Paróquia Nossa Senhora da Lapa: 109 anos de fundação

Benigno Naveira

A história da Paróquia Nossa Senhora da Lapa se confunde com a do bairro de mesmo nome, na zona Oeste da cidade.

Em 25 de agosto de 1910, o engenheiro Serafim Corso ofertou à Paróquia de Santa Cecília a doação de um terreno situado no bairro da Lapa, exatamente onde está localizada a atual matriz da Paróquia Nossa Senhora da Lapa. Em 9 de outubro daquele ano, o então Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, abençoou a pedra fundamental do templo. As obras começaram em março de 1911 e meses depois, em 7 de dezembro, aconteceu a inauguração da Paróquia, desmembrada da Paróquia de Santa Cecília, e a posse do primeiro Vigário, Padre Nicolau Cosentino.

No último dia 7, na memória de Santo Ambrósio, foi celebrada a missa solene pelo aniversário de 109 anos da Paróquia, presidida pelo Padre Adalton Pereira de Castro, Pároco. Este ano, emrazão da atual pandemia, não houve festividades de cunho social.

Pároco dessa paróquia há 42 anos, Padre Adalton, em conversa com a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Região Lapa, falou de sua alegria e satisfação por este tempo à frente da comunidade paroquial e recordou as celebrações de casamentos, batizados, a primeira Comunhão e crismas de filhos e netos de pessoas que se uniram em Matrimônio na Paróquia. Sacerdote há 47 anos, ele recomenda aos novos padres que tenham muita fé e acreditem sempre que o amor é mais forte que o ódio e, assim, continuem, com muita perseverança e determinação, seu trabalho de evangelização.

(Benigno Naveira – Colaborador de Comunicação na Região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários