Papa se solidariza com vítimas de terremoto no México

Papa se solidariza com vítimas de terremoto no México

O Papa Francisco manifestou sua solidariedade às vítimas do terremoto de magnitude 7.5 que atingiu o México nesta terça-feira, 23, deixando pelo menos sete mortos e dezenas de edifícios danificados.

“Ontem, um violento terremoto sacudiu o sul do México causando algumas vítimas, feridos e grandes danos. Rezemos por todos eles. Que a ajuda de Deus lhes dê força e apoio. Irmãos e irmãs, estou muito próximo a vocês”, afirmou o Pontífice, durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 24, no Vaticano.

O ABALO

O epicentro do tremor foi ao sul da localidade de Crucecita, a uma profundidade de 5 km. Em uma hora, o Serviço sismológico nacional registrou outros 147 tremores secundários, sendo o mais forte de magnitude 4.6.

Segundo informações da Caritas Nacional Mexicana, cerca de 2 mil casas e 55 escolas locais sofreram danos e os sistemas de drenagem e água em Juchitán e El Espinal entraram em colapso.

Caritas informou, ainda, que foram relatados danos consideráveis ​​nas comunidades da serra sul de Oaxaca e no Centro Médico de San Juan Otzolotepec, bem como na cidade de Santa Catarina del Xanaguia, no mesmo município. “A Pastoral Social está gerenciando com a Defesa Civil e a Cruz Vermelha a atenção a este município”, destaca o comunicado da entidade que lançou uma campanha nacional para ajudar as vítimas do terremoto.

COVID-19

A situação atual na área de Oaxaca é agravada pela emergência sanitária da pandemia de COVID-19 e pelo isolamento social.  Além disso, há relatos de incidentes devido a alguns conflitos na comunidade, como o que aconteceu na comunidade de San Mateo del Mar, onde há uma fechamento temporário do mesmo, pois, devido a um incidente de segurança, 15 pessoas foram mortas; restringindo qualquer possibilidade de acesso a terceiros.

O terremoto foi sentido também na capital, Cidade do México, fazendo com que muitas pessoas saíssem às ruas sem máscaras. O país registra mais de 185 mil casos e 22 mil mortos pela COVID-19.

(Com informações de Vatican News e Caritas Nacional Mexicana)

Notícias relacionadas

Papa se solidariza com vítimas de terremoto no México

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter