Confira nossa versão impressa

Vaticano incentiva foco do turismo em áreas rurais no pós-pandemia

O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela atual pandemia de COVID-19. Suas atividades foram praticamente paralisadas. Nesse contexto, o Vaticano emitiu uma mensagem sugerindo renovação, preservação dos empregos e maior atenção às zonas rurais. A mensagem foi publicada na sexta-feira, 7, pelo Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, a ser celebrado em 27 de setembro.

O Cardeal recorda que a COVID-19 provocou drástica paralisação do turismo global, assim como da mobilidade humana, com restrições de viagem e de agrupamento de pessoas – algo que chama de “uma crise sem precedentes” no setor.

O prejuízo econômico estimado é de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo. Consequentemente, há uma enorme perda de postos de trabalho.

O Vaticano enxerga nas áreas rurais uma alternativa para o setor se recuperar: o turismo rural ou “turismo ecológico”. Esse é o tema escolhido pela Organização Mundial do Turismo para essa data, que a mensagem chama de “providencial”, porque indica um caminho de recuperação do setor turístico: pequenas viagens, visitas a vilarejos, estradas, “lugares mais escondidos para descobrir” longe das multidões.

“Trata-se da promoção do turismo sustentável e responsável que, realizado segundo os princípios de justiça social e econômica e no pleno respeito ao ambiente e às culturas, reconhece a centralidade da comunidade local hospedeira e seu direito de ser protagonista no desenvolvimento sustentável e socialmente responsável do próprio território”, diz o Cardeal Turkson.

Esse tipo de turismo, acrescenta, incentiva as famílias da zona rural, que podem oferecer seus produtos aos turistas. “Entrar em relação com o outro e com a natureza” é a proposta do Vaticano para novas práticas de turismo neste período de pandemia, diz o texto.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

A genialidade da ‘Missa Solemnis’ de Beethoven, em seus 250 anos

A “Missa Solemnis” foi estreada em abril de 1824, em São Petersburgo, na Rússia, por iniciativa do príncipe Nikolai Borisovich Galitzine. Tem...

Dom Ângelo Mezzari é ordenado Bispo

Nomeado pelo Papa Francisco Bispo Auxiliar de São Paulo em 8 de julho, o Monsenhor Ângelo Ademir...

Em Aleppo, na Síria, 2 padres morrem devido à COVID-19

Sacerdotes estavam entre os cinco da Ordem Franciscana que ainda está na cidade e desenvolve ações caritativas à população, fortemente afetada pela...

Monsenhor Ângelo Mezzari se tornará um sucessor dos apóstolos

Na tarde deste sábado, 19, às 15h, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara,...

Em cada árvore, muitas vidas beneficiadas

Crescem em São Paulo as ações da população para o plantio de árvores. Prefeitura lançará Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no...

Newsletter