Confira nossa versão impressa

Dia de Santo Ivo terá missa transmitida on-line na terça-feira, 19

Advogados, desembargadores, juízes, servidores, defensores públicos e demais operadores do Direito manterão a tradição de celebrar seu padroeiro, Santo Ivo, na terça-feira, 19.

Dia de Santo Ivo terá missa transmitida on-line na terça-feira, 19
Reprodução da internet

Em razão do atual momento de isolamento social, a missa que acontecerá na Paróquia Santo Ivo, na Região Episcopal Ipiranga, às 19h, será transmitida pela internet (veja a relação de links ao final do texto.

A missa será presidida pelo Padre Jonatas Pereira Diniz. A missa seguirá todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, assim como da própria Arquidiocese de São Paulo, de forma que seja resguardada a distância entre o padre e os músicos do ministério e que nenhum dos presentes pertença ao grupo de risco.

A celebração é promovida pela Associação dos Advogados (AASP), OAB-SP, Caixa de Assistência (CAASP) e pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Santo Ivo

Yves Helori de Kermartin, Yves em francês, em português Ivo, que posteriormente ficaria conhecido como Santo Ivo, nasceu na França em 17 de outubro de 1253 e morreu no dia 19 de maio de 1303. Aos 14 anos, foi para Paris e Orleans, onde dedicou-se aos estudos de teologia e direito canônico, tendo sido aluno de Santo Tomás de Aquino e São Boaventura.

Aluno extraordinário, forma-se e logo passa a atuar como advogado. Cada defesa sua era um marco luminoso. Ficou conhecido pelas defesas de pessoas sem recursos e muitas vezes  atuava gratuitamente. Graças à sua cultura e capacidade, foi nomeado juiz.

É de Santo Ivo o primeiro Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão.

Santo Ivo foi o primeiro a criar uma república de estudantes, protegendo-os, acolhendo-os; inicialmente compartilhando seus aposentos com compatriotas e depois com colegas de turma, para que estudassem, descansassem e se abrigassem do rigoroso inverno. Foi ele quem, sem ferir ou magoar, adotou os ideais de São Francisco de Assis no meio universitário pobre, abrigando-os, apoiando-os e auxiliando-os.

Santo Ivo instituiu a primeira assistência judiciária gratuita de todo o mundo. Foi o responsável pela criação da conciliação, como método de solução de conflitos e formou a primeira Ordem de Advogados.

De família nobre, abandonou toda a sua riqueza em prol dos pobres, dos órfãos, dos menores desvalidos, das viúvas, dos estudantes, a quem protegia e ajudava de todas as maneiras.

Faleceu aos 50 anos, de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde até hoje é objeto de devoção dos fiéis. Em 1347, foi canonizado pelo Papa Clemente VI, a pedido de bispos e autoridades civis.

COMO ACOMPANHAR A MISSA ON-LINE

Youtube AASP – https://www.youtube.com/user/aasponline

Youtube OAB SP – https://www.youtube.com/channel/UCkVA1ZPx0rcGge3Fp6CIGSQ

Youtube IASP – https://www.youtube.com/channel/UCtGXOVCUmxwjzjFgcD06lgA

Facebook Padre Jonatas – https://www.facebook.com/PadreJonatasDiniz

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Em cada árvore, muitas vidas beneficiadas

Crescem em São Paulo as ações da população para o plantio de árvores. Prefeitura lançará Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no...

Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem

Na última quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos...

Cresce entre os católicos a prática da Leitura Orante da Bíblia

Nos últimos anos, muitos têm redescoberto uma das práticas mais antigas do Cristianismo, a Lectio Divina, método pelo qual a pessoa vive...

Estação de trem em São Paulo recebe lixo eletrônico

Projeto visa conscientizar sobre descarte correto. Os equipamentos recolhidos serão reciclados e depois serão doados para alunos de escolas públicas

Rede Eclesial Pan-Amazônica tem novo Secretário Executivo

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Newsletter