Confira nossa versão impressa

‘Devemos ser missionários na metrópole, seguindo o exemplo de São José de Anchieta’

‘Devemos ser missionários na metrópole, seguindo o exemplo de São José de Anchieta’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 9, na capela de sua residência em São Paulo. Neste dia, é celebrada a memória de São José de Anchieta, missionário jesuíta que ajudou a fundar a cidade de São Paulo e é considerado o “Apóstolo do Brasil”.

Como tem acontecido desde o início do isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, a celebração foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

“Peçamos a este Santo que nos ajude a viver, também hoje, o espirito missionário que ele viveu com tanta intensidade e dinamismo. Aqui, neste metrópole, nós devemos ser missionários a exemplo de São José de Anchieta”, afirmou Dom Odilo, no início da missa.

GRANDE MISSIONÁRIO

Na homilia, o Cardeal recordou, ainda, que o Jesuíta marcou o início da Igreja em São Paulo, como em todo o Brasil, destacando que Anchieta evangelizou no litoral paulista, passou pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco, percorrendo, boa parte do litoral brasileiro. “São José de Anchieta é o exemplo de um grande missionário e veio ao Brasil com o desejo de dedicar a sua vida ao anúncio do Evangelho aos povos indígenas”, ressaltou o Arcebispo.

Ao comentar o Evangelho do dia (Mt 5,13-16), Dom Odilo enfatizou que Jesus recomendou aos discípulos o que São José de Anchieta fez: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”.

“O cristão é chamado a estar presente no mundo, em toda parte, para aí fazer resplandecer a luz do Evangelho por meio de sua palavra e seu exemplo, sua atuação, não somente quando está atuando religiosamente, mas também quando está no meio das realidades do mundo, junto com as pessoas que têm uma outra visão, outra fé, outra maneira de entender as coisas. O cristão é chamado a fazer aparecer a luz do Evangelho que orienta a ele próprio”, exortou o Cardeal.

SAL E LUZ

O Arcebispo destacou, ainda, que o próprio Jesus é a luz do mundo em primeiro lugar, e quem o segue “não anda nas trevas, mas terá a luz da vida”. “Jesus nos recomenda isso para todos os tempos… Que nosso sal não se deixe corromper, que nossa luz não s deixe apagar neste tempo de tempestades, ventanias e ameaças…”, afirmou, salientando a importância de viver esse período de pandemia com atitude cristã, inspirada no Evangelho, que significa, em primeiro lugar, a valorização da própria vida e o cuidado da vida dos irmãos que mais necessitam.

“Não devemos nos fechar no egoísmo e no isolamento… somos convidados a manter a dinâmica vida da nossa fé, da esperança e da caridade em meio a este mundo que, muitas vezes, se desespera… Devemos manter firme a direção que é indicada pelo Evangelho, pelo bom senso, por aquilo que realmente possa ajudar a superar esse tempo difícil que vivemos”, acrescentou Dom Odilo.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Cardeal Scherer envia saudação ao prefeito reeleito de São Paulo

Em mensagem enviada a Bruno Covas, Arcebispo de São Paulo reitera a necessidade de um governo que não se esqueça dos mais pobres e...

Bruno Covas é reeleito prefeito de São Paulo

Ele foi o mais votado em 50 das 58 zonas eleitorais da cidade, tendo mais de 3,1 milhões de votos O candidato do PSDB à...

Padre Vitor Bertoli: uma vida dedicada à caridade e à promoção humana

No cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann e a Avenida Brasil, encontra-se a Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos, na Praça...

Católicos coreanos abrem jubileu dos 200 anos do nascimento de São Kim Degun

Na manhã deste domingo, 29, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana São...

Como denunciar as fake news e outras irregularidades nas Eleições 2020?

Em sites específicos e até pelas redes sociais é possível ajudar a combater a desinformação neste dia de eleições Neste dia de eleição, eleitores que...

Newsletter