Logo do Jornal O São Paulo

36ª Exposição Franciscana de Presépios ressalta o verdadeiro sentido do Natal

Rafael Herrera

Com o tema “Alegria e Esperança” foi aberta no dia 7, no Santuário São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, no centro, a 36ª Exposição Franciscana de Presépios, que remete a uma tradição iniciada há 60 anos, em 1965, no Convento Bom Jesus, em Curitiba (PR), com a participação do Frei Estêvão Ottenbreit, OFM, organizador desta edição em São Paulo.

A mostra tem como objetivos incentivar a montagem do presépio nas famílias, mostrar como diferentes povos vivenciam o mistério do Natal, demonstrar a utilização de todo o tipo de material para a representação do Natal.

Menos de um mês depois de o Papa Honório III ter aprovado a regra da Or­dem dos Frades Menores, em novembro de 1223, São Francisco de Assis externou essa alegria representando a natividade do Menino Jesus e, desde então, a tradição de representar a natividade de Jesus nos presépios se espalhou por todo o mundo.

A 36ª Exposição Franciscana de Presépios será realizada ao menos até maio de 2026, e pode ser vista nos horários em que o Convento e Santuário São Francisco estiver aberto. O endereço é Largo São Francisco, 133, Centro. Saiba mais detalhes pelas redes sociais @santuariosaofrancisco.

ASSISTA A UM PODCAST DOS FRANCISCANOS SOBRE A HISTÓRIA DA EXPOSIÇÃO FRANCISCANA DE PRESÉPIOS

Deixe um comentário