Chegou a hora da Coleta Nacional da Solidariedade, o gesto concreto da CF 2023

Realizada em todo o Brasil no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontecerá no domingo, 2. Neste ano, o tema da CF é “Fraternidade e Fome” e tem como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Em vídeo divulgado nesta semana, o Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Primeiro Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, convidou a todos os cristãos e católicos brasileiros a expressarem concretamente a caridade por meio da Coleta Nacional da Solidariedade. 

Segundo o Prelado, a doação à coleta é uma forma concreta e objetiva de se solidarizar com quem menos tem. “Sejamos generosos e colaboremos, fazendo nossa oferta que será destinada certamente a quem mais precisa”, exortou. 

A COLETA E O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE

Em todo o País,  a doação à Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos poderá ser feitas nas celebrações em suas comunidades e paróquias e, assim, concretizar seu gesto.

O valor arrecadado na Coleta Nacional da Solidariedade é destinado à composição do Fundo Nacional de Solidariedade, iniciativa que apoia, a partir do lançamento de um edital a cada ano, projetos alinhados com os objetivos e temas da CF. 

Formado por 60% de toda a arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da CF, realizado em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos, o FDS é gerido pela própria diocese, em vista dos seus projetos sociais. Os outros 40% compõem o FNS, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da entidade.

Todo ano, o Departamento Social da CNBB publica um edital específico. A previsão em 2023 é que seja publicado no dia 10 de abril, com critérios, para seleção dos projetos sociais. São priorizados aqueles que estejam em sintonia com os objetivos gerais e específicos da Campanha da Fraternidade vigente no ano.

PROJETOS APOIADOS NA CF 2022

Em 2022, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, aprovou com recursos da Coleta Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade cujo tema foi educação, 186 projetos, no valor total de R$ 4,9 milhões.

Os projetos foram escolhidos em quatro reuniões realizadas no ano, nas quais foram analisadas e aprovadas as iniciativas de impacto social cadastradas junto à CNBB, a partir dos três eixos definidos no edital lançado no mês de abril:

1º eixo: Apoio a projetos educativos; 

2º eixo: Auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social;

3º eixo: Capacitação para a geração de renda.

O levantamento do Departamento Social da CNBB indica que foram analisados 540 projetos no total. Dos aprovados, foram 98 para o Eixo 1; 48 para o Eixo 2; e 40 para o Eixo 3. 

Na divisão por região geográfica, a distribuição ficou assim: Norte, 22; Nordeste, 54; Centro-Oeste, 20; Sudeste, 61 e Sul, 29.

CNBB

Um dos projetos apoiados no 3º eixo: “Capacitação para a geração de renda” foi o projeto “Gerando Renda” no município de Teixeira de Freitas (BA). O projeto é destinado à geração de renda das famílias mais vulneráveis da cidade por meio de oficinas de culinária, especialmente de mulheres que moram nos bairros mais periféricos do município.

CNBB

O projeto “Saudável 60+” em Ladainha (MG) também foi contemplado pelo FNS em 2022. O objetivo do projeto é manter a saúde nutricional dos residentes do Lar de Idosos Monsenhor Otaviano, da Sociedade São Vicente de Paulo, com alimentos ricos em vitaminas e que contribuem para uma dieta saudável, evitando doenças crônicas como diabetes, alterações cognitivas e perda muscular. Foi por meio dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, da Campanha da Fraternidade de 2022, que o projeto “Saudável 60+” adquiriu e pôde custear alimentos para suprir a necessidade nutricional dos 29 idosos que residem no Lar.

Para mais informações, basta acessar o site do FNS. Nele ficam disponíveis o edital, as datas das reuniões do conselho gestor e ainda o Portal da Transparência da CNBB, no qual é possível consultar informações dos projetos apoiados.

(Com informações da CNBB)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários