Formação, produção e espiritualidade

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Uma das novidades desta edição do “Pascom em Ação” foi a realização das Teds Talks, conferências de curta dura­ção que versaram sobre temas práticos de comunicação e a missão da Pascom.

SER PASCOM

A primeira Ted – Ser Pascom – foi apresentada pelo coordenador da Pascom da Região Lapa, Paulo Ra­micelli. Ele falou dos eixos da Pasto­ral da Comunicação como alicerces para a missão de comunicar para en­cantar: formação, articulação, pro­dução e espiritualidade.

“A Pascom é uma pastoral que tem a grandeza e a oportunidade de se relacionar com todas as partes. Isso significa que somos responsá­veis, também, por essa relação, por essa reunião com outras pastorais. Ela ajuda na dinamização da vida paroquial e diocesana, é uma das pastorais que pode auxiliar a Igreja na missão de manter-se em diálogo entre fé e cultura com a sociedade”, enfatizou Ramicelli, destacando, ainda, que “o sínodo arquidiocesano nos questiona, de diversas formas, sobre o modo de agir como Pascom, para sairmos e irmos ao encontro das outras pastorais”.

Ramicelli, por fim, motivou que cada participante refletisse sobre o agir dessa Pastoral a partir de três perguntas:

“Que mensagem passamos ao mundo com jeito de nossa paróquia?”

“Como podemos melhorar nossa comunicação, a serviço da boa men­sagem da Igreja?”

“Quais iniciativas podem ser desenvolvidas?”

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A IDENTIDADE DA IGREJA

Marco Jordan, da Pascom da Pa­róquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Lapa, conduziu a segunda Ted sobre a identidade da Igreja Ca­tólica transcendente no tempo.

Jordan externou preocupação quanto ao baixo percentual de ca­tólicos que frequentam as missas dominicais na Arquidiocese de São Paulo. Conforme demonstra­do pela pesquisa do 1o sínodo ar­quidiocesano, apenas 6% dos cató­licos vão à missa aos domingos, a qual é um preceito a todo batizado. “Precisamos comunicar, identificar nossa Igreja e fazer que os números que o sínodo nos mostrou mudem”, motivou.

O coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima alertou ser preciso investir mais na identificação dos ambientes da Igreja Católica na cidade, pois isso também é comunicar.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

AS MUITAS MENSAGENS DE UMA FOTO

Duas Teds abordaram fotogra­fias. Uma delas, conduzida pelo fo­tógrafo Ronaldo Nina, da Pascom da Paróquia São Patrício, na Região Lapa, teve como tema “Fotografia: da técnica ao despertar do especta­dor”. A outra foi ministrada por Pa­trícia Midões de Matos, mestra em Comunicação e membro da Pascom da Região Sé, com a temática “Da fotografia documental à experiência espiritual”.

Ronaldo Nina explicou que a fotografia é a técnica de criação de imagens por meio da exposição lu­minosa, capturando luz e contraste para fixar a imagem. “É, portanto, uma arte que combina luz, compo­sição, ângulos e cores para criar ima­gens únicas. Fotografar é, por prin­cípio, registrar a luz refletida pelo assunto, ou seja, o que está sendo fotografado”.

Nina recordou a frase atribuída ao filósofo chinês Confúcio (552 e 479 a.C) – “Uma imagem vale mais do que mil palavras” – para ressaltar a relevância das imagens no pro­cesso comunicativo, na medida em que algumas situações são mais bem compreendidas por imagens do que com o uso de muitas palavras.

O palestrante também expli­cou algumas técnicas de fotografia, alertando para a importância do enquadramento, composição e es­tética, a fim de que se produza uma bom foto. Ele falou ainda sobre o “combo de sucesso” de todo fotó­grafo profissional: olhar, sensibili­dade e técnica.

Patrícia Midões, por sua vez, re­alizou sua explanação a partir da história de vida de Santa Teresinha, apresentada por meio de imagens.

“Uma foto pode ser e conter os elementos básicos de um lead jorna­lístico, só que de forma congelada. A foto documental conta a história que pode ser a da sua paróquia”, ressaltou Patrícia.

Após essas Teds, aconteceu uma oficina de fotografia na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, quando todos os participantes pude­ram fazer registros fotográficos com os próprios smartphones.

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