A Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

A fé em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo (Trindade), não é uma experiência distante e inatingível, porque Ele está próximo de nós com um perene “partir” do pão: “Este é o meu Corpo! Este é o meu Sangue“!

Em 1207, uma monja Agostiniana, de apenas quinze anos, Juliana de Cornillon, de origem belga, teve a visão de uma lua cheia, com uma mancha opaca. Os especialistas daquele tempo a interpretaram assim: a lua cheia representava a Igreja; a mancha opaca era a falta de uma festa para celebrar, de modo especial, o Corpo de Cristo na Eucaristia.

Ano seguinte, a mesma religiosa teve outra visão, mais clara que a anterior, mas teve que lutar muito para a instituição desta festa, que só foi possível, em nível diocesano, em 1247, quando Roberto de Thourotte se tornou Bispo de Liége. Em 1261, o ex-arquidiácono de Liège foi eleito Papa Urbano IV. Em 1264, impressionado por um milagre eucarístico, que ocorreu em Bolsena, perto de Orvieto, onde morava, promulgou a bula Transiturus, com a qual instituía a nova solenidade, celebrada em honra do Santíssimo Sacramento, na quinta-feira depois de Pentecostes.

Tomás de Aquino foi encarregado de compor um ofício litúrgico para a solenidade: o hino mais famoso foi Sacris solemniis, cuja penúltima estrofe, que começava com as palavras Panis angelicus (Pão dos anjos), foi sempre tocada e cantada, separadamente, do resto do hino. Papa Urbano IV faleceu dois meses da instituição desta festa. Por isso, a bula nunca foi colocada em prática. Os Papas Clemente V e, depois, João XII, a restabeleceram em 1317.

Durante sua Visita pastoral a Orvieto, São João Paulo II afirmou: “Embora a sua celebração não seja coligada, diretamente, com a solenidade de “Corpus Christi”, instituída pelo Papa Urbano IV, com a bula Transiturus, em 1264, tampouco com o milagre de Bolsena, no ano anterior, não há dúvida, porém, que o mistério eucarístico é fortemente evocado aqui, pelo corporal de Bolsena, para o qual foi construída uma capela especial, que o custodia com zelo. Desde então, a cidade de Orvieto é conhecida, em todo o mundo, por este acontecimento milagroso, que recorda a todos o amor misericordioso de Deus, que se tornou alimento e bebida de salvação para a humanidade peregrina na terra. Sua cidade preserva e alimenta a chama inextinguível do culto a este mistério tão grande” (17 de junho de 1990).

No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava a Páscoa, perguntaram-lhe os discípulos: “Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa?… Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, o partiu e lhes deu, dizendo: “Tomai, este é o meu corpo”. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, lhes deu e todos beberam. E disse-lhes: “Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos”. (Mc 14,12;22-24).

Eucaristia, sacramento de comunhão

À luz da Ascensão e de Pentecostes, plenitude do mistério pascal, o gesto de Jesus, durante a Última Ceia, assume hoje um significado bem mais profundo: graças ao Espírito Santo, este gesto torna-se eterno, infinito, do qual todos podem se alimentar. A Eucaristia é uma experiência de comunhão, dom de uma vida que se torna amor; neste mistério, o homem reencontra o perdão, que o faz viver e o torna capaz de amar novamente.

Eucaristia não é um gesto, mas um estilo

A Eucaristia não é apenas um “gesto”, mas um “estilo”, um modo normal de viver, que nos leva a pegar a vida nas mãos para a oferecer e restituir aos outros como dom. Com a Eucaristia entendemos o que significa “o Reino de Deus está próximo”, ou seja, está presente na Igreja, que vive da Eucaristia, que celebra a Eucaristia.

Sacramento incompleto

As palavras dos Bispos italianos continuam atuais: “Muitos cristãos vivem sem Eucaristia; outros participam da Eucaristia, mas não frequentam a Igreja; outros celebram a Eucaristia na Igreja, mas não vivem a Eucaristia com coerência”. (“CEI, Eucaristia, Comunhão e Comunidade“, 1983,61). Enfim, a Eucaristia, ainda hoje, é um sacramento incompleto!

Oração

Senhor Jesus, ao indicar-me, que devo seguir o homem com a jarra de água, fazei-me entender que devo seguir os passos de quem faz, realmente, a experiência do Batismo: ajudai-me a imitar os que vivem uma nobre medida de vida. Senhor Jesus, ao convidar-me ao que é superior, vós me pedis para deixar de lado um estilo de vida chato: ajudai-me a seguir os desejos, que inspirais em meu coração. Senhor Jesus, ao dar-me o pão e vinho, vosso Corpo e Sangue, me ensinais que a vida é um dom: ajudai-me, ao alimentar-me por vós, a fazer da minha vida uma oferta agradável ao Pai. Senhor Jesus, ao reunir vossos discípulos ao redor da mesa, me ensinais que não há Eucaristia sem fraternidade e nem fraternidade sem serviço: ajudai-me a fazer da minha vida uma vida eucarística”.

Fonte: Vatican News

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