Confira nossa versão impressa

Para valorizar a maternidade e os vínculos familiares

A Associação Filhos da Luz, desde 2014, orienta mulheres focando no bem-estar e na formação integral

Para valorizar a maternidade e os vínculos familiares
Governo Federal

É no ventre materno que a família é gerada, mas, em alguns casos, a família é exposta a situações das mais diversas, algumas vezes conflituosas e desafiadoras. Tais adversidades podem despertar situações de vulnerabilidade, que, por vezes, se perpetuam por períodos mais intensos.

Com o objetivo de apoiar, oferecer informação e orientação para que as mulheres possam superar os conflitos que as impedem de ter uma maternidade mais saudável, a Associação Filhos da Luz foi fundada em 2014.

A entidade acompanha, desde então, mulheres em situação de crise em relação à maternidade, por meio de voluntários que realizam um acompanhamento pautado no bem-estar integral e no fortalecimento dos vínculos familiares, a fim de prevenir que a situação de crise retome.

Para os atendimentos, a associação oferece um espaço de acolhimento confidencial, em que acontece uma reflexão mútua, que busca identificar o fundamento das problemáticas enfrentadas e, quando necessário, alguns casos se incluem no acompanhamento dos parceiros dessas mulheres.

Ao todo, estima-se que 200 mulheres, entre 14 e 44 anos, já foram beneficiadas pela atuação dos voluntários. Destas, 95% estavam grávidas, em situação de crise ou vulnerabilidade.

Mercedes Figueroa Magister, que é especialista em Educação Integral da Sexualidade pela Universidade Católica da Argentina e coordenadora de formação da Associação Filhos da Luz, salientou em entrevista ao O SÃO PAULO que, a partir do diálogo sobre o valor da relação das mães com seus filhos, a associação já conseguiu colaborar com significativas transformações.

EM MEIO AO DISTANCIAMENTO

A associação realiza formações anuais com 20 a 50 voluntários, que se colocam a serviço das famílias em situação de dificuldade, e em 2019 firmou uma parceria com o Núcleo Fé e Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Este ano, devido à recomendação de distanciamento social, a formação acontecerá virtualmente. Composto por oito encontros, o projeto irá tratar a objetividade do voluntariado neste trabalho, os critérios da associação para a valorização da vida – pensada a partir da inclusão social, aprofundando problemas vivenciados pelas mulheres em crise com a maternidade, gestação não planejada, enfrentamento da infertilidade, sequelas pós-aborto (espontâneo ou provocado) e atendimento integral envolvendo as mulheres e suas famílias.

A associação já recebeu algumas inscrições e se prepara para que, em meados de julho, aconteçam as matrículas e encontros on-line pela plataforma Google Meet.

“Pretendemos ser uma resposta à problemática da gestação em crise, inclusão social da gestante, do sofrimento vinculado à maternidade. Como o nome da associação indica, queremos a valorização da vida e o bem-estar social”, disse Mercedes.   

POR MUITAS MÃOS

Mesmo sendo um trabalho voluntário, todos os anos a procura de pessoas que desejam contribuir com essa transformação é acrescida.

O acompanhamento é feito de forma personalizada, específica e ambulatorial durante o período necessário para a superação da crise, de forma integral e multidisciplinar, e acontece com a colaboração de profissionais das áreas da Ginecologia, Psicologia, Direito, entre outras.

Em 2019, a entidade recebeu um reconhecimento outorgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em Brasília (DF) “pelos relevantes serviços de interesse público desenvolvidos com gestantes e mães em situação de vulnerabilidade”.

“Esperamos continuar crescendo, pois, quando conseguimos melhorar a comunicação, o vínculo, a vida dos pais, conseguimos mudar completamente a história dos filhos, e isso melhora, sem dúvida, a sociedade”, concluiu a coordenadora.

CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO FILHOS DA LUZ

Para mais informações sobre voluntariado e atuação da entidade, acesse.

Quem desejar realizar a formação ou precisa de apoio por alguma dificuldade, contate a instituição pelo e-mail: filhosdaluzassoc@gmail.com.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

SP amplia programa Poupatempo de 75 para 340 unidades e investe em serviços digitais

 Estado aumentará cobertura de atendimento e levará serviços para todos os municípios; retomada nos postos ocorre dia 19

Famílias transformam a quarentena em oportunidade de conversão

“Fique em casa!” é uma das expressões mais ouvidas nos últimos cinco meses, desde quando começaram as...

Semana Nacional da Família destaca a missão da ‘Igreja doméstica’

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15) é o tema da Semana Nacional da Família,...

Papa pede o fim de armas nucleares e reza por vítimas de tragédia no Líbano

Duas mensagens de solidariedade marcaram a oração do Angelus do Papa Francisco, no domingo, 9. A primeira delas, a recordação do aniversário...

Papa batiza irmãs siameses separadas em hospital do Vaticano

As meninas, agora com 2 anos, provêm da República Centro Africana, As irmãs siamesas...

Newsletter