‘Neste mês de maio, o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo’

“Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. Com essas palavras ditas pela Virgem Maria à pastorinha Lúcia, em 1917, o Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, convidou os peregrinos de todo o mundo a participarem virtualmente das festividades a padroeira nos dias 12 e 13.

O Sacerdote afirmou, ainda, que neste mês de maio, “o Santuário de Fátima é do tamanho do mundo”, ressaltando que a ausência física de fiéis no santuário devido à pandemia de COVID-19 não alterou a programação do Santuário, que será transmitida integralmente pelos meios de comunicação e pelas mídias digitais.

“Celebraremos, em festa, a primeira aparição de Nossa Senhora neste lugar, aonde ela veio para deixar uma mensagem de esperança, num tempo que também era marcado por tantas tribulações”, reforçou o reitor.

PROGRAMAÇÃO

As festividades serão abertas na terça-feira, 12, às 21h30 (15h30 no Brasil), com a celebração do Lucernário, na Capelinha das Aparições. Esse é considerado um dos momentos mais marcantes das celebrações no Santuário Fátima, que, em circunstâncias normais, é tomado pelas luzes das velas da multidão de peregrinos.

Em seguida, acontece a oração do Rosário e a procissão de velas, que terá um trajeto mais curto. Neste ano, os fiéis são convidados a acenderem uma vela na janela de suas casas durante transmissão. “Faremos, assim, uma bela procissão de velas, difundida por todos os lugares onde viveis e vos encontrais”, enfatizou o Padre Carlos.

Na quarta-feira 13, a habitual oração do Rosário começa às 9h (5h no Brasil), na Capelinha das Aparições e às 10h (6h no Brasil), o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, preside a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, que será concluída com a Procissão do Adeus.

As celebrações serão transmitidas aqui

Em preparação para a festa, o Santuário também propôs um itinerário espiritual de orações e meditações diárias, disponíveis no seu site oficial e nas redes sociais.

AMOR AO PRÓXIMO

Desde março, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima está fechado para a visita de fiéis e suas atividades são transmitidas pela internet (Foto: Santuário de Fátima)

“Por mais que o nosso coração desejasse estar em Fátima, a celebrar comunitariamente no mesmo lugar, como acontece desde 1917, a prudência aconselha-nos a que desta vez não seja assim”, afirmou o Cardeal António Marto, em o comunicado da Diocese de Leiria-Fátima, ressaltando que a decisão da Igreja em suspender as celebrações públicas “decorre da responsabilidade de fazer o que está ao seu alcance para não colocar em perigo a saúde pública, cumprindo também, deste modo, o mandato evangélico do amor ao próximo”. 

As liturgias com a presença de peregrinos em Fátima e em todas as igrejas portuguesas só serão retomadas no próximo dia 30, conforme o cronograma de reabertura gradual das atividades públicas em Portugal, após quarentena.

PASTORAL DIGITAL

Desde 14 de maço, quando começou a quarentena em Portugal, o Santuário de Fátima intensificou seu trabalho pelos meios de comunicação e plataformas digitais.  

“Temos a graça e a responsabilidade de poder tornar-nos presentes na vida de tantos cristãos de todo o mundo, graças aos meios virtuais de que dispomos. Desde a primeira hora que o Santuário procurou responder a este desafio com a transmissão de várias celebrações ao longo do dia”, afirmou o diretor do Departamento de Liturgia do Santuário, Padre Joaquim Ganhão.

Numa parceria com a TV Canção Nova Portugal, o Santuário começou a oferecer nas suas redes sociais –  Facebook e Youtube – quatro celebrações diárias. Duas missas d, às 11h e 19h15 (7h e 15h15 no Brasil), dois momentos de oração do Rosário, às 18h30 e 21h30 (14h30 e 17h30 no Brasil) e a oração diária do Angelus, às 12h (8h no Brasil).

Além das celebrações também é possível visitar virtualmente a Capelinha das Aparições, em uma transmissão permanente pelo Youtube do Santuário.

COMUNHÃO

Padre Joaquim reconheceu que a assembleia é um elemento fundamental que falta nas celebrações, mas reiterou que é preciso imaginar e se apoiar na certeza da fé e “nos dinamismos espirituais da comunhão eclesial”. 

“Naqueles bancos vazios, está reunida a multidão de irmãos que nos acompanha a partir de suas casas e, ao mesmo tempo, está a criação inteira que na Eucaristia se oferece com Cristo ao Pai pela salvação do mundo”.

Todos os dias, chegam pelas redes sociais inúmeras mensagens de peregrinos que, como ressaltou Padre Joaquim, mostram que “o Santuário de Fátima está no coração de muitos que conosco rezam em cada dia”.

CRESCIMENTO NAS REDES

De acordo com o Departamento de Comunicação do Santuário de Fátima, o número de acessos às sus plataformas digitais cresceu nos últimos dois meses. Tanto nos seus canais oficiais no Facebook quanto no Youtube, a média diária de audiência das transmissões ao vivo é em torno de 6 mil pessoas.

Também cresceu o número de seguidores no Facebook, que já passa de 1 milhão. De igual modo, aumentou o alcance das publicações do santuário nas redes sociais. Entre 20 de março e 16 de abril, as publicações do Santuário alcançaram mais de 6,4 milhões de pessoas, isto é, registou-se um aumento 48%. Pelo menos 7,2 milhões de pessoas detiveram-se a ver os vídeos do Santuário, tendo-se registado 4,1 milhões de interações.

O canal do santuário no Youtube que antes tinha cerca de 64 mil inscritos agora chegou já está com 105 mil inscritos.

Visita virtual a exposições temporárias do Santuário de Fátima

VISITAS VIRTUAIS

Pelo site do Santuário de Fátima também é possível realizar visitas virtuais a cinco exposições temporárias.

Essa iniciativa, implementada há alguns anos e que abrange quase todas as exposições realizadas no Santuário desde 2010, têm como objetivo tornar as mostras acessíveis às pessoas que residiam fora de Portugal ou estavam impossibilitadas de ir a Fátima, e permitir que as exposições continuassem sendo vistas mesmo depois de encerradas.

As visitas estão disponíveis nas sete línguas oficiais do Santuário e têm vários menus que permitem fazer o seu percurso por meio dos diferentes núcleos expositivos, dando ainda a possibilidade de abrir fotografias de cada um dos objetos e das respetivas legendas. Estas visitas podem ser feitas ouvindo o mesmo tema musical que os visitantes ouviram quando as exposições estiveram abertas ao público, tema que foi inspirado na temática de cada uma das exposições.  

As visitas virtuais podem ser feitas por este site.  

(Com informações e fotos do Santuário de Fátima)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários