Para valorizar a maternidade e os vínculos familiares

A Associação Filhos da Luz, desde 2014, orienta mulheres focando no bem-estar e na formação integral

Governo Federal

É no ventre materno que a família é gerada, mas, em alguns casos, a família é exposta a situações das mais diversas, algumas vezes conflituosas e desafiadoras. Tais adversidades podem despertar situações de vulnerabilidade, que, por vezes, se perpetuam por períodos mais intensos.

Com o objetivo de apoiar, oferecer informação e orientação para que as mulheres possam superar os conflitos que as impedem de ter uma maternidade mais saudável, a Associação Filhos da Luz foi fundada em 2014.

A entidade acompanha, desde então, mulheres em situação de crise em relação à maternidade, por meio de voluntários que realizam um acompanhamento pautado no bem-estar integral e no fortalecimento dos vínculos familiares, a fim de prevenir que a situação de crise retome.

Para os atendimentos, a associação oferece um espaço de acolhimento confidencial, em que acontece uma reflexão mútua, que busca identificar o fundamento das problemáticas enfrentadas e, quando necessário, alguns casos se incluem no acompanhamento dos parceiros dessas mulheres.

Ao todo, estima-se que 200 mulheres, entre 14 e 44 anos, já foram beneficiadas pela atuação dos voluntários. Destas, 95% estavam grávidas, em situação de crise ou vulnerabilidade.

Mercedes Figueroa Magister, que é especialista em Educação Integral da Sexualidade pela Universidade Católica da Argentina e coordenadora de formação da Associação Filhos da Luz, salientou em entrevista ao O SÃO PAULO que, a partir do diálogo sobre o valor da relação das mães com seus filhos, a associação já conseguiu colaborar com significativas transformações.

EM MEIO AO DISTANCIAMENTO

A associação realiza formações anuais com 20 a 50 voluntários, que se colocam a serviço das famílias em situação de dificuldade, e em 2019 firmou uma parceria com o Núcleo Fé e Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Este ano, devido à recomendação de distanciamento social, a formação acontecerá virtualmente. Composto por oito encontros, o projeto irá tratar a objetividade do voluntariado neste trabalho, os critérios da associação para a valorização da vida – pensada a partir da inclusão social, aprofundando problemas vivenciados pelas mulheres em crise com a maternidade, gestação não planejada, enfrentamento da infertilidade, sequelas pós-aborto (espontâneo ou provocado) e atendimento integral envolvendo as mulheres e suas famílias.

A associação já recebeu algumas inscrições e se prepara para que, em meados de julho, aconteçam as matrículas e encontros on-line pela plataforma Google Meet.

“Pretendemos ser uma resposta à problemática da gestação em crise, inclusão social da gestante, do sofrimento vinculado à maternidade. Como o nome da associação indica, queremos a valorização da vida e o bem-estar social”, disse Mercedes.   

POR MUITAS MÃOS

Mesmo sendo um trabalho voluntário, todos os anos a procura de pessoas que desejam contribuir com essa transformação é acrescida.

O acompanhamento é feito de forma personalizada, específica e ambulatorial durante o período necessário para a superação da crise, de forma integral e multidisciplinar, e acontece com a colaboração de profissionais das áreas da Ginecologia, Psicologia, Direito, entre outras.

Em 2019, a entidade recebeu um reconhecimento outorgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em Brasília (DF) “pelos relevantes serviços de interesse público desenvolvidos com gestantes e mães em situação de vulnerabilidade”.

“Esperamos continuar crescendo, pois, quando conseguimos melhorar a comunicação, o vínculo, a vida dos pais, conseguimos mudar completamente a história dos filhos, e isso melhora, sem dúvida, a sociedade”, concluiu a coordenadora.

CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO FILHOS DA LUZ

Para mais informações sobre voluntariado e atuação da entidade, acesse.

Quem desejar realizar a formação ou precisa de apoio por alguma dificuldade, contate a instituição pelo e-mail: filhosdaluzassoc@gmail.com.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários