Confira nossa versão impressa

Desenvolvimento Regional alerta para aglomerações nas praias durante o feriado da independência

Governo do Estado faz apelo a prefeitos de cidades que são destinos turísticos para que adotem providências restritivas neste fim de semana prolongado 

Desenvolvimento Regional alerta para aglomerações nas praias durante o feriado da independência

Na 118ª coletiva de imprensa promovida pelo Governo do Estado sobre a pandemia de coronavírus, ocorrida hoje, 2, no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria e os Secretários de Saúde, Jean Gorenchteyn, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Educação, Rossieli Soares, além do coordenador e coordenador-executivo do Comitê de Contingência, José Medina e João Gabbardo, respectivamente, foram anunciadas as mais recentes medidas de enfrentamento da pandemia e de retomada e reabertura gradual da economia paulista. 

O Secretário Marco Vinholi fez apelo para manter os cuidados e precauções estabelecidos pelo Plano SP durante o feriado de 7 de setembro.  

“A preocupação do Governo do Estado é com a Baixada Santista e as 70 estâncias turísticas paulistas. A obrigação do Estado é apoiar as prefeituras no controle das regras fixadas pelo Plano SP. O momento atual pede responsabilidade de todos na manutenção das conquistas que obtivemos até aqui. Nós conseguimos avançar na contenção da pandemia e de abertura gradual da economia, e o momento ainda pede cautela. Ao longo desta semana, nós trabalhamos para mobilizar as prefeituras, em especial das 70 estâncias turísticas, para seguirmos respeitando os preceitos do Plano SP, especialmente no sentido de prevenir aglomerações no feriado”, afirmou Vinholi. 

Neste sentido, a Segurança Pública entrará com efetivo máximo neste fim de semana para apoiar as prefeituras. Gestores públicos e a sociedade estão mobilizados para que o Plano SP avance. 

Vinholi registrou também aumento no número de leitos nas regiões em fase laranja. A região de Franca ganhou 52 novos leitos de UTI, e agora tem um total de 13 leitos por cem mil habitantes. Em Rio Preto, foram mais 18 leitos e seis novos respiradores, totalizando 24 novos leitos no total e atingindo 26 leitos por cem  mil habitantes. 

Na região de Presidente Prudente, agora são dez leitos por 100 mil habitantes. Registro avançou de sete para 14 leitos por cem mil habitantes. Na região de Marília, houve avanço de 9 para 15 leitos por 100 mil habitantes. 

“Por fim, registro a necessidade de mobilização de prefeitos e da sociedade civil neste feriado”, concluiu Vinholi. 

Apoio aos municípios turísticos no feriado 

O Governo de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (2), o apoio às estâncias turísticas do estado, incluindo os municípios do litoral, para ações conjuntas com objetivo de conscientizar os turistas sobre a importância da quarentena e de evitar aglomerações no feriado prolongado da Independência. A Secretaria de Desenvolvimento Regional enviou documento à Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e aguarda que os prefeitos encaminhem ofícios com os pleitos. 

As medidas poderão ser adotadas em três frentes. A Secretarias de Logística e Transporte vai atuar com ações de conscientização dos motoristas nas estradas estaduais. A Secretaria de Saúde disponibilizará 200 profissionais da Vigilância Sanitária para realização de orientações a cidadãos e estabelecimentos comerciais. Já a Secretaria de Segurança Pública prestará apoio aos municípios que solicitarem ampliação dos efetivos da polícias Militar e Rodoviária.  

O Governo de SP reforça que a quarentena continua em vigor, com observância às regras do Plano SP. A conscientização da população para distanciamento social e uso de máscaras da lei é fundamental para contenção das taxas de contaminação do coronavírus e preservação de vidas. 

A fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras. 

Por: imprensa Governo de São Paulo

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Projeto Janelas CASACOR: beleza, sustentabilidade e responsabilidade social

Vitrines estão espalhadas por 13 bairros de São Paulo, sendo quatro delas em comunidades, com uma exposição inclusiva, gratuita, segura

Papa exorta novos cardeais a permanecerem sempre no caminho do Senhor

O Papa Francisco presidiu neste sábado, 28, o Consistório Ordinário Público no qual foram criados 13 novos cardeais. A celebração aconteceu na Basílica de São...

Arquidiocese de São Paulo terá igreja jubilar pelos 200 anos de mártir coreano

No próximo domingo, 29, às 10h30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana...

Celam e Cáritas pedem mais solidariedade pelas populações atingidas por catástrofes

Desastres naturais têm assolado os moradores de alguns países da América Latina e no Caribe

‘Caminhemos na fé e na esperança, com os olhos voltados para o Senhor que vem’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 28, na capela de sua residência, transmitida pela...

Newsletter