‘Que Deus nos dê a graça de valorizar muito mais a Igreja na família’

Na missa da manhã desta segunda-feira, 18, em sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer,  Arcebispo de São Paulo, mais uma vez ressaltou o valor da Igreja doméstica.

Na celebração, que foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, Dom Odilo recordou o centenário de nascimento de São João Paulo II nesta data. Pontífice por quase 27 anos, ele morreu em 2005. “A sua marca continua na Igreja e seu serviço prestado à Igreja é de grande importância e ficará para a história”, ressaltou Dom Odilo, no início da missa.

IGREJA DOMÉSTICA

Na homilia, O Cardeal fez uma reflexão a partir da primeira leitura (At 16, 11-15), que narra a viagem missionária de Paulo e Barnabé a Tiatira, onde conheceram uma comerciante chamada Lídia, que após ouvir com atenção a pregação  Evangelho pediu para ser batizada, assim como toda a sua família. Em seguida, convidou os apóstolos a ficarem hospedados em sua casa.

Dom Odilo destacou que a casa daquela mulher se tornou um local de referência para a Igreja naquela comunidade, recordando a que a Igreja começou nas casas, nas famílias. “Havia muitos núcleos da Igreja onde se reuniam e outras pessoas que se agregavam a essas comunidades domesticas”, contou, reforçando a necessidade de valorizar a manifestação da Igreja nas casas, pois, como o próprio Jesus afirmou nos evangelhos, onde dois ou mais estão reunidos em seu nome, ele se faz presente.

VERDADEIRAS COMUNIDADES

O Arcebispo enfatizou, ainda, que, neste tempo de pandemia as pessoas estão novamente tomando consciência do valor da Igreja doméstica e percebem que isso é possível.

“É fundamental que as famílias sejam as primeiras comunidades da Igreja, na base onde se vive, reza, testemunha e transmite a fé. Se os pais se interessam em batizar os filhos, encaminhá-los à catequese ou iniciar já em casa uma formação catequética, preocupam-se em ensinar a caridade, o amor a Deus e ao próximo, ali já existe uma ação da Igreja doméstica”, destacou Dom Odilo, pedindo: “Que Deus nos dê a graça de valorizar muito mais a Igreja na família”.  

O Cardeal salientou que o convite para ser Igreja doméstica também é feito àquelas famílias que possuem problemas, fragilidades, estão incompletas ou em alguma situação sacramental irregular.

“São as famílias que temos hoje… Essas famílias incompletas, mesmo assim, têm valores e podem exercer sua missão e, assim fazendo, certamente serão um motivo a mais para também terem a bênção de Deus para um dia poderem, quem sabe, regularizar sua situação familiar”, afirmou o Cardeal, pedindo orações por todas as famílias para que sejam amparadas, sobretudo neste tempo de pandemia, isolamento social, medo, angústia, luto. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários