No túmulo de São Francisco, o Papa assina a encíclica ‘Fratelli tutti’

Documento será apresentado pelo Vaticano no domingo, dia 4

Foto: Vatican Media

Na tarde deste sábado, 3, em Assis, o Papa Francisco celebrou missa e assinou a sua terceira encíclica, Fratelli tutti, dedicada à fraternidade e à amizade social, valores imprescindíveis para restaurar a esperança e o impulso a uma humanidade ferida também pela pandemia da COVID-19.

A encíclica extrai o seu nome das palavras escritas por São Francisco de Assis e será apresentada no domingo, dia 4, na memória litúrgica do Santo.

O Papa Francisco não fez a homilia. A oração, o silêncio e a simplicidade marcaram esta visita que, por vontade do Papa devido à situação mundial de saúde, se realizou sem nenhuma participação dos fiéis.

Pouco antes da assinatura, o Papa agradeceu à Primeira Seção da Secretaria de Estado que trabalhou na redação e tradução da Encíclica.

“Agora, assinarei a Encíclica que o Monsenhor Paolo Braida, encarregado das traduções e também dos discursos do Papa, na Primeira Seção, traz ao altar. Ele supervisiona tudo e por isso que eu quis que ele estivesse presente aqui hoje e me trouxesse a Encíclica. Vieram com ele dois tradutores: Padre Antônio, tradutor da língua portuguesa, que traduziu do espanhol para o português; e o Padre Cruz que é espanhol e supervisionou um pouco as outras traduções do original em espanhol. Faço isso como um sinal de gratidão a toda a Primeira Seção da Secretaria de Estado que trabalhou nesta redação e tradução”, afirmou o Pontífice.

A celebração eucarística contou com a participação de cerca de vinte frades, alguns religiosos, junto com o bispo da Diocese, Dom Domenico Sorrentino, e o Xardeal Agostino Vallini, legado pontifício para as basílicas de São Francisco e Santa Maria dos Anjos, em Assis.

Na manhã deste domingo, o jornal O SÃO PAULO, em sua versão on-line, publicará uma síntese da nova encíclica, bem como artigos com análises iniciais sobre o documento pontifício.

Fonte: Vatican Media

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários