Confira nossa versão impressa

‘Renovemos em nós a alegria da fé, apesar de todas as limitações’

‘Renovemos em nós a alegria da fé, apesar de todas as limitações’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 26, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Neste dia, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Filipe Néri, sacerdote que viveu na Itália no final do século XVI e ajudou a renovar a Igreja em tempos difíceis. “Ele foi, sobretudo, um padre que animou a vida da comunidade,  interessou-se muito pelos jovens, pela catequese e pela caridade. Enfim, foi um padre pastor”, afirmou Dom Odilo, no início da celebração.

Já na sétima semana do Tempo Pascal, aproximando-se da Solenidade Pentecostes, que será celebrada no próximo domingo, 31, o Arcebispo pediu por todas as pessoas que sofrem os impactos da pandemia de COVID19 e ressaltou:  “Deus continua em ação durante este tempo. Ele não nos abandonou, continua a conduzir a história e iremos sair fortalecidos com muitas coisas novas aprendidas”.

EVANGELHO

Na homilia, o Cardeal refletiu sobre o Evangelho do dia (Jo 17,1-11a), que apresenta o fim do longo discurso de Jesus na última ceia, quando ele não se dirige mais aos apóstolos, mas diretamente a Deus Pai, sendo quase um resumo de sua vida, quando diz: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste”.

“A Igreja está inserida nesta missão de Jesus: revelar o Evangelho ao mundo, , revelar à humanidade a glória e o desígnio de Deus. Essa é a Boa-Nova para a humanidade”, afirmou o Arcebispo.

Em seguida, Jesus afirma: “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”. Ao comentar essas palavras, Dom Odilo destacou que “Jesus intercede constantemente pela Igreja, assim como fez pelos os apóstolos”.

FORÇA DO ESPÍRITO

O Cardeal Scherer ressaltou que a Igreja continua empenhada no anúncio o Evangelho mediante a força do Espirito Santo, “o outro paráclito, consolador e defensor que, como Jesus, a assistirá para sempre, confirmando a certeza da presença divina na ação da Igreja”.

Por fim, o Cardeal pediu a ajuda do Espírito Santo “nesse tempo difícil, cheio de contradições”, como fez ao longo da história.  “Que no meio das dificuldades, o Espírito Santo nos conforte, nos dê firmeza e a perseverança em nossa fé”, pediu.

ALEGRIA

Na conclusão da missa, Dom Odilo recordou, ainda, que São Filipe Néri é conhecido como o “Santo da alegria” e ressaltou que essa é também uma graça do Espírito Santo.

“São Joao Paulo II dizia que o bom humor de São Filipe Néri vinha de sua união com Deus de sua santidade de vida. O Espírito Santo é também o espírito da alegria. Portanto, renovemos em nós a alegria da fé, alegria de viver, apesar de todas as limitações”, afirmou o Arcebispo.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Dom Odilo: A Igreja Católica é apostólica, está assentada no testemunho dos Apóstolos

Afirmou o Arcebispo de São Paulo na mais recente edição programa ‘Diálogos de Fé’

Dom Magnus Henrique, Bispo de Salgueiro (PE), está recuperado da Covid-19

O Bispo da Diocese de Salgueiro (PE), Dom Magnus Henrique Lopes, está recuperado da Covid-19. O prelado...

Como ler a Bíblia?

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa. A Igreja Católica indica a seus fiéis...

Farmácia Vaticana investe em tecnologia para o atendimento da população

Inaugurada 1894, local esteve em reforma desde 2017 e foi reinaugurado no início do mês de agosto

Congregação para a Doutrina da Fé condena todas as formas de eutanásia e de suicídio assistido

“Samaritanus bonus”, a carta da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo Papa, reitera a condenação a todas as formas de...

Newsletter