Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança 

Entre os 60 leitores participantes esteve o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança  - Jornal O São Paulo
José Luiz Altieri

O Arsenal da Esperança realizou na noite da sexta-feira, 19, em sua sede, no bairro da Mooca, a 15ª edição da Leitura Contínua da Palavra, atividade anual celebrativa do Mês da Bíblia, que em 2025, conforme escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), trata sobre a Carta de Paulo aos Romanos.

A iniciativa surgiu em 2011, pela Fraternidade da Esperança do Sermig, em razão do Arsenal ter sido naquele ano um dos locais de peregrinação da cruz e do ícone da Jornada Mundial da Juventude. Nesta edição de 2025, a Leitura ocorreu em sintonia com o Jubileu da Esperança. 

Em preparação à Vigília, professor Domingos Zamagna conduziu um estudo bíblico sobre a Carta aos Romanos, nos dias 2 e 9, com uma introdução sobre seu contexto e depois uma apresentação catequética e pastoral. “Quando gloriamos Deus, temos o hábito de olhar para cima, mas seria bom se olhássemos para o próximo, para a comunidade, porque a vida comunitária é o patamar superior da existência”, disse o professor em um dos encontros.

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança  - Jornal O São Paulo

Ambientação 

O encontro do dia 19 foi iniciado com uma encenação teatral realizada por amigos e acolhidos do Arsenal da Esperança e fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, na Região Sé, representando um cenário da Roma Antiga, com soldados, mercadores e judeus, até a chegada de um carteiro que anuncia a carta de Paulo dirigida à comunidade romana, e convida que todos ouçam sua leitura.

No centro do cenário, um globo terrestre suspenso recordava como a palavra de Paulo hoje abraça todos os cantos do mundo e convida à construção de caminhos de reconciliação e de paz.

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança  - Jornal O São Paulo

Leitura

Depois, ao longo de três horas, 60 leitores, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, leram a Carta aos Romanos na íntegra e, também, a 2ª Carta aos Coríntios.

Entre os leitores também estiveram o jornalista Milton Jung, da rádio CBN; Eliana Gomes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Marianna Haddad, cônsul-adjunta no Consulado Geral da Itália em São Paulo; Alessandra Almeida, diretora do Museu da Imigração; André Silva, representante da Favela da Vila Prudente; e Lillo Guarneri, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. 

“Participar da Leitura Contínua da Palavra é uma sensação prazerosa. Deus é a Palavra, e um trabalho como esse que se realiza aqui no Arsenal com a participação de tantas vozes e tantas pessoas, todos envolvidos na Palavra, nos mostra a comunidade envolvida por Deus, abraçada por Deus, e a nossa responsabilidade se torna muito grande porque essa palavra gera impacto no outro, e nós temos que ter essa consciência que estamos ali levando essa mensagem às outras pessoas”, declarou Milton Jung, em seu terceira participação na Leitura Contínua da Palavra. 

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança  - Jornal O São Paulo

O evento foi transmitido pelo YouTube do Arsenal da Esperança (@arsenaldobrasil).

(Com informações do Arsenal da Esperança e da Rede Vida de Televisão)

“Leio e releio a Palavra de Deus com o desejo de estar sempre à Sua disposição. Não leio só para compreendê-la, mas para me alimentar dela. Se depois um significado me ocorre, agradeço. Peço que a água viva da Palavra lave em mim o supérfluo e faça florir o essencial. É o que desejo a todas as pessoas”

(Ernesto Olivero, fundador do Arsenal da Esperança e da Fraternidade do Sermig).

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança  - Jornal O São Paulo

Deixe um comentário