Festa solidária e muita devoção a Nossa Senhora dos Remédios

No domingo, 18, a missa foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade

Entre os dias 15 e 17, foi realizado o tríduo em honra à padroeira da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Setor Pastoral Aclimação.

A missa do primeiro dia foi presidida pelo Padre Ricardo Cardoso Anacleto, Pároco, que deu a bênção dos enfermos e dos remédios. Como gesto solidário da comunidade, houve a doação de pacotes de arroz e feijão. Na homilia, o Padre refletiu que a prática da solidariedade, mesmo com as dificuldades e limites humanos, é uma forma de melhor entender e seguir a vontade de Deus.

Padre Ronildo Vasconcelos de Oliveira, mais conhecido como Dom Rafael, e membro da Ordem dos Monges Beneditinos Valombrosanos, presidiu a missa no segundo dia. Na homilia, ele falou a respeito da passagem bíblica “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), que está ligada à ideia da fraternidade e solidariedade – temas abordados na mais recente encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti –, que, segundo o Padre, são princípios ativos da vida cristã e, nesta festa, foram demonstrados a favor dos mais pobres, sofredores e marginalizados. Foi dada a bênção dos desempregados e das carteiras de trabalho, e o gesto solidário foi a doação de açúcar e óleo.

No terceiro dia do tríduo, o presidente da celebração foi o Padre Marcos Roberto Pires, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, na Região Episcopal Lapa, que refletiu sobre o Evangelho de João, capítulo 19, mais especificamente o momento em que Jesus diz “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe” e conecta ao mandamento “Amai-vos como eu vos amei”. O Padre também retratou como é o amor de Deus e como todos são chamados a amar uns aos outros, como irmãos, sempre ao lado da Virgem Maria. O gesto solidário para estedia foi a doação de macarrão e café. A missa solene de encerramento da festa aconteceu no domingo, 18, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.

 Dom Carlos iniciou a homilia manifestando súplicas de consolação e fortaleza a Nossa Senhora dos Remédios pelos doentes, pessoas aflitas em tempos de pandemia, debilitados e famílias enlutadas pela perda de entes queridos. Em seguida, apresentou brevemente a história de São João de Matha, falecido em 1213, que foi quem iniciou a devoção de Nossa Senhora sob o título “dos Remédios”. Relacionou, também, características daquela época com a atualidade e relatou que existem pessoas que estão ao nosso lado precisando da nossa ajuda e temos que agir. O Coral e Orquestra BelCantus participou da solenidade.

 Durante todo o fim de semana, os paroquianos doaram alimentos e roupas, que serão direcionados àqueles que mais necessitam. A campanha de arrecadação acontecerá por todo o Mês Missionário Solidário, promovido pela paróquia até 15 de novembro. As homilias completas e mais informações se encontram na página do Facebook da Paróquia (@nsremediossp).

Pascom da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários