Confira nossa versão impressa

Quando você doa sangue, pode salvar até 4 vidas

Devido à pandemia de COVID-19, os estoques estão operando com apenas 40% da capacidade em São Paulo. A Fundação Pró-Sangue convoca os doadores com urgência

Quando você doa sangue, pode salvar até 4 vidas
Agência Brasil

A Fundação Pró-Sangue, que atende mais de 100 instituições de saúde pública na região metropolitana do Estado de São Paulo, está enfrentando uma baixa nos estoques nas últimas semanas e conta com apenas 40% das bolsas de sangue necessárias. A instituição pede que os doadores compareçam com urgência nos postos de coleta.

“A Fundação está muito preocupada com a situação, pois as cirurgias eletivas foram retomadas e a demanda de sangue tem aumentando gradativamente ao longo das últimas semanas. Pedimos apoio à população para que vistam suas máscaras, agendem sua doação on-line e doem”, manifesta a instituição em nota.

Essa forte queda se deve à pandemia de COVID-19. A instituição afirma que a doação é segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos doadores, já que estão sendo adotadas todas as medidas de cautela para preservar as pessoas. Os tipos sanguíneos que estão com os estoques em situação crítica são: O+, O-, A+, A-, B+ e B-.

REQUISITOS BÁSICOS

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, necessário autorização), pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Quando você doa sangue, pode salvar até 4 vidas
Agência Brasil

Recomenda-se, também, evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas 12 horas antes da doação. Não há a coleta de sangue de quem esteja com gripe ou resfriado e ainda que a pessoa tenha se recuperado, deverá aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença. No site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção.

Para verificar horário de funcionamento dos postos de coleta e mais informações basta consultar o site da fundação ou ligar para o Alô Pró-Sangue no (11) 4573-7800. O agendamento é apenas feito pelo site, para evitar aglomerações.


O QUE ACONTECE APÓS A DOAÇÃO?

Quando você doa sangue, pode salvar até 4 vidas
Agência Brasil

Todo o procedimento dura cerca de uma hora e uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. O doador comparece a um posto de coleta com os documentos em mãos, preenche um cadastro e realiza alguns exames. Caso atenda aos requisitos, doa o equivalente a uma bolsa de 450ml.

Assim que o sangue é doado as bolsas são armazenadas e passam por testes sorológicos e imuno-hematológicos, para garantir a sua eficácia até à transfusão. Ali são realizados os exames e a verificação de possíveis doenças. Se os resultados indicarem a inexistência de qualquer irregularidade, o sangue está pronto para ser encaminhado às instituições de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, 16 a cada mil pessoas são doadoras de sangue no país, ou 1,6% da população. O ideal recomendado pela OMS é de 5%.

(Com informações de Fundação Pró-sangue, Agência Brasil e Governo do Estado de SP)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Fratelli tutti e as polêmicas considerações sobre o neoliberalismo e o populismo

Fratelli tutti (FT) é uma encíclica social, voltada aos problemas socioeconômicos do mundo atual, regido pela economia de mercado. Nesse sentido, chama...

Rede Vida lança canais com programação educativa gratuita

Desde o dia 1º de outubro, a Rede Vida de Televisão iniciou um projeto que marca as...

Papa impõe o pálio no novo Patriarca latino de Jerusalém

Nomeado Patriarca em 25 de outubro, até então, Dom Pierbattista Pizzaballa, exercia o ofício de Administrador Apostólico do Patriarcado

Vocacionados da Arquidiocese participam de encontro com Dom José Benedito Cardoso

Na tarde do sábado, 24, na Paróquia São João Maria Vianney, Setor Pastoral Lapa, aconteceu o encontro...

Jovens sarados realizam encontro na Paróquia Santa Cândida

Paróquia Santa Cândida, o encontro Compromisso da Missão Jovens Sarados. Tradicionalmente, a atividade é realizada na sede...

Newsletter