Na Noruega, iniciativa da Caritas ajuda a combater a solidão durante a pandemia

Campanha surgiu após a percepção de que o medo do contágio e o confinamento forçado têm levado muitas pessoas à tristeza, ao desespero e a perder a alegria de viver

Marta Skretteberg, secretária-geral da Caritas Noruega, com o cartaz da ação #ring5 (foto: Caritas Noruega)

 “Ligue para 5 pessoas que necessitam – # ring5″, para ajudar a superar a solidão e as necessidades de pessoas isoladas ou solitárias, é a campanha lançada pela Caritas Noruega. Um ano após o início da pandemia, o medo do contágio e o confinamento forçado têm levado muitas pessoas à tristeza e ao desespero, mas acima de tudo a perder a alegria de viver.

“Vou reservar um tempo para ligar para pelo menos 5 pessoas que acho que podem ter necessidades sociais não atendidas e vou me alegrar em falar com elas”, disse Dom Bernt Eidsvig, Bispo da Diocese de Oslo, em uma mensagem em vídeo, para lançar a iniciativa da Caritas Noruega como antídoto para a solidão.

ORIGEM

A campanha nasceu a partir dos dados de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública, realizado no outono de 2020, sobre qualidade de vida e saúde mental durante a pandemia. As respostas confirmaram o que se presumia muito tempo atrás: muitas pessoas lutam contra a solidão e uma em cada quatro responde que não está feliz com a vida. Solteiros, estudantes e migrantes estão entre os mais afetados.

MIGRANTES

“Ligue para 5 pessoas que necessitam, agora durante as festividades da Páscoa”, foi o apelo da secretária-geral da Caritas Noruega, Martha Skretteberg, que, juntamente com Dom Bernt, recorda que não é necessário ser especialista, que é possível ajudar com atenção e caridade. Em particular, a agente da Caritas se refere à solidão dos migrantes, porque, embora a pandemia tenha deixado sua marca na vida de todos, os migrantes a sentiram com mais força.

“Muitos dos que atendemos na Caritas não têm uma rede afetiva ou familiar na Noruega, falam mal o norueguês e têm maior probabilidade de perder o emprego ou ter problemas financeiros. Isso os torna mais vulneráveis ​​agora. Estamos em contato com muitos que nos dizem que estão lutando mentalmente e se sentem sozinhos. Muitas pessoas também sentem falta de suas famílias que moram em seus países de origem, especialmente aquelas que têm filhos fora da Noruega e não podem viajar para visitá-los”, explica Martha.

EPIDEMIA

Mais de um ano se passou desde que a pandemia de COVID-19 surgiu, e as autoridades tiveram que implementar medidas rigorosas de controle para evitar contágios. “Todos nós temos medo. Muitos foram infectados, vários ficaram gravemente doentes e aproximadamente 660 pessoas perderam a vida na Noruega”, explica o Bispo de Oslo, ao constatar que se trata de “uma prova de resistência”.

O Prelado norueguês expressou que a maior preocupação é que as pessoas fiquem “letárgicas”, melancólicas, ou que evitem seguir as regras necessárias para o controle da doença, porque as restrições levam à solidão. O convite do Bispo a se conectar com as pessoas que estão solitárias é uma maneira de tornar suas vidas melhores.

Fonte: Caritas da Noruega e Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários