Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, próximo ao número 1.874, na manhã da sexta-feira, 7, na capital paulista.
![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2025/02/aviao-cai.jpg)
Os dois ocupantes do modelo King Air morreram carbonizados. Um deles era o piloto Gustavo Carneiro Medeiros, natural de Indaiatuba (SP) e que trabalhou na aviação comercial por mais de dez anos. O outro era o proprietário da aeronave desde dezembro do ano passado, o advogado Márcio Louzada Carpena, natural de Porto Alegre (RS), referência em Advocacia empresarial, mestre em Direito Processual e professor da PUC-RS.
O voo partiu do Campo de Marte em direção à cidade de Porto Alegre (RS). “A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem”, disse a assessoria de imprensa do Campo de Marte.
Além das duas vítimas fatais, seis pessoas ficaram feridas. Conforme relatos dos que testemunharam o acidente, o piloto tentou fazer um pouso de emergência e acabou por atingir um ônibus, que estava nesta movimentada avenida na zona Oeste da cidade.
A aeronave, porém, caiu no sentido centro-bairro, que estava com menos veículos que o lado oposto. Uma grande explosão foi ouvida e a quilômetros de distância pôde ser vista a fumaça. Em poucos minutos, os Bombeiros chegaram ao local do acidente.
Dos seis feridos, o de mais gravidade foi um motociclista atingido pelos destroços do avião. Uma mulher que estava no ônibus também foi atingida. Os outros quatro foram levados a hospitais próximos ao local do acidente, entre os quais o motorista do ônibus, atendido com uma crise de ansiedade.
IMPACTO NO TRANSPORTE DE ÔNIBUS
Em comunicado à imprensa, a SPTrans informou que o ônibus atingido na queda do avião operava pela linha 8500/10 (Term. Pirituba – Metrô Barra Funda). O veículo pertence à concessionária Santa Brígida.
Em razão do acidente, dez linhas de ônibus estão sendo desviadas na região da Marquês de São Vicente, Barra Funda:
129F/41 Conexão Petrônio Portela – Pça. do Correio
209P/1 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
209P/10 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
8500/10 Term. Pirituba – Metrô Barra Funda
8528/10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
8544/10 Cid. D’abril 3ª Gleba – Pça. do Correio
8600/10 Term. Pirituba – Lgo. do Paissandú
8600/22 Vl. Iório – Lgo. do Paissandú
9501/10 Term. Cachoeirinha – Lgo. do Paissandú
978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
(Com informações do Corpo de Bombeiros, Agência Brasil e G1)