Confira nossa versão impressa

Igreja se solidariza com população indígena em tempos de pandemia

Igreja se solidariza com população indígena em tempos de pandemia
Luciney Martins/O SÃO PAULO

A pandemia de coronavírus trouxe mudanças significativas para todos os eixos sociais, gerando a sensação de vulnerabilidade e incerteza. Assim também ocorre com a população indígena, uma vez que parte de sua geração de renda é angariada com a venda de artesanatos próprios de sua cultura, o que tornou-se dificultado devido a atual quarentena.

Diante desta realidade, a Igreja tem se mostrado atenta às necessidades da população indígena e ampliado o atendimento oferecido, sobretudo, na aldeia localizada no bairro do Jaraguá, na zona norte de São Paulo.

IGREJA A SERVIÇO

Com a pandemia, a Pastoral Indigenista e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que atuam em um acompanhamento presencial nas aldeias, precisaram intensificar um trabalho em rede com outras instituições voltadas aos povos indígenas.

“Em contato constante com as lideranças indígenas, realizamos um levantamento no estado de São Paulo de todas as necessidades das comunidades e famílias que acompanhamos. A partir daí, realizamos uma campanha solidária de apoio para arrecadação dos itens necessários e também contribuição financeira. Articulamos, ainda, algumas redes locais de apoio. Na Diocese de Guarulhos, por exemplo, articulamos uma rede de apoio com a Caritas Diocesana e a Pastoral da Juventude”, explicou Rafael Parente Sá Martins, membro da Pastoral Indigenista e missionário do CIMI.

Igreja se solidariza com população indígena em tempos de pandemia
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na aldeia do Jaraguá, na área de abrangência da Região Episcopal Lapa, esses contatos diários com as lideranças locais têm se concretizado em ações de arrecadação de produtos de limpeza e higiene. Além de uma campanha virtual, em fase de elaboração, que visa a angariar recursos financeiros com a venda de artesanatos da cultura indígena.

Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar de São Paulo, na Região Episcopal Lapa, salientou sobre a necessidade de articulação da Pastoral Indigenista, do CIMI e da comunidade católica diante das vulnerabilidades dos indígenas no Jaraguá: “Nosso cuidado é para o que está acontecendo e gostaríamos de tentar ajudar no entendimento que a causa indígena, não é só dos indígenas, mas todos nós devemos estar juntos, a luta é de todos nós”.

ÍNDIOS EM SÃO PAULO

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, indica que a população indígena no estado de São Paulo é formada por 41.794 pessoas, o que representa 5% da população indígena no Brasil. Desde total 91% dos índios residentes no Estado se encontram na zona urbana.

Já os 4.964 índios que habitam em terras indígenas fazem parte das tribos Guarani, Tupi, Kaingang e Terena, espalhados nas 34 áreas de demarcação destes povos, cada um desses locais possuem dimensão e população especifica.

 Veja a lista de áreas demarcadas.

AJUDE VOCÊ TAMBÉM

Igreja se solidariza com população indígena em tempos de pandemia
Luciney Martins/O SÃO PAULO

É possível realizar sua doação aos indígenas por meio da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo, pela conta bancária: Agência: 0614 / Conta Corrente: 065070-6 – Mitra Arquidiocesana de São Paulo, CNPJ: 63.089.825/0001-44.

Se desejar, contribua com alimentos não perecíveis ou próprios da cultura, como, raízes, legumes e proteínas, além de itens de higiene, máscaras e luvas. Toda a distribuição é feita pela Pastoral Indigenista, em conformidade com as principais necessidades das famílias e comunidades. A entrega segue a orientação preventiva das autoridades sanitárias, incluindo higienização e distanciamento socia

Conheça o CIMI

Site
Facebook
Instagram

Siga a Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo no Facebook e Instagram

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Novo cardeal afirma que os escândalos não impedem a reforma do Papa Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, Dom Marcello Semeraro ressalta que o processo de reforma da Cúria Romana tem o objetivo ético...

São Paulo prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite até dia 13 de novembro

Com baixa adesão, medida visa a aumentar as coberturas vacinais contra cerca de 20 doenças no território paulista

Esta sexta, 30, é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Missas em cemitérios no Dia de Finados: confira os locais e horários

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na segunda-feira, 2, diferentes paróquias da Arquidiocese de São Paulo organizam missas nos cemitérios da...

‘Preparemo-nos, a cada dia, para o encontro definitivo com Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 30.

Newsletter