Vaticano incentiva foco do turismo em áreas rurais no pós-pandemia

O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela atual pandemia de COVID-19. Suas atividades foram praticamente paralisadas. Nesse contexto, o Vaticano emitiu uma mensagem sugerindo renovação, preservação dos empregos e maior atenção às zonas rurais. A mensagem foi publicada na sexta-feira, 7, pelo Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, a ser celebrado em 27 de setembro.

O Cardeal recorda que a COVID-19 provocou drástica paralisação do turismo global, assim como da mobilidade humana, com restrições de viagem e de agrupamento de pessoas – algo que chama de “uma crise sem precedentes” no setor.

O prejuízo econômico estimado é de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo. Consequentemente, há uma enorme perda de postos de trabalho.

O Vaticano enxerga nas áreas rurais uma alternativa para o setor se recuperar: o turismo rural ou “turismo ecológico”. Esse é o tema escolhido pela Organização Mundial do Turismo para essa data, que a mensagem chama de “providencial”, porque indica um caminho de recuperação do setor turístico: pequenas viagens, visitas a vilarejos, estradas, “lugares mais escondidos para descobrir” longe das multidões.

“Trata-se da promoção do turismo sustentável e responsável que, realizado segundo os princípios de justiça social e econômica e no pleno respeito ao ambiente e às culturas, reconhece a centralidade da comunidade local hospedeira e seu direito de ser protagonista no desenvolvimento sustentável e socialmente responsável do próprio território”, diz o Cardeal Turkson.

Esse tipo de turismo, acrescenta, incentiva as famílias da zona rural, que podem oferecer seus produtos aos turistas. “Entrar em relação com o outro e com a natureza” é a proposta do Vaticano para novas práticas de turismo neste período de pandemia, diz o texto.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários