Confira nossa versão impressa

Na França, Santuário de Lourdes promove peregrinação virtual

POR GUSTAVO CATANIA RAMOS

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, devido à dificuldade de peregrinos viajarem, promove uma peregrinação on-line com programação de 15 horas em 10 idiomas no dia 16 de julho, data da última aparição da Virgem a Santa Bernadette. Devido à pandemia, o Santuário esteve fechado ao público pela primeira vez em 162 anos.

Na França, Santuário de Lourdes promove peregrinação virtual
(Crédito: Divulgação)

O dia 16 de julho seria a data em que o Santuário de Lourdes organizaria uma grande peregrinação para marcar o fim do lockdown, depois do fechamento do local em 17 de março devido à pandemia de COVID-19. Entretanto, como ainda a crise sanitária continua e as fronteiras de muitos países permanecem fechadas, os responsáveis pelo Santuário decidiram organizar uma peregrinação virtual na mesma data, que relembra a última aparição de Nossa Senhora à vidente Santa Bernadette.

“Lourdes Unida”, como foi chamada a primeira peregrinação on-line do mundo, oferecerá uma programação de 15 horas em 10 línguas, que será transmitida pelo canal do youtube oficial do Santuário e por outras mídias católicas. Das 7h às 21h do horário local, serão transmitidas três missas, cada uma focada em uma parte do mundo. Além disso, haverá a oração do terço em 10 línguas. O Terço em Português irá ser transmitido às 15h30 do horário local (10h30 no horário de Brasília).

Às 16h do horário local (11h no horário de Brasília), será transmitido um programa especial com testemunhos e entrevistas de religiosos e leigos cujas vidas foram transformadas devido à sua devoção a Nossa Senhora de Lourdes. Haverá, também, um tour completo no Santuário, para que todos que participem da peregrinação possam ter um experiência semelhante à de estarem presentes fisicamente.

O Vice-Reitor do Santuário, Padre Xavier d’Arodes, afirmou que a ideia surgiu da experiência de uma novena on-line à Imaculada que o Santuário promoveu logo depois do fechamento para pedir proteção contra o vírus: “A comunhão espiritual foi tão forte que os capelães tiveram a ideia de organizar um evento que marcaria o fim do lockdown”.

UNIDOS PELA ORAÇÃO

Na França, Santuário de Lourdes promove peregrinação virtual

Padre Xavier notou que o tráfico nas páginas das mídias sociais do Santuário quintuplicou nos últimos meses: “A comunhão espiritual que fomos capaz de gerar por meio do mundo digital ultimamente não é neutra ou artificial. Pessoas vêm nos ver hoje, para nos agradecer pela ajuda nos momentos mais difíceis da pandemia”.

“É muito impressionante rezar sozinho na gruta, sabendo que você recebeu mais de 30 mil intenções de oração em todas as línguas durante o dia”, completou o Padre, expressando sua convicção de que a crise sanitária, que permitiu por muitas semanas apenas sacerdotes entrarem no local, fez Lourdes recuperar seu coração, pois padres focaram em sua primeira obrigação: receber intenções de oração e colocá-las no altar durante a celebração da Missa. 

Os que desejarem enviar intenções de oração para a peregrinação on-line devem acessar o seguinte endereço: https://www.lourdes-france.org/en/intention-priere/. A intenção pode ser escrita em português e será depositada na gruta de Lourdes.

FONTES: National Catholic Register e Santuário de Lourdes

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Comunidade Canção Nova dá ‘abraço virtual’ em São Paulo

Transmitido pela TV e internet, evento de evangelização que costuma reunir multidões na capital paulista foi acompanhado em todo o Brasil e...

‘Vale a pena enfrentar a cruz e todo sofrimento por causa de Cristo’

Afirmou o Cardeal Scherer em missa na Catedral da Sé, nesta quinta-feira, 6, Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Mês vocacional é aberto com missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca

No domingo, 2, Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu missa...

Festa de São Pedro Julião Eymard, o apóstolo da Eucaristia

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Santa Ifigênia, Setor Pastoral Catedral, cuja igreja matriz tem...

Paróquia Santo Inácio completa 80 anos

Na sexta-feira, 31 de julho, a Paróquia Santo Inácio de Loyola, Setor Pastoral Paraíso, completou 80 anos de existência, hoje confiada aos...

Newsletter