Confira nossa versão impressa

‘Nossa fé é preciosa e não devemos deixá-la por qualquer coisa que nos aconteça’

‘Nossa fé é preciosa e não devemos deixá-la por qualquer coisa que nos aconteça’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 3, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, a Igreja celebra a memória dos Protomártires do Brasil, os santos André de Soveral, Ambrósio, Francisco e seus companheiros.

No dia 16 de julho de 1645, os holandeses que ocupavam o Nordeste do Brasil, chegaram a Cunhaú, no Rio Grande do Norte, onde residiam vários colonos ao redor do Engenho, ocupados no plantio da cana-de-açúcar. Era um domingo. Na hora da missa, 69 pessoas se reuniram na capela de Nossa Senhora das Candeias. A capela foi cercada e invadida por soldados e índios que massacraram a todos que aí estavam, inclusive o Pároco. Padre André de Soveral, que celebrava a missa.

Aterrorizados com o acontecimento de Cunhaú, muitos moradores de Natal pediram asilo no Forte dos Reis Magos ou se refugiaram em abrigos improvisados. No dia 3 de outubro, foram levados para as margens do Rio Uruaçu, onde os aguardavam índios e soldados holandeses armados. Eram cerca de 80 pessoas. Os holandeses, de religião calvinista, trouxeram um pastor protestante para demovê-los de sua fé católica. Todos resistiram a esta tentativa e foram barbaramente sacrificados. Entre eles estava Mateus Moreira que, ao lhe ser arrancado o coração pelas costas, morreu exclamando: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

Os mártires do Rio Grande do Norte foram canonizados pelo Papa Francisco, em 17 de outubro de 2017, no Vaticano.

“Que pela intercessão desses santos mártires, peçamos a Deus a força, a perseverança e constância na fé, mesmo nas dificuldades”, afirmou Dom Odilo, no início da celebração.

FÉ PRECIOSA

Na homilia, o Cardeal destacou que os mártires recordam a alegria da fé professada em meio às dificuldades e perseguições. “Muitas vezes, abandona-se a fé por qualquer motivo. Nossa fé católica é preciosa e não devemos deixá-la por qualquer coisa que nos aconteça”, reforçou.

O Arcebispo referiu-se, ainda, à primeira leitura do dia (Jó 42,1-3.5-6.12-16), que narra a superação da grande provação pela qual Jó passou, permanecendo fiel a Deus. “Tenhamos a certeza de que quem permanece fiel a Deus durante aprova, experimentará uma grande recompensa”, afirmou Dom Odilo.

Já o Evangelho do dia (Lc 10,17-24), retrata o retorno dos 72 discípulos enviados em missão por Jesus. Muito contentes, eles relataram que até os demônios os obedeceram por causa do nome de Cristo. Jesus, por sua vez, disse-lhes: “Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.

“Jesus também se alegra pelo fruto da evangelização que é acolhido com fé e simplicidade”, ressaltou o Cardeal, acrescentando que não se deve esperar os frutos e as compensações imediatas da missão. “Na vida da fé, devemos ficar felizes em saber que o bem que realizamos não é esquecido por Deus”.  

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Fratelli tutti e as polêmicas considerações sobre o neoliberalismo e o populismo

Fratelli tutti (FT) é uma encíclica social, voltada aos problemas socioeconômicos do mundo atual, regido pela economia de mercado. Nesse sentido, chama...

Rede Vida lança canais com programação educativa gratuita

Desde o dia 1º de outubro, a Rede Vida de Televisão iniciou um projeto que marca as...

Papa impõe o pálio no novo Patriarca latino de Jerusalém

Nomeado Patriarca em 25 de outubro, até então, Dom Pierbattista Pizzaballa, exercia o ofício de Administrador Apostólico do Patriarcado

Vocacionados da Arquidiocese participam de encontro com Dom José Benedito Cardoso

Na tarde do sábado, 24, na Paróquia São João Maria Vianney, Setor Pastoral Lapa, aconteceu o encontro...

Jovens sarados realizam encontro na Paróquia Santa Cândida

Paróquia Santa Cândida, o encontro Compromisso da Missão Jovens Sarados. Tradicionalmente, a atividade é realizada na sede...

Newsletter