Confira nossa versão impressa

Papa se solidariza com vítimas de terremoto no México

Papa se solidariza com vítimas de terremoto no México

O Papa Francisco manifestou sua solidariedade às vítimas do terremoto de magnitude 7.5 que atingiu o México nesta terça-feira, 23, deixando pelo menos sete mortos e dezenas de edifícios danificados.

“Ontem, um violento terremoto sacudiu o sul do México causando algumas vítimas, feridos e grandes danos. Rezemos por todos eles. Que a ajuda de Deus lhes dê força e apoio. Irmãos e irmãs, estou muito próximo a vocês”, afirmou o Pontífice, durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 24, no Vaticano.

O ABALO

O epicentro do tremor foi ao sul da localidade de Crucecita, a uma profundidade de 5 km. Em uma hora, o Serviço sismológico nacional registrou outros 147 tremores secundários, sendo o mais forte de magnitude 4.6.

Segundo informações da Caritas Nacional Mexicana, cerca de 2 mil casas e 55 escolas locais sofreram danos e os sistemas de drenagem e água em Juchitán e El Espinal entraram em colapso.

Caritas informou, ainda, que foram relatados danos consideráveis ​​nas comunidades da serra sul de Oaxaca e no Centro Médico de San Juan Otzolotepec, bem como na cidade de Santa Catarina del Xanaguia, no mesmo município. “A Pastoral Social está gerenciando com a Defesa Civil e a Cruz Vermelha a atenção a este município”, destaca o comunicado da entidade que lançou uma campanha nacional para ajudar as vítimas do terremoto.

COVID-19

A situação atual na área de Oaxaca é agravada pela emergência sanitária da pandemia de COVID-19 e pelo isolamento social.  Além disso, há relatos de incidentes devido a alguns conflitos na comunidade, como o que aconteceu na comunidade de San Mateo del Mar, onde há uma fechamento temporário do mesmo, pois, devido a um incidente de segurança, 15 pessoas foram mortas; restringindo qualquer possibilidade de acesso a terceiros.

O terremoto foi sentido também na capital, Cidade do México, fazendo com que muitas pessoas saíssem às ruas sem máscaras. O país registra mais de 185 mil casos e 22 mil mortos pela COVID-19.

(Com informações de Vatican News e Caritas Nacional Mexicana)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Capela do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus: 80 anos de história

Na série de reportagens sobre as capelas católicas em unidades hospitalares da capital paulista, o destaque de...

Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP comemora dez anos

O evento transmitido pela internet nesta sexta-feira, 23, marcou as comemorações dos dez anos da Cátedra de...

São João Paulo II: um Santo e poeta da Igreja

Dando sequência a série especial que rememora santos poetas da Igreja ao longo da história, O SÃO...

Declaração de Consenso de Genebra: avanço na luta contra o aborto

Brasil é um dos 32 países que assinam o documento que reforça a autonomia dos país na proteção da vida dos nascituros

Relatório da Caritas SP mostra os impactos da pandemia em crianças refugiadas

A equipe de Proteção do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) produziu um relatório sobre os...

Newsletter