Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

15ª edição da Leitura Contínua da Palavra é realizada no Arsenal da Esperança 

Entre os 60 leitores participantes esteve o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo

José Luiz Altieri

O Arsenal da Esperança realizou na noite da sexta-feira, 19, em sua sede, no bairro da Mooca, a 15ª edição da Leitura Contínua da Palavra, atividade anual celebrativa do Mês da Bíblia, que em 2025, conforme escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), trata sobre a Carta de Paulo aos Romanos.

A iniciativa surgiu em 2011, pela Fraternidade da Esperança do Sermig, em razão do Arsenal ter sido naquele ano um dos locais de peregrinação da cruz e do ícone da Jornada Mundial da Juventude. Nesta edição de 2025, a Leitura ocorreu em sintonia com o Jubileu da Esperança. 

Em preparação à Vigília, professor Domingos Zamagna conduziu um estudo bíblico sobre a Carta aos Romanos, nos dias 2 e 9, com uma introdução sobre seu contexto e depois uma apresentação catequética e pastoral. “Quando gloriamos Deus, temos o hábito de olhar para cima, mas seria bom se olhássemos para o próximo, para a comunidade, porque a vida comunitária é o patamar superior da existência”, disse o professor em um dos encontros.

Ambientação 

O encontro do dia 19 foi iniciado com uma encenação teatral realizada por amigos e acolhidos do Arsenal da Esperança e fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, na Região Sé, representando um cenário da Roma Antiga, com soldados, mercadores e judeus, até a chegada de um carteiro que anuncia a carta de Paulo dirigida à comunidade romana, e convida que todos ouçam sua leitura.

No centro do cenário, um globo terrestre suspenso recordava como a palavra de Paulo hoje abraça todos os cantos do mundo e convida à construção de caminhos de reconciliação e de paz.

Leitura

Depois, ao longo de três horas, 60 leitores, entre os quais o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, leram a Carta aos Romanos na íntegra e, também, a 2ª Carta aos Coríntios.

Entre os leitores também estiveram o jornalista Milton Jung, da rádio CBN; Eliana Gomes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Marianna Haddad, cônsul-adjunta no Consulado Geral da Itália em São Paulo; Alessandra Almeida, diretora do Museu da Imigração; André Silva, representante da Favela da Vila Prudente; e Lillo Guarneri, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. 

“Participar da Leitura Contínua da Palavra é uma sensação prazerosa. Deus é a Palavra, e um trabalho como esse que se realiza aqui no Arsenal com a participação de tantas vozes e tantas pessoas, todos envolvidos na Palavra, nos mostra a comunidade envolvida por Deus, abraçada por Deus, e a nossa responsabilidade se torna muito grande porque essa palavra gera impacto no outro, e nós temos que ter essa consciência que estamos ali levando essa mensagem às outras pessoas”, declarou Milton Jung, em seu terceira participação na Leitura Contínua da Palavra. 

O evento foi transmitido pelo YouTube do Arsenal da Esperança (@arsenaldobrasil).

(Com informações do Arsenal da Esperança e da Rede Vida de Televisão)

“Leio e releio a Palavra de Deus com o desejo de estar sempre à Sua disposição. Não leio só para compreendê-la, mas para me alimentar dela. Se depois um significado me ocorre, agradeço. Peço que a água viva da Palavra lave em mim o supérfluo e faça florir o essencial. É o que desejo a todas as pessoas”

(Ernesto Olivero, fundador do Arsenal da Esperança e da Fraternidade do Sermig).

Deixe um comentário