Confira nossa versão impressa

‘Somos convidados a nos aproximar dessa fonte inesgotável de graça, de amor e de vida’

Afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, na celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

'Somos convidados a nos aproximar dessa fonte inesgotável de graça, de amor e de vida’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu na manhã desta sexta-feira, 19, a missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

A Eucaristia foi celebrada na capela de sua residência, na região central da capital paulista, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nesta data, também é comemorado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. “Quem lida com as coisas santas devem ser santos, buscar a santidade”, afirmou Dom Odilo, pedindo para que se rezem por todos os sacerdotes, “para que cresçam em virtude, na fé amor, caridade, misericórdia, naquele amor pastoral de Jesus para com todas as pessoas”.

“Reze pelo padre da sua paróquia, pelos que você conhece, por aqueles que você sabe que precisam mais de oração e rezemos juntos pelos padres todos da Arquidiocese de São Paulo e peçamos a Deus a renovação da graça da ordenação sacerdotal em seus corações”, recomendou o Cardeal, que também pediu aos fiéis que agradeçam a Deus pelos sacerdotes e que os recompense por sua dedicação, seu trabalho e a sua vida doada aos irmãos.

LEIA TAMBÉM:
No Sagrado Coração, está ‘a imagem expressa do amor infinito de Jesus Cristo’

Com os olhos fixos em Jesus, os sacerdotes se santificam por meio do dom de suas vidas

AMOR DE DEUS

Na homilia, o Arcebispo destacou que essa solenidade ressalta o amor de Jesus, que se manifestou, sobretudo, na oferta de sua própria vida pela salvação da humanidade. Ao mesmo tempo, quando se olha para o amor do Filho, também se percebe o amor do Pai.

ao refletir sobre o sentido da solenidade, o Arcebispo destacou que ao falar do coração de Jesus também se está falando do coração de Deus, uma vez que na pessoa de Cristo, se manifesta o Pai. “Deus tanto amou o mundo que lhe entregou seu Filho. Portanto, de nossa parte, a correspondência a este amor de Deus é o amor”.

MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO

Dom Odilo observou que nas três leituras do dia destacam a manifestação do amor de Deus em Jesus.  

Na primeira leitura (Dt 7,6-11), Moisés fala ao povo, convidando-o a observar os mandamentos de Deus, porque são sinais do seu amor. “Porque Deus ama esse povo, fez tantas maravilhas por ele, e também lhe dá os mandamentos como caminho para a vida”, afirmou o Cardeal.

Na segunda leitura (1Jo 4,7-16), São João ressalta o amor de Deus que se manifesta em Jesus, afirmando: “Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós”.

No Evangelho (Mt 11,25-30), Jesus convida todos a irem até ele aqueles que estão cansados a irem até ele, que lhes dará descanso. Em seguida, exorta: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”.

FONTE DE VIDA

Dom Odilo recordou um texto de São Boaventura, bispo e teólogo do século XIII, sobre o amor de Cristo que se manifesta no coração traspassado pela lança na crucificação:  

Considera, ó homem redimido, quem é aquele que por tua causa está pregado na cruz, qual a sua dignidade e grandeza. A sua morte dá a vida aos mortos; por sua morte choram o céu e a terra, e fendem-se até as pedras mais duras. Para que, do lado de Cristo morto na cruz, se formasse a Igreja e se cumprisse a Escritura que diz: Olharão para aquele que traspassaram (Jo 19,37), a divina Providência permitiu que um dos soldados lhe abrisse com a lança o sagrado lado, de onde jorraram sangue e água. Este é o preço da nossa salvação. Saído daquela fonte divina, isto é, no íntimo do seu Coração, iria dar aos sacramentos da Igreja o poder de conferir a vida da graça, tornando-se para os que já vivem em Cristo bebida da fonte viva que jorra para a vida eterna (Jo 4,14).

Levanta-te, pois, tu que amas a Cristo, sê como a pomba que faz o seu ninho na borda do rochedo (Jr 48,28), e aí, como o pássaro que encontrou sua morada (cf. Sl 83,4), não cesses de estar vigilante; aí esconde como a andorinha os filhos nascidos do casto amor; aí aproxima teus lábios para beber a água das fontes do Salvador (cf. Is 12,3). Pois esta é a fonte que brota no meio do paraíso e, dividida em quatro rios (cf. Gn 2,10), se derrama nos corações dos fiéis para irrigar e fecundar a terra inteira.

Acorre com vivo desejo a esta fonte de vida e de luz, quem quer que sejas, ó alma consagrada a Deus, e exclama com todas as forças do teu coração:“Ó inefável beleza do Deus altíssimo e puríssimo esplendor da luz eterna, vida que vivifica toda vida, luz que ilumina toda luz e conserva em perpétuo esplendor a multidão dos astros, que desde a primeira aurora resplandecem diante do trono da vossa divindade. 

Ó eterno e inacessível, brilhante e suave manancial daquela fonte oculta aos olhos de todos os mortais! Sois profundidade infinita, altura sem limite, amplidão sem medida, pureza sem mancha!”

De ti procede o rio que vem trazer alegria à cidade de Deus (Sl 45,5), para que entre vozes de júbilo e contentamento (cf. Sl 41,5) possamos cantar hinos de louvor ao vosso nome, sabendo por experiência que em vós está a fonte da vida, e em vossa luz contemplamos a luz (Sl 35,10).

“Celebrando a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, somos convidados a nos aproximar dessa fonte inesgotável de graça, de amor e de vida. Jesus é aquele que nos alimenta constantemente para a vida eterna”, concluiu Dom Odilo.

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

No fim da missa, O Cardeal novamente exortou os fiéis a rezarem pelos sacerdotes e também pelas vocações sacerdotais, pedindo para que em cada paróquia e comunidade haja a preocupação pelas vocações e, assim elas surgirão.

“Vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade orante. Se a comunidade pede, se preocupa, faz a sua parte, Deus concede vocações”, afirmou o Arcebispo, que incluiu as intenções de todos os padres da Arquidiocese em sua benção final.

Notícias relacionadas

Comentários

  1. Gostei do conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.

    Acesse tambem nosso site para contatos.
    saudações.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Como denunciar as fake news e outras irregularidades nas Eleições 2020?

Em sites específicos e até pelas redes sociais é possível ajudar a combater a desinformação neste dia de eleições Neste dia de eleição, eleitores que...

Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo em todo o país

Na capital paulista, a disputa será entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Votação acontece até às 17h

Projeto Janelas CASACOR: beleza, sustentabilidade e responsabilidade social

Vitrines estão espalhadas por 13 bairros de São Paulo, sendo quatro delas em comunidades, com uma exposição inclusiva, gratuita, segura

Papa exorta novos cardeais a permanecerem sempre no caminho do Senhor

O Papa Francisco presidiu neste sábado, 28, o Consistório Ordinário Público no qual foram criados 13 novos cardeais. A celebração aconteceu na Basílica de São...

Arquidiocese de São Paulo terá igreja jubilar pelos 200 anos de mártir coreano

No próximo domingo, 29, às 10h30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana...

Newsletter