Confira nossa versão impressa

Os ministros da Igreja são chamados a exercer um ‘serviço de amor’ em nome de Cristo

Os ministros da Igreja são chamados a exercer um 'serviço de amor' em nome de Cristo

Na missa da manhã desta sexta-feira, 29, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, destacou a missão confiada por Jesus ao Apóstolo São Pedro, de apascentar o seu rebanho com o mesmo amor que tem pelo Senhor.

Como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, Dom Odilo presidiu a Eucaristia na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

‘TU ME AMAS?’

Na homilia, ao  comentar o trecho do Evangelho do dia (21, 15-19), o Cardeal Scherer afirmou que o diálogo relatado coloca Pedro em evidência e mostra que sua missão era distinta da dos outros apóstolos. Jesus se dirige pessoalmente a Pedro e lhe pergunta três vezes: ‘Tu me amas?”.

“Há quem se pergunta se Pedro, naquele momento, lembrou-se das três negações que fez a Jesus durante seu julgamento. Ele, cartamente, percebeu que o Senhor lhe pedia alguma coisa muito importante”, ressaltou o Arcebispo.

“Pedro responde de coração inteiro o que, de fato, sentia por Jesus: ‘Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo’”, afirmou Dom Odilo, acrescentando que o evangelista observou que Pedro ficou triste diante da tríplice indagação de Jesus.  “Não é uma tristeza motivada pela negação, mas pelo questionamento do amor, se ele o ama de verdade”.

CUIDAR DO REBANHO

Diante da resposta de Pedro, Cristo lhe confia: “Apascenta os minhas ovelhas”. “Jesus entrega seu rebanho de maneira toda especial à Pedro. Por isso, ele deverá cuidar dessas ovelhas com o mesmo amor que tem pelo Senhor”, enfatizou o Arcebispo, afirmando que a missão pastoral dos Apóstolos é um “ofício de amor”, recordando as palavras de Santo Agostinho.

“Por isso, neste dia de preparação a Pentecostes, queremos invocar o Espírito Santo de modo todo especial sobre aquele que hoje tem a missão de Pedro, o Papa, seu sucessor, para que Deus lhe dê a capacidade de sempre mais amar. De não se abater diante das dificuldades e dos muitos problemas… Que diante das decisões que tenha que tomar, prevaleça sempre o amor pelas ovelhas, o povo de Deus”, pediu o Cardeal, estendendo sua prece para todos os bispos que, diante das porções do povo de Deus que lhe são confiadas, possam realizar bem esse ofício de amor.

VOCAÇÕES

Por fim, o Arcebispo convidou todos a rezarem pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias, para que haja cada vez mais pessoas que, como Pedro, os demais apóstolos e tantos outros ao longo da história da Igreja também acolham o chamado para viver a missão de amar o povo de Deus e exercer, em nome de Cristo, esse serviço de amor.

“Que Deus acompanhe seu povo para que não faltem pastores e que as ovelhas não deixem de amar o seus pastores”, concluiu Dom Odilo.

PENTECOSTES

Antes da benção final, Dom Odilo renovou o convite aos fiéis para participarem, de suas casas, dos últimos dias da Novena de Pentecostes, assim como da Vigília, na noite do sábado, 30, e da celebração da Solenidade de Pentecostes, no domingo, 31.

A Arquidiocese de São Paulo preparou  com o movimentos e novas comunidades uma programação especial de atividades para celebrar a data, que pode ser acessada aqui.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Seminário Redemptoris Mater São Paulo Apóstolo comemora dez anos de origem

Na última quarta-feira, 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo presidiu a missa pelos...

Cresce entre os católicos a prática da Leitura Orante da Bíblia

Nos últimos anos, muitos têm redescoberto uma das práticas mais antigas do Cristianismo, a Lectio Divina, método pelo qual a pessoa vive...

Estação de trem em São Paulo recebe lixo eletrônico

Projeto visa conscientizar sobre descarte correto. Os equipamentos recolhidos serão reciclados e depois serão doados para alunos de escolas públicas

Rede Eclesial Pan-Amazônica tem novo Secretário Executivo

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa on-line, realizada na segunda-feira, 14, em celebração pelos seis anos de criação da entidade

Semana Nacional de Trânsito foca a preservação de vidas

A meta é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de...

Newsletter