra maneira de entender as coisas. O cristão é chamado a fazer aparecer a luz do Evangelho que orienta a ele próprio”, exortou o Cardeal.

SAL E LUZ

O Arcebispo destacou, ainda, que o próprio Jesus é a luz do mundo em primeiro lugar, e quem o segue “não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”. “Jesus nos recomenda isso para todos os tempos… Que nosso sal não se deixe corromper, que nossa luz não s deixe apagar neste tempo de tempestades, ventanias e ameaças…”, afirmou, salientando a importância de viver esse período de pandemia com atitude cristã, inspirada no Evangelho, que significa, em primeiro lugar, a valorização da própria vida e o cuidado da vida dos irmãos que mais necessitam.

“Não devemos nos fechar no egoísmo e no isolamento… somos convidados a manter a dinâmica vida da nossa fé, da esperança e da caridade em meio a este mundo que, muitas vezes, se desespera… Devemos manter firme a direção que é indicada pelo Evangelho, pelo bom senso, por aquilo que realmente possa ajudar a superar esse tempo difícil que vivemos”, acrescentou Dom Odilo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários