‘Os mandamentos são o caminho indicado por Deus para a nossa vida’

(Foto: Arquivo/Bruno Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quarta-feira, 10, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

A liturgia do dia estaca os mandamentos da Lei de Deus. “Devemos ainda observar os dez mandamentos ou eles ficaram para trás?”, indagou Dom Odilo, no início da homilia, ressaltando que Jesus veio para dar pleno cumprimento e sentido aos mandamentos, não para aboli-los.

Na primeira leitura (Dt 4,1.5-9), Moisés entrega os mandamentos ao povo e diz que eles expressam a vontade de Deus a respeito de seus filhos e constituem a fonte da verdadeira sabedoria. “Não é sábio desprezar os mandamentos de Deus”, afirmou o Arcebispo. 

Jesus e a Lei

No Evangelho, Jesus adverte que “quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” e, por outro lado, “quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

“O próprio Jesus observa os mandamentos. Por isso, eles continuam válidos para os cristãos, estão na base da nossa conduta moral”, enfatizou o Cardeal.

Dom Odilo acrescentou que a Quaresma é o tempo oportuno para fazer uma “revisão da vida cristã” e, por isso, é ocasião de recordar os mandamentos como o “caminho indicado por Deus para a nossa vida”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários