‘Que Santa Paulina nos ensine a praticar com intensidade as obras de misericórdia’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, nesta quinta-feira, 9, a memória de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, religiosa italiana que viveu e morreu em São Paulo, sendo a primeira santa canonizada no Brasil.

 “Que Santa Paulina interceda por nós junto de Deus e nos ensine a viver como ela viveu com tanta intensidade as obras de misericórdia”, pediu Dom Odilo, no início da Eucaristia celebrada na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

O Cardeal recordou que Santa Paulina se dedicou aos doentes, idosos, às crianças abandonas e às pessoas em necessidade de modo todo especial. Aos poucos, ela reuniu outras mulheres que se dedicavam a esse apostolado e fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

O REINO ESTÁ PRÓXIMO

No Evangelho do dia (Mt 10,7-15), Jesus diz aos discípulos que “o Reino dos Céus está próximo”. “Essa é a boa-nova que a Igreja continua a anunciar”, ressaltou o Arcebispo, na homilia, acrescentando que, em seguida, o Senhor exortou: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar”

 “Junto com o anúncio da boa-nova está sempre a ação de libertar as pessoas dos males que a oprimem, do corpo e da alma. Depois da ressurreição, quando Jesus envia os apóstolos novamente, segundo o Evangelho de São João, deu-lhes o poder de perdoar os pecados, essa libertação interior por meio da misericórdia de Deus”, afirmou Dom Odilo.

O Cardeal sublinhou, ainda, que dedicar-se aos doentes sempre foi a missão da Igreja. “Isso não pode nunca ser esquecido. As paróquias e nossas organizações eclesiais precisam ter um bom serviço para o cuidado e acompanhamento dos doentes seja em casa ou nos hospitais e demais ambientes de cuidado”, afirmou, lamentando sua tristeza quando toma conhecimento do fato de que algum ministro da Igreja foi impedido de entrar em um hospital para prestar assistência espiritual a um doente, que é um direito previsto, inclusive, na Constituição Brasileira.

INTERCESSÃO

Por fim, o Arcebispo novamente pediu que Santa Paulina inspire a Igreja em São Paulo para continuar a praticar as obras de misericórdia para com os doentes e mais necessitados.

Antes da benção final, Dom Odilo rezou uma oração a Santa Paulina, extraída do Manual de Orações e da Vida Cristã:

“Ó Deus onipotente e eterno, que exaltais os humildes e simples, e conduzistes Santa Paulina pelo caminho da santidade, através da provação, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por seu auxílio e a seu exemplo, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e encontrar a plenitude de vossa graça no serviço às pessoas, especialmente às mais necessitadas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários