Os ministros da Igreja são chamados a exercer um ‘serviço de amor’ em nome de Cristo

Na missa da manhã desta sexta-feira, 29, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, destacou a missão confiada por Jesus ao Apóstolo São Pedro, de apascentar o seu rebanho com o mesmo amor que tem pelo Senhor.

Como tem acontecido desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19, Dom Odilo presidiu a Eucaristia na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

‘TU ME AMAS?’

Na homilia, ao  comentar o trecho do Evangelho do dia (21, 15-19), o Cardeal Scherer afirmou que o diálogo relatado coloca Pedro em evidência e mostra que sua missão era distinta da dos outros apóstolos. Jesus se dirige pessoalmente a Pedro e lhe pergunta três vezes: ‘Tu me amas?”.

“Há quem se pergunta se Pedro, naquele momento, lembrou-se das três negações que fez a Jesus durante seu julgamento. Ele, cartamente, percebeu que o Senhor lhe pedia alguma coisa muito importante”, ressaltou o Arcebispo.

“Pedro responde de coração inteiro o que, de fato, sentia por Jesus: ‘Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo’”, afirmou Dom Odilo, acrescentando que o evangelista observou que Pedro ficou triste diante da tríplice indagação de Jesus.  “Não é uma tristeza motivada pela negação, mas pelo questionamento do amor, se ele o ama de verdade”.

CUIDAR DO REBANHO

Diante da resposta de Pedro, Cristo lhe confia: “Apascenta os minhas ovelhas”. “Jesus entrega seu rebanho de maneira toda especial à Pedro. Por isso, ele deverá cuidar dessas ovelhas com o mesmo amor que tem pelo Senhor”, enfatizou o Arcebispo, afirmando que a missão pastoral dos Apóstolos é um “ofício de amor”, recordando as palavras de Santo Agostinho.

“Por isso, neste dia de preparação a Pentecostes, queremos invocar o Espírito Santo de modo todo especial sobre aquele que hoje tem a missão de Pedro, o Papa, seu sucessor, para que Deus lhe dê a capacidade de sempre mais amar. De não se abater diante das dificuldades e dos muitos problemas… Que diante das decisões que tenha que tomar, prevaleça sempre o amor pelas ovelhas, o povo de Deus”, pediu o Cardeal, estendendo sua prece para todos os bispos que, diante das porções do povo de Deus que lhe são confiadas, possam realizar bem esse ofício de amor.

VOCAÇÕES

Por fim, o Arcebispo convidou todos a rezarem pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias, para que haja cada vez mais pessoas que, como Pedro, os demais apóstolos e tantos outros ao longo da história da Igreja também acolham o chamado para viver a missão de amar o povo de Deus e exercer, em nome de Cristo, esse serviço de amor.

“Que Deus acompanhe seu povo para que não faltem pastores e que as ovelhas não deixem de amar o seus pastores”, concluiu Dom Odilo.

PENTECOSTES

Antes da benção final, Dom Odilo renovou o convite aos fiéis para participarem, de suas casas, dos últimos dias da Novena de Pentecostes, assim como da Vigília, na noite do sábado, 30, e da celebração da Solenidade de Pentecostes, no domingo, 31.

A Arquidiocese de São Paulo preparou  com o movimentos e novas comunidades uma programação especial de atividades para celebrar a data, que pode ser acessada aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários