1º Festival Vocfest ressalta a promoção da cultura vocacional na Arquidiocese

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Terminou do domingo, dia 1º, a primeira edição do Festival Vocfest, organizado pelo Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, da Arquidiocese de São Paulo, no pátio da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, na Vila Albertina, zona Norte de São Paulo. O evento teve como propósito de despertar vocações para a Igreja.

Foram dois fins de semana de uma programação intensa de palestras, shows musicais, missas e adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Festival Vocfest contou um espaço para tendas vocacionais, em que os visitantes puderam vivenciar momentos de discernimento e de escuta sobre as vocações na Igreja com os participantes de congregações religiosas, novas comunidades e movimentos como o Encontro de Casais com Cristo (ECC). Sacerdotes, seminaristas e religiosos consagrados também puderam dar testemunho e convidar a juventude a buscar o discernimento vocacional e a acolhida nas pastorais da Igreja.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu a missa na tarde do domingo na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, tendo como concelebrantes os Padres Frank de Almeida, Pároco e Reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura d’Ars, e João Henrique Novo do Prado, Reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção e responsável pelo Centro Vocacional Arquidiocesano (CVA).

Na homilia, Dom Odilo destacou que o cristão não deve ser apenas ouvinte da Palavra, mas praticá-la. “Precisamos acolher a Palavra em nós, como a terra boa que acolhe a semente e a água da chuva, que penetrando na terra dá condição para que as plantas cresçam e germinem, e assim produzam frutos”.

O Arcebispo também meditou sobre o cumprimento da vontade de Deus, sobretudo, a partir do seguimento aos Dez mandamentos, e destacou que cumprir a vontade de Deus é seguir os Dez mandamentos.

Por fim, Dom Odilo deixou a cada fiel dois convites à reflexão: O que considera ser a vontade de Deus para a própria vida? E como realiza a vontade de Deus na sua vida?

SALDO POSITIVO

Salomão David, 35, seminarista da Arquidiocese de São Paulo e um dos organizadores gerais do Festival Vocfest, avaliou positivamente o evento: “O Vocfest foi mais do que um festival. Foi um espaço de encontro com Deus, em que toda a Arquidiocese e até pessoas de outras dioceses puderam ter esse encontro com Deus nos sacramentos e por meio dos estandes vocacionais, dos momentos de oração, de louvor, das palestras vocacionais”.

Para o seminarista, foi gratificante ver a alegria das pessoas, sobretudo aquelas que chegaram tristes ao evento e depois de um atendimento espiritual ou mesmo da confissão e da participação da missa saíram como ânimo renovado. 

Por fim, Salomão destacou que a iniciativa atende ao convite de Dom Odilo para que se crie uma cultura vocacional na Arquidiocese. “O nosso desejo, como seminaristas, é que a Arquidiocese abrace esse festival, que tudo aquilo que foi conquistado nestes dois finais de semana se concretize”.

(Colaborou: Karen Eufrosino)

1 comentário em “1º Festival Vocfest ressalta a promoção da cultura vocacional na Arquidiocese”

  1. É lindo ver a alegria e o entusiasmo com que servem à Deus, que suas lamparinas estejam sempre com muito azeite.
    Que esse festival dê muitos frutos e que
    Deus abençoe a caminhada de fé de vocês.
    Tudo por Jesus, nada sem Maria!
    Buscar o reino de Deus até que nada mais importe.

    Responder

Deixe um comentário