Confira nossa versão impressa

No túmulo de São Francisco, o Papa assina a encíclica ‘Fratelli tutti’

Documento será apresentado pelo Vaticano no domingo, dia 4

No túmulo de São Francisco, o Papa assina a encíclica ‘Fratelli tutti’
Foto: Vatican Media

Na tarde deste sábado, 3, em Assis, o Papa Francisco celebrou missa e assinou a sua terceira encíclica, Fratelli tutti, dedicada à fraternidade e à amizade social, valores imprescindíveis para restaurar a esperança e o impulso a uma humanidade ferida também pela pandemia da COVID-19.

A encíclica extrai o seu nome das palavras escritas por São Francisco de Assis e será apresentada no domingo, dia 4, na memória litúrgica do Santo.

O Papa Francisco não fez a homilia. A oração, o silêncio e a simplicidade marcaram esta visita que, por vontade do Papa devido à situação mundial de saúde, se realizou sem nenhuma participação dos fiéis.

Pouco antes da assinatura, o Papa agradeceu à Primeira Seção da Secretaria de Estado que trabalhou na redação e tradução da Encíclica.

“Agora, assinarei a Encíclica que o Monsenhor Paolo Braida, encarregado das traduções e também dos discursos do Papa, na Primeira Seção, traz ao altar. Ele supervisiona tudo e por isso que eu quis que ele estivesse presente aqui hoje e me trouxesse a Encíclica. Vieram com ele dois tradutores: Padre Antônio, tradutor da língua portuguesa, que traduziu do espanhol para o português; e o Padre Cruz que é espanhol e supervisionou um pouco as outras traduções do original em espanhol. Faço isso como um sinal de gratidão a toda a Primeira Seção da Secretaria de Estado que trabalhou nesta redação e tradução”, afirmou o Pontífice.

A celebração eucarística contou com a participação de cerca de vinte frades, alguns religiosos, junto com o bispo da Diocese, Dom Domenico Sorrentino, e o Xardeal Agostino Vallini, legado pontifício para as basílicas de São Francisco e Santa Maria dos Anjos, em Assis.

Na manhã deste domingo, o jornal O SÃO PAULO, em sua versão on-line, publicará uma síntese da nova encíclica, bem como artigos com análises iniciais sobre o documento pontifício.

Fonte: Vatican Media

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Missionários Claretianos comemoram 125 anos de presença no Brasil

Uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Paróquia Imaculado Coração de...

Prefeitura pede que no Dia de Finados cerimônias religiosas em cemitérios ocorram em espaços abertos

Em nota divulgada à imprensa na tarde da segunda-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo recomendou que...

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre eles estão os arcebispos de Washington (EUA) e de Santiago do Chile Três...

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Newsletter