Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: ‘Acolher Jesus requer se comprometer com uma vida nova’

Dom Odilo: ‘Acolher Jesus requer se comprometer com uma vida nova’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desde sábado, 4, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória de Santa Isabel de Portugal (1271-1336). Filha dos reis de Aragão, ainda muito jovem, ela foi dada em casamento ao rei de Portugal com quem teve dois filhos. Dedicou-se de modo particular à oração e às obras de misericórdia, e suportou muitas dificuldades com grande fortaleza de ânimo. Depois da morte do marido, distribuiu os bens entre os pobres e tomou o hábito da Ordem Terceira de São Francisco.

O Cardeal ofereceu a Eucaristia pela intenção de toda a Arquidiocese e pelas vítimas da pandemia de COVID-19, especialmente os doentes e seus cuidadores, os profissionais da saúde, os que passam por necessidades e os falecidos.

VINHO NOVO

A homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho do Evangelho (Mt 9,14-17) em que Jesus diz aos discípulos: “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

O Cardeal Scherer explicou que, ao anunciar o Reino de Deus, Jesus faz um convite à conversão e, portanto, a mudança de vida segundo o Evangelho.

“Essa é a proposta de vida cristã que constantemente é anunciada. Crer em Deus e acolher Jesus é também se comprometer com uma forma nova de vida e não simplesmente se acomodar com a forma como levamos”, afirmou o Arcebispo, reconhecendo que esse processo não é fácil.

“Peçamos a Deus que conceda a todos nós ser odres novos que possam conter o vinho novo do Evangelho de Deus e, por isso, trazer em si as novas disposições que sua Palavra gera em nossa vida”, completou Dom Odilo.

MISSAS DIÁRIAS

Desde março, como começaram as medidas de isolamento social em São Paulo para conter a disseminação do novo coronavírus, a Eucaristia presidida diariamente pelo Cardeal Scherer tem sido transmitida pelo rádio e pela internet.

As missas são transmitidas de segunda-feira a sábado, às 7h, direto da capela da residência do Arcebispo, e, aos domingos, às 11h, direto da Catedral da Sé. 

Aos poucos, as paróquias e comunidades estão retomando as celebrações com a participação presencial de um pequeno grupo de fiéis, seguindo os protocolos sanitários aprovados pelas autoridades.

Contudo, o Arcebispo pede para que as liturgias continuem sendo transmitidas pelas plataformas digitais e reforçou sua recomendação para que as pessoas idosas e consideradas do grupo de risco para desenvolverem a forma grave da COVID-19 permaneçam em casa e se unam espiritualmente à Igreja por meio da oração e acompanhando as transmissões das celebrações.  

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

O primeiro jornalista a ser beatificado

JOÃO FOUTO Manuel Lozano Garrido, incansável autor do meio jornalístico, nasceu há cem anos, em agosto de 1920

COVID-19: para o seu bem e pela vida do próximo, proteja-se!

Aos cristãos, de modo especial, cumprir as orientações sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus é uma postura de coerência de...

A família é a primeira responsável do processo educativo

Este foi um dos destaques da live da quarta-feira, 12, na programação arquidiocesana da Semana Nacional da Família

Todos Somos Hum

Três amigas mostram a força da solidariedade, em projeto desenvolvido em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade social, amplificada com a...

Cura d’Ars é modelo para aqueles que desejam ser bons pastores

É o que destacou o Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano, em missa no Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de São Paulo

Newsletter