Uma das novidades desta edição do “Pascom em Ação” foi a realização das Teds Talks, conferências de curta duração que versaram sobre temas práticos de comunicação e a missão da Pascom.
SER PASCOM
A primeira Ted – Ser Pascom – foi apresentada pelo coordenador da Pascom da Região Lapa, Paulo Ramicelli. Ele falou dos eixos da Pastoral da Comunicação como alicerces para a missão de comunicar para encantar: formação, articulação, produção e espiritualidade.
“A Pascom é uma pastoral que tem a grandeza e a oportunidade de se relacionar com todas as partes. Isso significa que somos responsáveis, também, por essa relação, por essa reunião com outras pastorais. Ela ajuda na dinamização da vida paroquial e diocesana, é uma das pastorais que pode auxiliar a Igreja na missão de manter-se em diálogo entre fé e cultura com a sociedade”, enfatizou Ramicelli, destacando, ainda, que “o sínodo arquidiocesano nos questiona, de diversas formas, sobre o modo de agir como Pascom, para sairmos e irmos ao encontro das outras pastorais”.
Ramicelli, por fim, motivou que cada participante refletisse sobre o agir dessa Pastoral a partir de três perguntas:
“Que mensagem passamos ao mundo com jeito de nossa paróquia?”
“Como podemos melhorar nossa comunicação, a serviço da boa mensagem da Igreja?”
“Quais iniciativas podem ser desenvolvidas?”
A IDENTIDADE DA IGREJA
Marco Jordan, da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Lapa, conduziu a segunda Ted sobre a identidade da Igreja Católica transcendente no tempo.
Jordan externou preocupação quanto ao baixo percentual de católicos que frequentam as missas dominicais na Arquidiocese de São Paulo. Conforme demonstrado pela pesquisa do 1o sínodo arquidiocesano, apenas 6% dos católicos vão à missa aos domingos, a qual é um preceito a todo batizado. “Precisamos comunicar, identificar nossa Igreja e fazer que os números que o sínodo nos mostrou mudem”, motivou.
O coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima alertou ser preciso investir mais na identificação dos ambientes da Igreja Católica na cidade, pois isso também é comunicar.
AS MUITAS MENSAGENS DE UMA FOTO
Duas Teds abordaram fotografias. Uma delas, conduzida pelo fotógrafo Ronaldo Nina, da Pascom da Paróquia São Patrício, na Região Lapa, teve como tema “Fotografia: da técnica ao despertar do espectador”. A outra foi ministrada por Patrícia Midões de Matos, mestra em Comunicação e membro da Pascom da Região Sé, com a temática “Da fotografia documental à experiência espiritual”.
Ronaldo Nina explicou que a fotografia é a técnica de criação de imagens por meio da exposição luminosa, capturando luz e contraste para fixar a imagem. “É, portanto, uma arte que combina luz, composição, ângulos e cores para criar imagens únicas. Fotografar é, por princípio, registrar a luz refletida pelo assunto, ou seja, o que está sendo fotografado”.
Nina recordou a frase atribuída ao filósofo chinês Confúcio (552 e 479 a.C) – “Uma imagem vale mais do que mil palavras” – para ressaltar a relevância das imagens no processo comunicativo, na medida em que algumas situações são mais bem compreendidas por imagens do que com o uso de muitas palavras.
O palestrante também explicou algumas técnicas de fotografia, alertando para a importância do enquadramento, composição e estética, a fim de que se produza uma bom foto. Ele falou ainda sobre o “combo de sucesso” de todo fotógrafo profissional: olhar, sensibilidade e técnica.
Patrícia Midões, por sua vez, realizou sua explanação a partir da história de vida de Santa Teresinha, apresentada por meio de imagens.
“Uma foto pode ser e conter os elementos básicos de um lead jornalístico, só que de forma congelada. A foto documental conta a história que pode ser a da sua paróquia”, ressaltou Patrícia.
Após essas Teds, aconteceu uma oficina de fotografia na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, quando todos os participantes puderam fazer registros fotográficos com os próprios smartphones.