Confira nossa versão impressa

Pela internet, Carlo Acutis deu evidência a muitos milagres eucarísticos

O jovem Carlo Acutis, beatificado no último dia 10 e conhecido como o Padroeiro da Internet, dedicou-se em sua curta vida à produção de sites com conteúdo católico para levar a fé ao maior número de pessoas. Um dos sites criados por Carlo descreve, em detalhes, diversos milagres eucarísticos.

Pela internet, Carlo Acutis deu evidência a muitos milagres eucarísticos
Carlo Acutis, morto em 2006, foi beatificado em 10 de outubro (Foto: Arquivo Pessoal)

Muitas vezes, para obter informações confiáveis, Carlo viajava aos locais dos milagres, para vê-los por si mesmo. A qualidade do trabalho do jovem fez com que o site se tornasse uma exposição, que já foi recebida nos cinco continentes, em milhares de paróquias e em diversos santuários, como o de Fátima, em Portugal; Lourdes, na França; e Guadalupe, no México.

A intenção do Beato Carlo era mostrar, por meio dos milagres eucarísticos, a verdade de fé que cria com profundidade de coração: a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, nas espécies do pão e do vinho consagrados, em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

A vida de Carlo girava em torno da Eucaristia. Ia à missa diariamente e rezava, por um tempo considerável, todos os dias diante do Sacrário. “A Eucaristia é minha autoestrada para o céu”, afirmava o jovem.

“Decidi ajudar as pessoas compartilhando alguns dos meus segredos mais especiais para aqueles que desejam rapidamente alcançar a meta da santidade”, escreveu Carlo sobre a razão de se dedicar ao apostolado na internet. Além do site sobre os milagres eucarísticos, o jovem criou outros dedicados às aparições marianas e à vida dos santos.

Os milagres eucarísticos

A exposição descreve mais de cem milagres eucarísticos, que aconteceram em 19 países. O milagre mais antigo descrito ocorreu no Egito, no século III, e o mais recente ocorreu em 2013, na Polônia, na cidade de Legnica, sete anos após a morte do Beato, uma vez que a exposição foi atualizada para descrever milagres que ocorreram depois do seu falecimento.

Um dos mais recentes e que foi atestado cientificamente se deu na cidade de Buenos Aires, na Argentina, nos anos 1990, na época em que o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Buenos Aires.

Pela internet, Carlo Acutis deu evidência a muitos milagres eucarísticos

Na Paróquia de Santa Maria, de Buenos Aires, nos anos de 1992, 1994 e 1996, ocorreram três acontecimentos milagrosos. Em 1992, um ministro da Sagrada Comunhão encontrou pedaços de hóstia consagrada no corporal. O Sacerdote pôs os fragmentos em um recipiente com água, que depois foi colocado no Sacrário até as hóstias se dissolverem. Alguns dias depois, as hóstias adquiriram cor de sangue. Em 1994, numa missa, quando o ministro da Sagrada Comunhão pegava a âmbula no Sacrário, reparou que havia gotas de sangue que escorriam por ela. Em 1996, durante a missa da Assunção de Nossa Senhora, uma hóstia consagrada caiu no chão e foi colocada na água para dissolver, e, novamente, alguns dias depois, a hóstia tinha se transformado em sangue.

Em 1999, o Arcebispo Titular de Bueno Aires, que na época já era Dom Bergoglio, pediu ao médico Castañon Gomez que analisasse os casos. Ele constatou que as hóstias se transformaram não apenas em sangue, mas em tecido vivo do coração, semelhante ao averiguado no milagre de Lanciano, na Itália. Além disso, o tipo de sangue, AB, é o mesmo identificado em outros milagres eucarísticos. Outros especialistas chegaram às mesmas conclusões, como o professor Frederick Zugibe, da Universidade de Columbia em Nova York, nos Estados Unidos.

Outro milagre recente e pouco conhecido ocorreu na cidade de São Mauro La Bruca, na Itália, em 1969. Naquele ano, alguns ladrões furtaram as âmbulas que guardavam hóstias consagradas no Sacrário. Na manhã seguinte, um menino as encontrou jogadas no chão de uma estrada, pois foram descartadas pelos criminosos. O menino as recolheu e as devolveu ao pároco. As hóstias, até hoje, não estragaram e permanecem intactas. O milagre só foi reconhecido em 1994, 25 anos depois, pois se considerou sobrenatural o fato de as hóstias não terem ainda perecido.

Pela internet, Carlo Acutis deu evidência a muitos milagres eucarísticos

Um milagre pouco conhecido ocorreu na cidade de O’Cerebreiro, na Espanha, em 1300. Um padre, que não acreditava na transubstanciação, em um dia frio e com neve, pensava que ninguém iria naquele dia se dirigir à igreja para assistir à missa. Entretanto, um camponês piedoso o contrariou e apareceu para participar da Eucaristia. Com raiva do camponês, o Padre começou a rezar a missa e, no momento da Consagração, a hóstia se transformou em sangue em suas mãos. Até hoje, as relíquias do milagre estão expostas e, todos os anos, no dia de Corpus Christi, são levadas em procissão.

Ainda intacta está uma das hóstias de um milagre que ocorreu em 1608, na cidade da Faverney, na França. Na vigília de Pentecostes, os monges da abadia da cidade expuseram num ostensório o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis. Na manhã seguinte, a abadia incendiou-se, e o altar sobre o qual estava o ostensório se reduziu a pó. Entretanto, após a fumaça baixar, percebeu-se que o ostensório não fora atingido pelas chamas e que estava flutuando no ar. A hóstia permanece intacta e ainda pode ser adorada na mesma abadia.

CLIQUE E ACESSE À ÍNTEGRA DA EXPOSIÇÃO

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Papa Francisco aos jovens: ‘Não fiquem fora de onde se produz o presente e o futuro!’

Em mensagem aos participantes de ‘Economia de Francisco’, o Papa defende uma nova abordagem econômica que inclua os pobres “Ou vocês se envolvem ou a...

TSE : e-Título deve ser baixado até as 23h59 deste sábado

A ferramenta digital dá acesso a uma série de serviços O aplicativo e-Título poderá ser baixado somente até as 23h59 deste sábado, 28, informou o Tribunal Superior...

Newsletter