Confira nossa versão impressa

‘Só podemos experimentar as maravilhas de Deus, se nos mantivermos fiéis e unidos a Ele’

Disse o Cardeal Scherer na missa desta segunda-feira, 27

‘Só podemos experimentar as maravilhas de Deus, se nos mantivermos fiéis e unidos a Ele’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu missa na manhã desta segunda-feira, 27, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

POVO INFIEL E SOBERBO

Na homilia, Dom Odilo fez menção à primeira leitura (Jr 13,1-11), na qual o profeta Jeremias, obedecendo o chamado de Deus, comprou um cinto e o deixou perecer na água. Segundo o Arcebispo, muitas vezes Deus usa gestos simbólicos para transmitir aos homens mensagens. Naquele caso, o alerta era de que o povo que estava sendo infiel, soberbo e perecendo por romper a aliança e não ouvir a voz de Deus.

“A corrupção também é não ser mais aquilo que deveríamos ser e, esse é o grande problema. Esse chamado para manter a fidelidade e a aliança com Deus também é para nós. A aliança do nosso Batismo, a aliança do amor de Deus para conosco. Só podemos experimentar as maravilhas de Deus, se nos mantivermos fiéis e unidos a Ele”.

O Arcebispo de São Paulo enfatizou que o salmo reforça esse infidelidade de maneira mais forte no refrão: “Esqueceram o Deus que os gerou”, pois aquele povo preferiu ir atrás de outros deuses e da idolatria do que permanecerem fiéis.  

 “Os ídolos, que nada são e nada podem, são obra humana e da própria vaidade e soberba, projetando a si mesmo aos ídolos. Essa projeção do ser humano de querer ser Deus continua, pois não parou em Adão e Eva: perpassa toda a humidade, é a grande tentação do homem que quer esquecer o Deus que o gerou.”

A FORÇA DO REINO DE DEUS

Ao falar sobre o Evangelho do dia (Mt 13, 31-35), o Arcebispo destacou a simplicidade e grandeza do Reino de Deus apresentado por Jesus nas parábolas, destacando que o grão de mostarda é pequeno e sem valor, mas quando é colocado na terra a planta aparece e se torna grande. O mesmo acontece com o fermento que se perde no meio da massa e passa despercebido, mas faz uma transformação interior que faz crescer.

“A planta nasce da semente que quando colocada na terra produz o seu efeito e gera a transformação da vida. O Reino de Deus quando acolhido é como o efeito da semente na terra ou o fermento na massa, ele produz o seu efeito.” Dom Odilo, reiterou que quando o homem esquece que Deus o gerou e a sua verdade, acaba por ir para o caminho errado.

“Peçamos a Deus que nós nos mantenhamos sempre fiéis a Ele e não caímos na tentação de abandoná-lo por uma decepção, nem por uma busca de querer fazer o nosso caminho sem Deus, pois essa é uma tentação muito presente hoje”, completou.

PERMANECER UNIDOS

No final da celebração, o Cardeal reforçou o pedido para que todos permaneçam unidos com suas paróquias.

“Aos poucos, a vida retoma também nas paróquias e nas celebrações, mas as pessoas idosas e do grupo de risco devem permanecer em casa e se preservar. Ainda existe risco e sabemos como enfrentá-lo e controlá-lo em cada situação, por isso não devemos nos expor, mas podemos com um pouco mais de coragem dar alguns passamos.”

Dom Odilo concluiu convidando o povo de Arquidiocese a acompanhar a Missa do Crisma e da Renovação da promessas sacerdotais, que ocorrerá no próximo sábado, dia 1º de Agosto, às 9h, na Catedral da Sé.  Não haverá a presença de fiéis, mas a Celebração Eucarística poderá ser vista pela Rede Vida de Televisão, pela rádio 9 de Julho e mídias sociais da Arquidiocese de São Paulo.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Comunidade Canção Nova dá ‘abraço virtual’ em São Paulo

Transmitido pela TV e internet, evento de evangelização que costuma reunir multidões na capital paulista foi acompanhado em todo o Brasil e...

‘Vale a pena enfrentar a cruz e todo sofrimento por causa de Cristo’

Afirmou o Cardeal Scherer em missa na Catedral da Sé, nesta quinta-feira, 6, Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Mês vocacional é aberto com missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca

No domingo, 2, Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu missa...

Festa de São Pedro Julião Eymard, o apóstolo da Eucaristia

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Santa Ifigênia, Setor Pastoral Catedral, cuja igreja matriz tem...

Paróquia Santo Inácio completa 80 anos

Na sexta-feira, 31 de julho, a Paróquia Santo Inácio de Loyola, Setor Pastoral Paraíso, completou 80 anos de existência, hoje confiada aos...

Newsletter